O Software Binário e a Matemática ( ParteII)
O Código ASC II é uma maneira universal de codificar zeros e uns, numa linguagem específica do programa utilizado pelo computadorO texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Código ASC II
O Código ASC II é uma maneira universal de codificar zeros e uns, numa linguagem específica do programa utilizado pelo computador, a fim de poder representar todas as informações numéricas e não-numéricas, o ASC II é uma sigla que significa:
ASC II (The A merican S tandard Code for Information Interchange)**
Cada uma dessas informações corresponde a um número decimal que , por sua vez, tem um correspondente byte escrito com 8 bits em zeros e uns.
Assim, temos um byte (de 8 bits) para representar :
· Algarismos de 0 a 9;
· Letras de A a Z;
· Sinais de operações + - * / ...;
· Sinais de pontuação : ( , . ; : ! ) ? espaço “ ^~
· Outros sinais: > = < $ & % [ ¨ dentre outros.
Observação:
O teclado do computador é semelhante ao de uma máquina de escrever, possui , no entanto, algumas teclas diferentes:
1. 0 representa o zero ( para diferenciar da letra o)
2. * representa a operação multiplicação (para diferenciar do sinal de pontuação .)
3. / representa a operação divisão (para diferenciar do sinal de pontuação :)
(**) ASCII ( pronúncia-se “ásqui”) : Código padrão Norte Americano para o intercâmbio de informações, adotado universalmente.
SANGIORGI, Osvaldo. MATEMÁTICA – 5ª Série Ensino Fundamental, Introdução a Informática (apêndice especial) 1ª Edição. São Paulo 1968: editora IBEP.
Publicado por: JORGE LUCENA
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.