AFINAL, O QUE É COGNIÇÃO?
Breve resumo sobre cognição.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
AFINAL, O QUE É COGNIÇÃO?
Atualmente escuta-se falar muito sobre cognição, aprendizagem e memória, seja no âmbito educacional, corporativo ou até mesmo no âmbito do cotidiano individual. Outros termos relacionados à cognição utilizados principalmente em ambientes clínicos são: processo cognitivo e comprometimento cognitivo. Nesses casos, compreendendo o termo “cognição” fica fácil entender os termos relacionados ao mesmo. Mas vamos por parte.
Aprendizagem, como o próprio termo já indica quase que intuitivamente, está relacionado ao ato de aprender. Memória, por sua vez, pode ser definida como a faculdade pela qual o espírito conserva ideias ou imagens, lembranças, recordações etc. Já cognição, de acordo com o dicionário online Priberam, significa função da inteligência ao adquirir um conhecimento. Mas o que é exatamente isso?
De acordo com Bayne et al. (2019) a palavra cognição parece simples, mas muitas vezes é motivo de discussão na psicologia e na neurociência. Sua etimologia está relacionada a termos com conceito de “saber” e “conhecer”, como o termo de raiz latina cognoscere que significa “conhecer”. Trata-se de todos os processos e atividades envolvidas com a aquisição, armazenamento e recuperação de informações e de conhecimento. Isso quer dizer que quando um indivíduo possui uma boa cognição ele consegue administrar bem as demandas mentais exigidas na realização de atividades cotidianas como, planejar, selecionar prioridades nas tarefas, estudar, trabalhar, tomar decisões, compreender ordens etc. Está ainda ligada à percepção, ou seja, ao modo como percebemos as coisas, eventos e situações.
Para compreendermos melhor, podemos citar como alguns processos cognitivos a aprendizagem, percepção, memória, atenção, associação, raciocínio e linguagem. Tudo isso são processo e atividades da cognição que estão envolvidos na aquisição, armazenamento, processamento e recuperação de informações, assim como na construção do conhecimento. A linguagem, por exemplo, está intrinsecamente entrelaçada com a cognição, pois é através dela que a mente obtém informações, que por sua vez serão percebidas de uma forma específica que induzirá ou não uma ação, pois interagimos biologicamente com o mundo na linguagem.
Segundo uma outra definição, a cognição é um conjunto integrado de sistemas entre os quais estão a linguagem, a estrutura sociocultural, nosso corpo e as nossas interações com o mundo. Nesse sentido entende-se a cognição como ação, que são nossas experiências cotidianas, inclusive corporais. Contudo, ultimamente ainda se tem questionado se os animais possuem cognição ou não, o que depende muito do conceito atribuído ao termo. Grosso modo, a discussão se resume em investigar algumas ações de certos animais como a atitude de um pássaro que coloca pedras num recipiente com água para fazer o nível da água subir, fazendo com que ele possa pegar um inseto flutuando na superfície dessa água. Seria isso uma habilidade verdadeiramente cognitiva? Enfim, muitas são as variáveis, porém, pode-se perfeitamente simplificar bem o conceito para uma compreensão mais profícua.
Em resumo, simplificando e facilitando essa compreensão, pode-se definir assim: cognição é o conjunto de processos e atividades mentais como, raciocínio, memória, aprendizagem, linguagem, percepção e outros, que atuam no processo de aquisição, construção e armazenamento do conhecimento, que por sua vez irão desencadear uma resposta, uma ação. Assim, um comprometimento cognitivo seria a existência de algo que dificulta a aquisição, construção e armazenamento de informações e do conhecimento por meio de uma deficiência no funcionamento dessas funções como, aprendizagem, memória, percepção, linguagem e outras.
REFERÊNCIAS
COGNIÇÃO. In: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa Online, 2008 - 2023. Disponível em https://dicionario.priberam.org/cogni%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 20/08/2023.
MEMÓRIA. In: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa Online, 2008 - 2023. Disponível em https://dicionario.priberam.org/mem%C3%B3ria. Acesso em: 20/08/2023.
MATURANA R., Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Organização e tradução de Cristina Magro e Victor Paredes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001, 203p.
COSTA, Jorge Campos da; PEREIRA, Vera Wannmacher (Org.). Linguagem e cognição: relações interdisciplinares. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
BAYNE, Tim et al. My word what is cognition? Current Biology. Cambridge, v. 29, p. 603 - 622, July 8, 2019. Published by Elsevier Ltd.
Publicado por: Luciano dos Santos Melo
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.