Topo
pesquisar

Resumo do livro Relato de um náufrago- Gabriel García Márques

Literatura

Resumo do Livro Relato de um náufrago, e revelações sobre o naufrágio.

Trata-se de uma história real contada pelo jornalista e escritor Gabriel García Márques. No dia 28 de fevereiro de 1955, oito marinheiros do destróier colombiano A.R.C. Caldas haviam desaparecido durante a até então conhecida tormenta no mar do Caribe.

Dos oito tripulantes que estavam no navio, com muito esforço, só um sobreviveu: Luís Alexandre Velasco. Velasco viu quatro amigos tripulantes morrerem.

O livro não cita a morte dos outros três. Dentre tantas dificuldades que passou, o sobrevivente passou por fome e sede durante os dez dias no mar. Após esses dias, Velasco chega em uma vila de pescadores situada ao norte da Colômbia.

As causas do naufrágio do destróier colombiano foi a dificuldade de manobrar o barco devido a causa de excesso de peso da carga de eletrodomésticos contrabandeados que levavam no navio; o que impediu que os marinheiros colocassem em prática os ensinamentos aprendidos com o instrutor sobre como se defender no caso de um naufrágio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas esta versão só foi “descoberta” depois de Velasco procurar Gabriel García Márques, pois antes disso, os colombianos tinham a certeza de que a tragédia ocorrida fora por causa da tormenta.

Dentre os produtos contrabandeados, estavam, especialmente: rádios, geladeiras, máquinas de lavar e estufas. Através deste livro, foi-se revelada a “verdadeira” verdade, que foi a que o navio adernou por causa do vento no mar agitado, soltou-se a carga mau estivada na coberta e os oito marinheiros caíram no mar.

O livro “Relato de um náufrago” foi escrito somente em 1970, devido à ditadura militar e folclórica do General Gustavo Rojas Pinilla, em que a imprensa estava censurada.


Publicado por: Yasmin de Rezende Beiriz

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola