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LEITURA LITERÁRIA DA OBRA “QUADRILHA”, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, E AS PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PARA A SALA DE AULA.

Breve discussão acerca da leitura literária da obra "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, e as perspectivas contemporâneas para a sala de aula.

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​​​​LEITURA LITERÁRIA DA OBRA “QUADRILHA”, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, E AS PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PARA A SALA DE AULA.

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por finalidade apresentar estratégias estimulantes de letramento literário, tomando como base o poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade. É fundamental compreendermos a importância de se ter em sala de aula uma leitura prazerosa, para que, no futuro, surjam leitores competentes. Nesse sentido, é de suma importância proporcionar aos alunos, no ato de ler, a verdadeira realidade ligada à linguagem, e não apenas um processo que decifra códigos. Portanto, o objetivo da leitura é aprimorar o conhecimento de quem a pratica.

No que se refere à leitura literária, o leitor tem possibilidade de aprender vários significados, bem como refletir sobre a realidade por meio da leitura. Dentro dessa ótica, a literatura é essencial para o enriquecimento cultural, como também para reflexão dos alunos.

O acesso a literatura, além de ampliar a capacidade intelectual do ser humano, possibilita o aperfeiçoamento, bem como o surgimento de um pensamento crítico. Em vista disso, não podemos ver a literatura como uma atividade isolada, haja vista que, por meio dela, podemos refletir e examinar, como também se comover com a condição humana, a qual é explícita em cada obra literária.

Cabe ressaltar que o texto literário desenvolve no leitor crítico a noção de democracia. Nesse sentido, pode-se apresentar como exemplo dessa experiência o ensino fundamental, uma vez que é responsável pela base desse modelo de cidadão e leitor, que tem consciência de seus direitos e deveres.

Já as metodologias ativas educacionais, que são direcionadas a obtenção da leitura e da escrita, tem por objetivo principal o incentivo aos alunos. Logo, com base em situações reais e adversidades, esse modelo de ensino propicia ao estudante um aprendizado de forma participativa e autônoma. Dessa forma, o aluno sempre estará no centro desse processo, sendo um participante responsável e ativo na construção do conhecimento.

A seguir, será apresentado o poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade, publicado em 1930. Trata-se de uma poesia que relata sobre os desencontros e dificuldades do sentimento amoroso, sobretudo, a dificuldade do sujeito de criar ligação com aqueles que o cercam, bem como a solidão:

“João amava Teresa que amava Raimundo

Que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

Que não amava ninguém.

João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,

Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,

Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes

Como em outras composições do poeta, “Quadrilha” revela a linguagem coloquial, temas do dia a dia e o verso livre. Isto nos leva a observar que é um poema de característica infantil e de paixões da adolescência. Contudo, o seu fim remete para a vida adulta e suas adversidades.

ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO LITERARIO

O letramento literário é a expansão do letramento, ou seja, uma parte integrante do uso social da escrita, tendo uma relação diferenciada com ela. Em outras palavras, um tipo de letramento específico. Compreende-se que o letramento literário é mais que uma habilidade de leitura de textos, tendo em vista que o leitor deve possuir uma permanente atualização do mundo literário.

Dessa forma e sob tal complexidade, não é apenas um aprendizado de textos literários ou literatura. Logo, o letramento literário, por meio de palavras, dá um sentido ao mundo e ultrapassa os limites de espaço e de tempo.

Veremos a seguir, algumas possíveis estratégias estimulantes de letramento literário com base no poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade, para ambientes de escolarização em anos finais do Ensino Fundamental II:

CURIOSIDADE LITERÁRIA 

Texto Utilizado:

ANDRADE, Carlos Drummond de. “Quadrilha” in ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia. Ed. Companhia das Letras, 1ª ed., 2013, 120 p. 

A curiosidade literária é uma pratica de leitura que pode ser compartilhada pelos alunos do 8° e 9º ano do ensino fundamental. Visa o conhecimento de leitura dos alunos, como também a integração de todos em torno da leitura e do livro. Essa pratica pode ser realizada, tanto em componentes da leitura literária quanto no ensino da língua portuguesa. O objetivo dessa estratégia de letramento é realizar leituras de acordo com o interesse do aluno, como também possibilitar o conhecimento de outros textos trazidos pelo professor e pelos colegas de turma.

A atividade poderá ser realizada com uma apresentação da atividade para os alunos. Em seguida, o professor pode propor aos alunos que tragam por conta própria trechos do poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade que despertou interesse ou que já foram lidos por eles até aquele momento.

Após os alunos realizarem a leitura dos trechos trazidos, o professor promoverá uma discussão entre os alunos, para que eles apresentem às motivações que os levaram as escolhas dos trechos, como também alguns comentários sobre o conteúdo lido dos colegas.

O docente responsável pela Curiosidade Literária tem como objetivo principal observar a seleção dos textos escolhidos pelos alunos. Além disso, deve viabilizar o incentivo as discussões dos estudantes mediante outros textos, possibilitar a divisão da leitura com textos de diversos formatos, para que o dialogo seja despertado entre eles.

É do professor também a incumbência de promover o comprometimento da turma, para que eles apresentem uma opinião de cada trecho do poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade apresentado por cada colega. Com isso, o docente terá a oportunidade de conhecer melhor cada aluno e saber o que lhes interessou durante essa experiência.

LEITURA MEDIADA DE POEMAS EM SALA DE AULA

Texto Utilizado:

ANDRADE, Carlos Drummond de. “Quadrilha” in ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia. Ed. Companhia das Letras, 1ª ed., 2013, 120 p. 

A leitura mediada de poemas em sala de aula é uma estratégia de letramento direcionada para alunos dos anos finais do ensino fundamental. Tem como principal característica a intensiva pratica de leitura de uma obra literária, com base na intervenção do docente em uma sequência básica de leitura do texto literário. Essa prática consiste em planejar a abordagem da obra que o docente pensou com base em etapas. Dessa forma, o educador faz o planejamento da abordagem de cada etapa, enfatizando o momento de leitura como a etapa principal de encontro entre o texto literário e o leitor. Portanto, o professor assume a função de mediador para estimular e acompanhar todo o processo. 

Em primeiro lugar, antes da leitura do poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade ser realizada, será iniciada a preparação dos alunos. Nesse sentido, os alunos irão realizar uma discussão sobre o poema, bem como as experiências vivenciadas com a leitura. Em seguida, os alunos explicarão os efeitos que a leitura pode causar neles e nas pessoas. Terminada a preparação, o professor fará apresentação da obra, do livro e do autor do poema mencionado.

Cabe ressaltar que o papel do professor nessa abordagem é essencial, uma vez que é ele que planeja e conduz todo o processo. O professor, nesse sentido, faz a mediação, estimula, convida os discentes para a leitura e, sobretudo, conduz todo o processo de interpretação e leitura literária.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em síntese, conclui-se que o texto literário não é somente um caminho para ensinar a língua. Dentro dessa ótica, pensar em letramento literário é olhar para questões ideológicas, políticas e éticas refletidas em cada texto. 

Nesse sentido, podemos compreender que o letramento literário tem como característica a utilização de textos literários por alunos e professores em um espaço de interação, onde todos dialogam, aprendem e argumentam. 

Assim, vale destacar a importância do educador na função de mediar o texto literário em sala de aula. Nesse caso, é ele quem exerce a função de elo entre os alunos e o entendimento do texto.

REFERÊNCIAS

CANEDO, J. A. A noção de democracia na formação do leitor crítico no ensino fundamental. Vitoria (ES), Dissertação de Mestrado, Instituto Federal do Espírito santo (Programa de Mestrado Profissional em Letras), 2020, 88 p.

COSSON, R.; LUCENA, J. M. (Orgs). Práticas de Letramento Literário na Escola: propostas para o ensino básico. João Pessoa (PB), UFPB Ed., 2022, 276 p.

COSSON, R.; SOUZA, R. J. Letramento Literário: uma proposta para a sala de aula. Revista UNIVESP, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), 2015, 7 p.

DANIELA SEGABINAZI, D.; COSSON, R. (orgs). Práticas de Letramento Literário na Escola. Fortaleza (CE), UECE Ed., 2023, 185 p

PINHEIRO, M. E. B. P. Interação em sala de aula de literatura: vozes leitoras e produtoras de sentido. Taubaté (SP), Dissertação de Mestrado, Universidade de Taubaté, 2008, 148 p.

SILVA, J. L. A Poesia na Sala de Aula e a Formação do Leitor. Vitória (ES), Dissertação (mestrado) – Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação em Letras, 2016, 80 p.

Publicado por

Marcos Aurélio Coura de Araujo

Silvana Moreli Vicente Dias


Publicado por: MARCOS AURELIO COURA DE ARAUJO

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