Topo
pesquisar

Produção de fábula em sala de aula: uma prática que funciona

Pedagogia

Você já pensou em produzir fábulas junto com os seus alunos? Clique e confira dicas.

Educar é sem dúvida uma das tarefas mais desafiadoras, principalmente em tempos em que é exigido muito mais do que ser somente professor. Assim, se torna cada vez mais necessário levar pra dentro da realidade da sala de aula, práticas que vá além do falar e ouvir. 

Sentindo a necessidade de fazer mais do que só o "feijão com arroz" das quatro paredes, encarei o desafio de pruduzir fábulas junto com os meus alunos. A experiência foi simplesmente fascinante. 

A Carroça e o Carro

Certa vez a Carroça desafiou o Carro a uma corrida. E é claro! O carro não pensou duas vezes e disse:

- Que boba! Como tens coragem de me desafiar, não sabe que tenho um motor de trezentos cavalos, enquanto você depende de um buuurro para lhe carregar?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Carroça, humildemente, não desanimou.

- Mesmo assim, não desacredito em mim. – Insistiu a Carroça.

Logo na largada o Carro foi de zero a cem por hora em menos de dez segundos. Deixou a pobre Carroça comendo poeira.

Que pena que a rapidez do Carro não deu em nada. Na primeira curva, o mesmo capotou e os seus trezentos cavalos já não saiam do lugar. Enquanto a Carroça, com toda sua paciência, humildade e apenas um burrinho, passou tranquila pelo Carro e venceu a corrida.

 Autor: Dárcio de Santana (colaboração dos alunos da 2ª fase).

Muito mais do que produzir em sala, é importante fazer desta produção, uma prática prazerosa e que leve a criança a um mundo até então desconhecido e que a partir desta ação será descoberto.


Publicado por: Darcio Santana

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola