Whatsapp

Semântica e Léxico - Parte II

Português

Em princípio as sinônimas são aquelas que indicam o mesmo referente/objeto de acordo com o contexto.

2. em princípio as sinônimas são aquelas que indicam o mesmo referente/objeto de acordo com o contexto, isto é, são contextualmente "intercambiáveis" por pertencerem ao mesmo campo de significação ou semântico.

(c1) O perfume de seus cabelos inebriava todos. /  O aroma de seus cabelos inebriava todos.

(c2) O beijo a deixou tonta e extasiada. / O ósculo a deixou tonta e extasiada.

O que se verifica em (c1) e em (c2) é uma relação sinonímica com graus de variações, tal como se defendeu em relação às palavras antônimas. Embora intercambiável por perfume, aroma é mais abrangente. Já a intercambialidade entre beijo e ósculo, no contexto apresentado, evidencia um grau de variação em que o segundo termo é usado em sentido mais restrito (a ação de beijar é mais fraternal, mas tendendo a revelar amizade). Pode-se ainda afirmar que o uso da palavra ósculo se restringe ao universo poético.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Diógenes Afonso

Graduado em Letras

Especialista em Linguagens da OjE [Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação]


Publicado por: Diógenes Afonso de Oliveira

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.