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O Lúdicos no Processo de Ensino da Língua Portuguesa nas Séries Iniciais

Estudo sobre o lúdico no processo de ensino da língua portuguesa nas séries iniciais.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

RESUMO

O presente artigo trata-se de um estudo sobre O lúdico no processo de ensino da língua portuguesa nas séries iniciais. Por meio de uma revisão de literatura com pesquisa bibliográfica em que se busca informações em livros, revistas, publicações e demais materiais sobre o assunto. Entre os objetivos está à busca de maiores informações sobre o tema. O presente estudo vida mostra que as atividades lúdicas associadas às demais metodologias docentes necessitam ser operacionalizadas como garantia a fim de despertar o prazer, o significado e o interesse dos alunos em idade escolar, bem como ferramenta relevante no aprendizado da Língua Portuguesa de demais disciplinas.

Palavras-chave: Língua Portuguesa. Lúdico. Ensino.

ABSTRACT

This article is a study about the ludic in the process of teaching the Portuguese language in the initial grades. Through a literature review with bibliographic research in which information is sought in books, magazines, publications and other materials on the subject. Among the objectives is the search for more information on the subject. The present study life shows that recreational activities associated with other teaching methodologies need to be operationalized as a guarantee in order to arouse the pleasure, meaning and interest of school-age students, as well as a relevant tool in learning Portuguese in other subjects.

Keywords: Portuguese language. Ludic. Teaching.

1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia não basta somente apresentar a informação ao aluno, é preciso ir além dessa perspectiva, o professor mediado do processo de ensino aprendizagem, deve propor aos seus alunos atividades para que a informação seja transformada em conhecimento significativo para o aluno, ou seja o que ele aprender realmente atinja outras esferas vivenciando o conhecimento prático.

O processo escolar da criança necessita ser considerado como uma etapa que exige criatividade para desenvolver suas potencialidades e habilidades de modo a favorecer o aprendizado prazeroso e significativo.

Sendo assim nesse contexto surgem atividades lúdicas como aliadas para a superação de dificuldades e como facilitadoras de conhecimentos essenciais a vida individual e social da criança. A ludicidade pode ocorrer por meio de brincadeiras e jogos os quais devem ser utilizados como ferramentas importantes para a assimilação dos conteúdos, visto que ajudam a aguçar a mente em todos os aspectos.

No contexto educacional o ensino aprendizagem da Língua Portuguesa é extremamente importante, visto que é o idioma oficial dos brasileiros, sendo a base para a comunicação escrita e oral, sendo assim o trabalho com o lúdico nas aulas de Língua Portuguesa possibilita uma forma dinâmica de mediar conteúdos e valores os quais são indispensáveis à vida.

2 DESENVOLVIMENTO

O principal objetivo da educação é formar cidadãos críticos e criativos com condições para construírem conhecimentos e atuarem na sociedade de forma participativa. O processo de ensino-aprendizagem está em constantemente aprimorando seus métodos de ensinos buscando melhorias na educação. O lúdico é um dos métodos para a prática pedagógica que contribui para o aprendizado do aluno, tendo em vista que a vontade de aprender cresce, o interesse ao conteúdo aumenta e dessa forma o aluno aprende realmente o que lhe foi proposto, o estimulando a ser pensador, questionador e não somente um repetidor de informações.

Trabalhar com a ludicidade é na verdade propor aos alunos um método interessante e eficiente para envolve-los nas atividades escolares promovendo então a aprendizagem, essa inserção de práticas lúdicas, além de motivá-los, atribui ao ensino de Língua Portuguesa um caráter interativo, ou seja ela se torna instigante, ocorre integração entre a turma, professor e conteúdo e ainda há o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura se desvinculando das práticas tradicionais.

A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. (SANTOS, 1997, p.12).

A palavra lúdica relaciona-se a jogos, diversão e brincadeiras, ou seja, ela está diretamente ligada as atividades praticadas pelo ser humano diariamente. Devido a isso é de suma importância que as atividades lúdicas sejam empregadas no contexto educacional a fim de contribuir para o desenvolvimento da criança de forma prazerosa.

A aplicação de atividades lúdicas em sala de aula é uma maneira de criar possibilidades de aprendizagem dinâmica e de qualidade, pois a criança terá a oportunidade de aprender brincando e as aulas passam a ser mais atraentes e interessantes, de modo que o ensino-aprendizagem se torna prazeroso e condizente com a realidade da criança. É de fundamental importância que o professor e a escola tenham conhecimento da importância da utilização das atividades lúdicas e de como introduzir essa metodologia no contexto escolar, no sentido de instigar habilidades psicomotoras e sociais da criança, visando à construção de uma aprendizagem significativa e prazerosa.

A oportunização de momentos lúdicos nas turmas de Ensino Fundamental é de necessária e real importância para o desenvolvimento do vínculo aluno-aprendizagem-espaço escolar e, para além, de significação com os objetos de conhecimento/aprendizagem. Através deles, é possível conceber abstrações e criar generalizações mais fundadas no contexto do aluno, pela sua prática cotidiana com o brincar e suas magnitudes, porém de forma orientada e supervisionada. (KISHIMOTO, 2011, p. 41).

As escolas estão sempre buscando inovações e estratégias que promovam o aprendizado significativamente, nesse sentido ela está sujeita a enfrentar inúmeros desafios, visto que os debates acerca da educação escolar se mostram presentes nos mais variados ambientes.

O papel do professor é de suma importância na articulação de estratégias e ações para a melhoria no processo educacional dos alunos, normalmente o professor está sempre buscando ampliar os conhecimentos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do aluno e do ensino-aprendizagem.

Quando se pensa na efetivação de mudanças, é importante que avalie-se a situação do professor e da escola como agentes importantes nesse processo, junto à isso surge a necessidade da escola oferecer formação e informação para que o professor trabalhe com metodologias condizentes com a turma e a realidade de seus alunos, é necessário que o professor busque mecanismos para formar cidadãos pensantes, capazes de lutar pelos seus direitos bem como cumprir seus deveres de maneira autentica e participativa.

É de suma importância que o sistema educacional ofereça oportunidades e condições para que o professor aplique práticas inovadoras as quais possibilitem a inclusão de atividades lúdicas em vista a auxiliar os alunos no procedimento de escrita, leitura, compreensão de regras e outros conhecimentos.

A maioria das escolas, hoje, ainda tem o ensino centrado na figura do professor, tendo este último a exclusiva missão de ser um transmissor de informações necessárias para que os alunos aprendam. (WEKERLIN, 2004).

É papel do professor entender as transformações pelas quais a educação passa atualmente, o papel do professor de Língua Portuguesa, do aluno em etapa de desenvolvimento é fundamental, para que o processo de ensino-aprendizagem possa ser melhorado de maneira efetiva, no entanto cabe ressaltar que é um desafio para os professores que desejam construir aprendizagens e estratégias educacionais.

Atualmente o tema jogo, como um agente facilitador da aprendizagem é mais desenvolvido por teóricos e pedagogos que que há algum tempo, até mesmo devido à preocupação cada vez maior em estar aliando o ensino a metodologias que garantam resultados eficientes na educação e por tratar-se de algo dinâmico exige certo cuidado e saber no seu planejamento.

Cabe destacar que de nada adianta ser só didático, trabalhar jogos de cunho pedagógico precisa-se ir além de teorias, pois os jovens de hoje em dia, dentro de um mundo globalizado, onde a informação vem de forma instantânea, não pensam da mesma forma que os jovens do passado, ou seja, o tempo todo ocorre um processamento intenso de dados e informações.

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. (BRASIL, 1998, p. 23).

Atualmente a atividade lúdica mais trabalhada nas escolas é o jogo, principalmente nas salas de aula do ensino fundamental por ter suas turmas na maioria das vezes formadas por crianças.

Por meio do lúdico a criança aprende com mais facilidade e dificilmente irá esquecer o conteúdo que lhe foi passado, guardará em sua memória para o resto da vida e também terá incentivo em ensinar aos seus colegas, aprendendo cada vez mais, conseguindo socializar-se com o próximo.

O professor de Língua Portuguesa pode desenvolver um espaço com os outros professores, trabalhando a interdisciplinaridade no aprendizado da criança. Para a criança, isto será algo interessante, aprender matemática de uma maneira mais dinâmica; língua portuguesa, geografia através de coreografia; história através da dança. Mas isto só poderá acontecer se entre os professores e suas disciplinas ocorrer a união das matérias, o trabalho em grupo, com apenas um objetivo: os alunos serem beneficiados e participarem do processo de produção e busca de conhecimento.

Um recurso metodológico capaz de propiciar uma aprendizagem espontânea e natural. Estimula a crítica, a criatividade, a sociabilização, sendo, portanto, reconhecido como uma das atividades mais significativas – senão a mais significativa – pelo seu conteúdo pedagógico social. (OLIVEIRA, 1985, p. 74).

O lúdico é um método importante, ensinar a criança de forma mais dinâmica é buscar cada vez mais o seu interesse em querer aprender, sendo assim os jogos e as brincadeiras são somente uma forma diferente de ensino do que as escolas estão acostumadas, trata-se de um método fundamental para promover atividades com jogos, buscando um meio de aprendizagem prazeroso para a criança, facilitando ao mesmo tempo o trabalho do professor, visto que através dos jogos pode ser feita facilmente uma investigação do modo de pensar dos alunos, para ajuda-los a compreender os conteúdos bem como superar suas dificuldades.

Quando aplicamos atividades lúdicas em sala temos que ter a consciência de que não há possibilidade de dar receitas, uma vez que a atividade proposta estará envolvida com múltiplos fatores sociais, os quais irão variar de acordo com o grupo. Cabe então ao professor fazer adequação e modificação no que se pretende ensinar. Com isso, a articulação de sua teoria/prática será inteiramente responsabilidade do docente. Ao propor uma atividade lúdica deverá analisar as possibilidades de utilização em sala de aula e também adotar critérios para analisar o valor educacional das atividades que deseja trabalhar. O professor deve ter em mente os objetivos que pretende atingir com a atividade lúdica que ele for inventar ou reelaborar, respeitando o nível em que o aluno se encontra o tempo de duração da atividade, para que seja possível a ação, exploração e reelaboração.

É preciso que a intervenção do professor ocorra no momento certo, estimulando-os para a reflexão, para que possa ocorrer a estruturação do conhecimento, dessa forma o aluno poderá vivenciar, modificar e recriar regras, assimilando os conteúdos em pauta.

A relação professor-aluno não é binária, ou seja, não envolve apenas dois elementos: mestre e aprendiz. Se assim fosse, nada circularia entre eles e existiria apenas o domínio de um sobre o outro. Antes de tudo, aquela relação é de socialização, de troca de significados aprendidos e transformados na interação. É uma relação dialógica, portanto construtora dos logos pela negociação de saberes e dizeres. Envolve a intersubjetividade e se faz pela simpatia, mas também pela oposição, pela diferenciação e confronto de ideias, em suma, pelo conflito de posições antagônicas. (OLIVEIRA, 1992, p. 38-39).

A mediação é essencial, tornando-se concreta a partir do momento que o professor domina o conteúdo e somente assim ela poderá propor uma atividade lúdica com objetivos além do simples gosto de brincar, ou seja, ele poderá estimular o cognitivo conforme seu objetivo, fazendo com que o aluno possa respeitar limites, socializar, explorar sua criatividade interagindo e aprendendo a pensar.

É necessário preparar atividades que resgate conhecimentos prévios em relação aos conteúdos de aprendizagem, e que sejam significativos e provoquem um conflito cognitivo e faça o aluno estabelecer uma relação entre novos conteúdos e conhecimentos prévios, sendo assim o professor precisa compreender, para agir de modo eficaz.

Os brinquedos são objetos manipuláveis, recursos voltados ao ensino que desenvolvem e educam de forma prazerosa; permitindo a ação intencional, a manipulação de objetos, o desempenho da ação sensório-motora e troca na interação, em um contexto diferenciado. A função do brinquedo no processo pedagógico hoje é permitir o desenvolvimento da criança na apreensão do mundo e em seus conhecimentos. Para tanto, esse brinquedo pode ser escolhido voluntariamente e vai atingir sua função lúdica quando propiciar prazer, diversão ou até mesmo desprazer.

As contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento integral indicam que elas contribuem ponderosamente no desenvolvimento global da criança e que todas as dimensões estão vinculadas à inteligência, sendo a afetividade a que constitui a energia necessária para a progressão psíquica, motora, intelectual e motriz da criança. (NEGRINE, 1994, p. 19).

Dessa forma aulas de Língua Portuguesa não precisam ser dadas apenas dentro da sala de aula e sim na quadra, no pátio, ao ar livre os professores podem trabalhar a prática com a teoria, desenvolvendo as inteligências múltiplas e a participação efetiva dos alunos no processo pedagógico. A ludicidade traz benefícios para o desenvolvimento da criança, do adolescente, a vontade em aprender cresce, seu interesse aumenta, pois desta maneira eles realmente aprendem o que lhes estão sendo ensinado.

No percurso escolar, pode-se notar que, com o avançar dos anos de escolaridade, os aspectos lúdicos acabam ocupando cada vez menor espaço nas discussões e fazeres pedagógicos, perdendo espaço para as complexificações curriculares e didáticas e seus desdobramentos, seja pela visão distorcida do lúdico como algo sem objetivos, não intencional, seja pela preocupação no cumprimento dos extensos programas de curso em exíguos prazos estabelecidos pelos sistemas.

Diversas vezes, o ensino de Língua Portuguesa é rediscutido e parece sempre chegar ao mesmo lugar: a discussão do tradicional, convencional e do revolucionário, alguns aspectos parecem estar sempre permeando essas discussões no meio educacional, perpassando o currículo, as metodologias e a didática, deixando então o aluno como plano secundário da ação pedagógica.

O professor tem um papel fundamental a partir de então para que explore as atividades lúdicas, com o objetivo de que seus alunos possam ter um aprendizado (...) significativo, sem que tais atividades percam assuas essências, mas que resultem no objetivo esperado. (ANA; NASCIMENTO, 2011, p. 12).

É função fundamental do professor essa questão da construção do aprendizado, na medida em que garante ao educando um conjunto de conteúdos que poderá lhe dar acesso à criticidade e ao relacionamento no ambiente em sociedade. Para tanto, ao educador requer a capacidade de apropriar-se de métodos e técnicas que torne o processo de ensino de uma forma significativa, isto é, buscar estratégias eficazes que sejam capazes de aprofundar o aprendizado não de uma forma temporária ou ilusória, mas estabelecendo critérios que objetivem ao educando constituir com a base já existente uma estrutura sólida de conhecimentos que poderá utilizar durante toda sua vida.

Algumas vantagens do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de crianças, como o jogo como função motivadora, onde a criança adentra em um universo de esforço espontâneo para alcançar seu objetivo. É fator de estímulo do pensar e ordenamento de tempo e espaço, onde consegue integrar dimensões da personalidade da criança, favorecendo a desenvoltura nas habilidades no sentido de coordenar as coisas de forma organizada e rápida o ensino lúdico pode ser usado em crianças com e sem dificuldades de aprendizado, a fim de que elas aprendam os conteúdos por meio de jogos ou brincadeiras, sendo estes instrumentos impulsionadores do desenvolvimento desses alunos. Pois, ao brincar, as crianças se deparam com desafios para solucionar, estimulando sua criatividade e desenvolvendo seu raciocínio de forma espontânea.

Para que aconteça a aprendizagem se faz necessário que o conteúdo transmitido tenha significado para a criança. A aprendizagem é um processo do desenvolvimento humano que está ligado ao cognitivo e ao raciocínio. O método usado faz toda diferença, pois ele é o mediador, o direcionamento para dar significado ao conhecimento. A emoção e a vivência também implicam resultados nesse processo. Deste modo, que seja instigante aprender, mesmo com toda complexidade, e por estar envolvidos aspectos cognitivos, orgânicos, emocionais, psicossociais e culturais. Todo conhecimento transmitido pelo educador só tem sentido quando se transforma em aprendizagem, por isso precisa que o professor e o aluno estejam interligados, cada um com o seu papel.

No contexto da aula, é fundamental refletir sobre o uso de tais estratégias, analisando-se a melhor estratégia metodológica a ser desenvolvida, reconhecendo-se atividades novas que despertem discussões acerca do uso de tais metodologias para concretizar a proposta, tornando-se o aprendizado dinâmico para educador e educando. (RUFINO, 2014, p.24).

O papel do professor é estimular e mediar o processo de construção do conhecimento do aluno, e por meio da ludicidade o mesmo se sente desafiado a construir e apresentar soluções referente a determinada atividade, por essa razão que o professor precisa ser a conexão entre a aprendizagem e o aluno, tornando assim uma ponte entre os dois elos.

É notável que o lúdico tem se tornando uma ferramenta pedagógica indispensável no planejamento do professor, planejada mediante as especificidades dos alunos e sua faixa etária, desempenhado não apenas um recurso pedagógico, mas também um motivador na construção e reconstrução do conhecimento.

As crianças começam obrigatoriamente as séries iniciais do ensino fundamental com sies (06) anos, com as matérias de língua portuguesa, matemática, conhecimentos em história, geografia e ciências, bem como da realidade social e política, artes e educação física. É importante salientar que se hoje as crianças das séries iniciais permanecem mais tempo na escola, tendo essa que buscar desde os primeiros anos do/a aluno/a a vontade e o desejo pelas descobertas das aprendizagens. (RIOS; SILVA, 2018, p. 2018).

É normal pensar em lúdico como uma estratégia de apoio para o ensino- aprendizagem e imediatamente associar a educação infantil, como único recurso cabível ao mesmo. Nos anos iniciais essa estratégia fica esquecida, por isso é importante que a escola e os professores utilizem esse recurso como facilitador da aprendizagem em relação a conteúdos, além de propiciar uma facilitação na absorção dos assuntos.

Entretanto a atividade lúdica pode ter função de motivação e suscitação do desejo de aprender, que é algo que todos os professores têm o desejo de despertar em seu aluno, mesmo sabendo que é uma tarefa difícil devido à diversidade de pensamento e interesse.

CONCLUSÃO

O lúdico contribui de maneira eficaz para o rendimento do aluno por intermédio de jogos e brincadeiras, cria-se uma forma prática de aprender e entender disciplinas que, muitas vezes, só o quadro e o pincel não são suficientes para entendê-las ou explicá-las. Por isso, é importante que o professor utilize esse instrumento para facilitar o processo ensino aprendizagem e como meio para ajudar na superação de dificuldades, como timidez, ansiedade, falta de concentração e motivação.

Desempenhar o papel de educador realmente não é fácil, principalmente hoje com tantas transformações e barreiras que impedem uma aprendizagem de qualidade. Diante de todos os momentos vivenciados no âmbito escolar de Rede Pública em tempo integral pude observar diversos fatores que impedem o desempenho escolar desses alunos, por exemplo, indisciplina, nível socioeconômico, bullying entre outros. É necessário estarmos atentos ao desenvolvimento integral da criança e aos aspectos favoráveis como físicos, psicológicos e sociais, assim como, a participação da família e da comunidade para que aconteça um bom rendimento escolar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANNA, Alexandre Sant’; NASCIMENTO, Paulo Roberto do. A história do lúdico na educação The history of playful in education. REVEMAT, ISSN 1981-1322, Florianópolis (SC), v. 06, n. 2, p. 19- 36, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/viewFile/1981- 1322.2011v6n2p19/21784. Acesso em: 01 Setembro 2022.

Brasil. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF,1998.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. O jogo e a Educação Infantil. Revista Perspectiva, Florianópolis, 1994.

NEGRINE, A. Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre: Propil, 1994.

OLIVEIRA, Paulo de Salles. Brinquedo e Indústria Cultural. Petrópolis: Ed. Vozes, 1992.

OLIVEIRA, V. M. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 1985.

RIOS, Pedro Paulo Souza; SILVA, Thaynara Oliveira da. O lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental: a brincadeira deve continuar. In: V Congresso Nacional de Educação CONEDU, 2018, Olinda-PE. Anais... Campina Grande - PB: Editora Realize, V. 1, 2018, p. 1-12. ISSN 2358- 8829. Disponível em: https://docplayer.com.br/148354060-O-ludico-nas-series-iniciais-do-ensinofundamental-a-brincadeira-deve-continuar.html. Acesso em: 30 agosto 2022.

RUFINO, Terezinha Clementino da Silva. O lúdico dentro da sala de aula em series iniciais do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas PedagógicasInterdisciplinares). Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/5814/1/PDFTerezinhaCl ementinodaSilvaRufino.pdf. Acesso em: 04 Setembro 2022.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

WEKERLIN, D. Filho. Características da escola do século XXI. Disponível em . Acesso em: 06 Setembro 2022.


Publicado por: Igor Macedo de Barros

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