Topo
pesquisar

Céu escuro, estrelas brilhantes

Psicologia

Quanto mais escuro estiver o céu, mais brilhate enxergaremos as estrelas.

Você tem se sentido angustiado, injustiçado, infeliz? Os negócios não vão bem? O casamento está à beira do abismo? Não consegue ganhar dinheiro o suficente? As dívidas aumentam? Está à beira do desespero e já não sabe mais o que fazer para aprumar a vida? Se você encontra-se diante de situações iníquas, saiba que nem tudo está perdido. Por pior que seja a ocasião, sempre haverá um outro lado melhor. Talvez a posição em que se encontre, não permite examinar melhor as alternativas. Mas, isso não significa que não haja saída próxima.

Em muitas ocasiões nos sentimos tão envolvidos com os problemas, que os ampliamos, comprometendo perigosamente a nossa autoestima. Daí, não raro saímos em busca de culpados para os nossos problemas ao invés de encarar a situação como uma oportunidade de desenvolvimento. O ambiente em que vivemos e as pessoas com quem nos relacionamos, podem ter influência direta e decisiva para a descoberta do melhor caminho a seguir.

Como disse Sam Deep, “há duas espécies de pessoas: as que tem úlceras e as que provocam. Se você tem que conviver com a segunda, deve aprender a lidar o melhor possível com elas”. Então, uma das primeiras dicas para mudar a sua altoestima, é deixar de frequentar os mesmos lugares e ouvir as mesmas pessoas. Imagine que você tenha uma fotografia e que por alguma razão não goste nem um pouco dela. Se ela estiver na memória da máquina digital, provavelmente será deletada imediatamente. Porém, se for uma fotografia de album de família, talvez não seja tão simples livrar-se dela, pois poderá querer recordar-se daquelas pessoas juntas.

Assim, mesmo que não a destrua, também não irá exibí-la em sua sala de visitas, não é fato? Mas, então como posso reverter o quadro? Ao invés de envergonhar-se de mostrar a foto, pense que é apenas uma imagem, nada mais que isso. Coloque ao lado dela a sua foto preferida e em seguida, várias outras que você goste muito. Logo a perceberá apenas como uma foto em que você não ficou como gostaria.

A mesma coisa ocorre quando passamos por momentos conturbados na vida. Devemos saber que não há sucesso sem falhas e qualquer acontecimento, por pior que seja, pode ser transformado em algo de valor. Você já viveu a experiência de estar à noite, com céu limpo, em um acampamento, sítio, fazenda ou qualquer outro local onde não havia luz elétrica? Já esteve, provavelmente deve ter olhado para o céu e apreciado as mais lindas estrelas de sua vida. Ou seja, quando está bem escuro, vemos melhor as estrelas.

Todo problema, por pior que seja, depende de como o vemos. Lembre-se de que o problema em si, nunca será o problema, mas sim a forma como os enfrentamos. O que serão derrotas e obstáculos se estivermos determinados a encará-los como trampolins para a vitória? É verdade que as dificuldades existem e que nem sempre é fácil lidar com elas, mas não podemos ignorar que para toda adversidade há uma semente de esperança equivalente. A cada derrota, há uma lição que mostra como vencer da próxima vez.

Afinal de contas, quanto mais escuro estiver o céu, mais brilhante enxergaremos as estrelas.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, consultor, conferencista e professor.
Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”
Site: www.evaldocosta.com
Blog: http://evaldocosta.blogspot.com
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola