Topo
pesquisar

Os Heróis da Escola Pública – 4º Episódio

Literatura

Continue lendo o texto Os Heróis da Escola Pública - 4º Episódio.

Os heróis da escola pública são todos aqueles alunos da escola pública que, apesar das dificuldades encontradas na nossa sociedade, no sentido de desviar a atenção e a consciência dos mesmos, de uma verdadeira educação consciente e necessária para a sobrevivência digna, conseguem observar de forma inteligente os verdadeiros valores dos conteúdos expostos pelos professores, além de cultivarem o respeito e a dignidade perante os colegas, professores e demais membros da escola. Os nossos personagens foram criados para demonstrar o quanto é benéfico e incentivador quando existe interesse, consciência e cooperação, em qualquer momento de nossas vidas inclusive na escola.

Na última sexta feira de carnaval, os nossos heróis foram à cidade de recife, até a casa do irmão de Augustus, onde o mesmo reside, lá eles pretendiam participar do maior bloco carnavalesco do Brasil “O GALO DA MADRUGADA”. Manhã de sábado e os nossos heróis acordam bem cedo, com uma insaciável ansiedade de participar do bloco. Augustus conversa com os seus amigos dizendo que essa é uma atividade física, que ira consumir bastante energia deles, e por conta disso é necessário que seja feito um café da manhã reforçado com bastantes frutas, e que é necessário que todos levem um recipiente com água para evitar a desidratação, e nada de refrigerante, só água e sucos de frutas naturais, pois essa atividade fará com que eles percam bastante liquido. Ptolomeu de forma irônica diz:

— Ô Augustus você esta parecendo Edvan o nosso Professor de educação física, que fica sempre recomendando essas coisas nas suas aulas.

Augustus responde:

É exatamente por isso que eu estou lembrando a vocês dos cuidados que devemos ter com a nossa saúde, essa foi sim uma das recomendações que o nosso professor sempre enfatiza em suas aulas. E por fim existe mais uma recomendação que o nosso professor sempre nos lembra, antes de sairmos devemos fazer alguns exercícios de alongamento, para que os nossos músculos não sejam pegos de surpresa diante do esforço que vamos fazer, e possamos ter algum tipo de estiramento, ou distensão muscular. O alongamento nada mais é do que um conjunto de exercícios que têm por função devolver aos músculos o seu tamanho natural ou relaxar a musculatura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Arquimedes de forma súbita diz:

Lembro-me da aula que Edvan falou que qualquer pessoa pode realizar alongamentos, independente da idade ou condicionamento físico. O que irá variar é a intensidade, uma pessoa sedentária irá começar com exercícios mais leves e, com o tempo, a intensidade vai aumentando gradativamente. Atletas de alto rendimento já conseguem fazer alongamentos mais rigorosos, pois seu corpo está acostumado a isso.

Augustus diz:

Isso mesmo Arquimedes, o alongamento é uma atividade simples de ser realizada, pode ser feito em qualquer lugar, qualquer hora e não tem nenhum custo. É importante o auxílio de uma pessoa para ensinar e ajudar na execução dos exercícios, quando se está começando a alongar. Depois que você já souber passo a passo cada exercício, estes poderão ser realizados em casa mesmo. Mas cuidado, qualquer alteração na intensidade deve ser orientada. Em outra aula o professor afirmou que nas atividades físicas, a evaporação do suor é um mecanismo imprescindível para a regulação da temperatura corporal, a qual é controlada por um constante equilíbrio entre a intensidade da perda do calor e a intensidade da produção de calor. Além da evaporação da água pela pele (suor) e pelos pulmões, o calor é perdido por outros dois meios: a radiação e a condução para o ar e para os objetos sólidos. Por isso devemos utilizar roupas leves também para acompanhar o galo beleza?

E de forma unânime todos disseram:

BELEZA!

Diante das recomendações de Augustus o nosso especialista nas aulas de educação física, todos os seus amigos acataram as recomendações, e fizeram exatamente como haviam combinado colocando em prática, mais uma vez os conhecimentos adquiridos na escola a serviço do bem estar de todos.


Publicado por: JORGE LUCENA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola