Topo
pesquisar

O valor das pequenas coisas

Pedagogia

O valor das pequenas coisas, todos os professores devem refletir sobre sua prática, a importância de cada aula, por simples que seja para ele, Refletir sobre seus planejamentos, analisar os conteúdos curriculares, as coisas mais simples são as que fazem a

Numa aula prática do curso de medicina de uma faculdade qualquer, certo dia, o professor da área de cardiologia tinha para ensinar a seus alunos uma prática simples e corriqueira que, na sua cabeça, era algo muito simples para ensinar, não valeria a pena, uma vez que, diante de tantas técnicas científicas complexas e avançadas, ainda tinham outras coisas mais importantes e, como estava terminando o curso, não teria mais tempo para ensinar todas, teria que escolher os que achavam mais importantes e úteis para o dia-a-dia dos seus alunos. Para seus alunos, talvez passasse em suas cabeças que o assunto era corriqueiro por demais para perderem tempo com ele.
Talvez, ao longo de suas vidas, nem precisassem usar aquela prática. Se algum dia fosse preciso, teriam ao seu lado tantas enfermeiras capacitadas para tal.

Seguiram-se os dias até que, ao final do curso, sob a supervisão daquele professor, por eles escolhido para acompanhá-los por ser o mesmo “muito bonzinho” com a turma (ajudava em notas, facilitava...) fizeram um daqueles passeios ao interior do nordeste, com o objetivo de conhecer a realidade da região e, se necessário, praticarem sua profissão.
Chegando ao sertão, em meio à caatinga, sol escaldante, distante de tudo, o professor sentiu-se mal. Perceberam seus alunos que o mesmo estaria tendo um enfarte. Agonizando, o professor pediu a seus alunos, um grupo de médicos recém-formados, que lhe fizessem uma massagem cardíaca.
Surpreendentemente, nenhum dos presentes sabia fazê-la, pois o professor tinha classificado aquele assunto como sendo um dos desnecessários, supérfluos ou de pouco valor. Foi só aí que todos perceberam que aquela aula que para eles era de pouca importância era na verdade tudo o que eles precisavam saber para salvar uma vida, a do professor. Era tudo o que o professor precisava ensinar para seus alunos um dia salvarem uma vida, a sua.

Esse fato, de fato, nunca aconteceu, mas serve para que todos os professores reflitam sobre sua prática, a importância de cada aula, por simples que seja para ele. Reflitam sobre seus planejamentos, analisem os conteúdos curriculares.

Vejam que tudo é necessário e que, ás vezes, as coisas mais simples são as que fazem a diferença. Afinal, as máquinas complexas são nada mais nada menos que um conjunto de peças simples.


Publicado por: Helio Valerio da Silva

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola