Educar é sem dúvida uma das tarefas mais desafiadoras, principalmente em tempos em que é exigido muito mais do que ser somente professor. Assim, se torna cada vez mais necessário levar pra dentro da realidade da sala de aula, práticas que vá além do falar e ouvir.
Sentindo a necessidade de fazer mais do que só o "feijão com arroz" das quatro paredes, encarei o desafio de pruduzir fábulas junto com os meus alunos. A experiência foi simplesmente fascinante.
A Carroça e o Carro
Certa vez a Carroça desafiou o Carro a uma corrida. E é claro! O carro não pensou duas vezes e disse:
- Que boba! Como tens coragem de me desafiar, não sabe que tenho um motor de trezentos cavalos, enquanto você depende de um buuurro para lhe carregar?
A Carroça, humildemente, não desanimou.
- Mesmo assim, não desacredito em mim. – Insistiu a Carroça.
Logo na largada o Carro foi de zero a cem por hora em menos de dez segundos. Deixou a pobre Carroça comendo poeira.
Que pena que a rapidez do Carro não deu em nada. Na primeira curva, o mesmo capotou e os seus trezentos cavalos já não saiam do lugar. Enquanto a Carroça, com toda sua paciência, humildade e apenas um burrinho, passou tranquila pelo Carro e venceu a corrida.
Autor: Dárcio de Santana (colaboração dos alunos da 2ª fase).
Muito mais do que produzir em sala, é importante fazer desta produção, uma prática prazerosa e que leve a criança a um mundo até então desconhecido e que a partir desta ação será descoberto.