Topo
pesquisar

A escuta é o direcionamento do olhar

Psicologia

A impotância do diálogo, o mundo em que vivemos, individualismo, aprender a escutar, a necessidade de entender a realidade imposta pelo mercado mundial,...
Vivemos num mundo em que as diferenças não são respeitadas, por não enxergamos as pessoas como elas são. Em nossas relações cotidianas nos tornamos "cegos" por não ouvirmos uns aos outros. É preciso criar espaços para o diálogo, se almejamos construir uma sociedade mais humana. A situação pela qual a comunicação entre as pessoas é prejudicada pode ser entendida pela falta de escuta, que vem perdendo o seu sentido maior, a compreensão entre os iguais.

A individualidade nos distingue ao mesmo tempo em que forma a coletividade, igualando a todos. A escuta é o direcionamento do olhar. Se estamos cegos dos olhos, é porque não aprendemos a escutar, como quem escuta a música preferida. Devemos promover bons encontros com o outro, viabilizados pelo diálogo, o que preenche de sentido o lado humano dos afetos. Através desta atitude teremos um novo direcionamento quando olharmos para as pessoas ao nosso redor, e percebe-las diferentes em suas carências e consequentemente a nós mesmos, mais solidários. A comunicação é imprescindível para o bom relacionamento humano, de modo também que possamos nos colocar no lugar do outro e enxergar com ele suas reais necessidades.

A necessidade básica como comer e dormir, é elementar para a vida do ser humano, no que concerne a sua constituição física. No que tange a vida em sociedade, deparamo-nos com o consumismo desenfreado, o qual favorece sempre o lado do capital. É de suma importância compreender a realidade imposta pelo mercado mundial, para então buscar meios de abranger as classes menos favorecidas. E saber, que se faz necessário modificarmos nossa consciência para enxergarmos as pessoas, o lado humano, sofrimentos, dores, de modo a atendermos suas necessidades com a devida atenção. Só assim iremos interferir positivamente em nossa realidade.

Portanto ouvir torna-se essencial para a compreensão do outro em sua totalidade, mas para que isso possa acontecer, é necessário o respeito mútuo, ser honesto consigo mesmo e transparecer no relacionamento intra e interpessoal. É imprescindível a construção de uma atmosfera que propicie um encontro dialógico, em que se possa perceber o outro através do que não está sendo dito, ouvir o que está oculto, para tanto faz-se mister escutar também com os olhos, coração, mente e vísceras.

Ualy Castro Matos

Psicólogo CRP-03/IP5287

Publicado por: UALY CASTRO MATOS

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola