Semântica e Léxico - Parte IV
Explicitando a relação de sentido - hiperonímia/hiponímia; sinonímia/antonímia.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
III - Explicitando a relação de sentido - hiperonímia/hiponímia; sinonímia/antonímia, que há entre os termos: pão, comida e manjar em:
Ó que pão, ó que comida,
Ó que divino manjar
Se nos dá no santo altar
Cada dia!
(Anchieta)
- Explicando os termos utilizando-se de conceitos como sinonímia e hiperonímia.
Considerando a abrangência na "nomeação" ou identificação de um referente geral (hiperonímia) ou a especificidade de um determinado referente (hiponímia), a partir do contexto poemático do Pe. Anchieta, pode-se inferir que:
1. a palavra manjar é hiperônimo em relação às palavras pão e comida;
2. as palavras pão e comida, por sua vez, apresentam um sentido mais específico do que o sentido geral expresso pela palavra manjar. São, pois, hipônimas;
3. estas relações ocorrem em função da ideia de que manjar contém o significado geral de pão e comida, que evidenciam sentidos mais específicos. Daí dizer que estas se encontram em relação de hiponímia com aquela, que é sua hiperônima.
É possível, na extensão da análise, constatar que a cadeia gradativa estabelecida entre as palavras pão, comida e manjar reflete uma "proximidade de sentidos" (relação sinonímica) entre elas, além de manifestar abrangência (hiperonímia) e especificidade (hiponímia) semânticas, consoante o que foi explicitado acima.
Por Diógenes Afonso
Graduado em Letras
Especialista em Linguagens da OjE [Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação]
Publicado por: Diógenes Afonso de Oliveira
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.