Whatsapp

GÊNERO "NOTÍCIA": Professora Jussára Godinho

Português

Breve análise sobre gêneros textuais.

GÊNERO TEXTUAL: Os mais variados tipos de textos que circulam em nosso dia a dia, os quais nos auxiliam na interação das práticas sociais de comunicação, pois nos informam, esclarecem, ensinam, alertam (notícia, reportagem, receita culinária, crônica, manuais de instrução, bula de remédio, artigo de opinião, conto, lenda, bilhete, e-mail, etc.).  

Cada gênero surgiu, no decorrer do tempo, de acordo com as necessidades de comunicação entre as pessoas, sendo, dessa forma, de suma importância no convívio social. A carta, por exemplo, foi utilizada durante muito tempo, até ir sendo substituída pelos meios de comunicação atuais, como o e-mail e todas as mensagens e outras possibilidades, disponibilizadas pelas redes sociais. Cada gênero textual tem suas características, de acordo com suas peculiaridades e especificidades, a fim de cumprir sua função social.

GÊNERO: NOTÍCIA (impressa)

A notícia é um gênero textual que tem como objetivo o de INFORMAR fatos do dia a dia, relevantes para a sociedade. Pode-se dizer, então, que a notícia tem a função social de RELATAR, DESCREVER, de forma breve e objetiva, fatos reais, verdadeiros e importantes, que fogem do corriqueiro, da normalidade cotidiana. Sendo assim, a NOTÍCIA é um relato relativamente curto e objetivo, escrito em 3ª pessoa (em que o narrador é observador e conta os fatos). A linguagem usada é a FORMAL, com sua função referencial, denotativa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

ESTRUTURA DA NOTÍCIA (plano global):

  1. TÍTULO PRINCIPAL (manchete, chamada)
  2. TÍTULO AUXILIAR (subtítulo, linha fina, complementa o título principal).
  3. LIDE (parágrafo de introdução que apresenta a síntese da notícia e contém as informações essenciais, as quais respondem as seguintes questões: (“o que aconteceu, quando, onde, com quem, como aconteceu?”).5
  4. CORPO (descrição detalhada do fato).
  5. FOTO e legenda (linguagem não verbal complementar).

 Notas:

  1. LIDE: (lead, em inglês, significa “conduzir”).
  2. Notícia em que o fato não é verdadeiro é FAKE (em inglês, falso).                                 

Publicado por: Jussára C Godinho

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.