O fenômeno Google
O fenômeno Google: no que se baseia o Google. quais as características dessa empresa, como o Google se transformou em uma potência na Internet.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Bastou a junção de um estudante russo com um americano tímido, em um dormitório da Universidade de Stanford, para surgir uma das maiores, se não for a maior, solução de tecnologia do século. A dupla Sergey Brin e Larry Page soube usar a tecnologia da informação para criar produtos e soluções sem igual. Nasce o fenômeno Google.
Qual o segredo para tanto sucesso? Inovação. Desde que o Google começou a fazer serviços de busca, que já era uma área mal-explorada na época, a empresa não parou de inovar. Um dos coringas do Google é a compra de startups, empresas pequenas e inovadoras. Foi assim com a Akwan, uma empresa brasileira que foi comprada pelo gigante das buscas em julho de 2005.
Gmail, Orkut, Youtube, Google News, Google Earth, Blogger... É quase impossível dizer todas as ferramentas ou serviços que o Google possui, pois seu grau de inovação é extremamente alto.
Se você acha que os serviços são inovadores, é porque não conhece a empresa em si. Nada de rotinas, chefes com caras feias e estresse; a moda é a informalidade. Patinetes e bicicletas circulando livremente, mesas de bilhar e partidas de hóquei às sextas-feiras são algumas coisas que fazem parte da rotina da empresa. Até os animais de estimação são bem-vindos.
Podemos resumir o Google em uma coisa: pacote de sucesso. A empresa conseguiu acoplar tecnologia, inovação, ambiente de trabalho dos sonhos de qualquer um e dinheiro, muito dinheiro. Sem dúvidas, isso parece ser um pack que serviria para qualquer empresa que esteja começando. Mas aí que está a questão: sempre o mais bem-sucedido é quem cria as idéias primeiro, quem inova, assim como Brin e Page ou Bill Gates. Com certeza, se alguém copiasse o Google por completo hoje, talvez não tivesse o mesmo sucesso, pois inovação é fundamental, e felizmente isto não pode ser copiado.
Publicado por: Tiago Dantas
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.