Whatsapp

IaaS aplicada atualmente

Informática

IaaS, Amazon, Google, GoGrid, Arcon, tecnologia de informação, TI, SLA, SLM, segurança; servidor; estações, rede e aplicações.

A Amazon foi a empresa pioneira na implantação do modelo IaaS. Este pioneirismo se deve ao fato de que nos picos da época natalina, o sistema de resposta aos pedidos da Amazon freqüentemente travavam. Para garantir um bom serviço, a empresa investiu brutalmente em sua infra-estrutura. Porém, fora das épocas de maior procura, a estrutura era subaproveitada. Foi então que a Amazon começou a alugar espaço livre a terceiros. Sem a tecnologia da computação em nuvem, esta solução de otimização da infra-estrutura não seria possível.

Atualmente a Amazon dispõe de um conjunto de serviços de computação via Internet muito completo sob a etiqueta Amazon Web Services. Possui o que chama de EC2, para processamento e armazenamento, e a S3, dedicada exclusivamente ao armazenamento de dados.

O Google foi outra empresa que embarcou há anos nessa tendência. Atua nos três níveis, IaaS, PaaS e SaaS e possui Data Centers enormes espalhados pelo mundo. Não faz muito tempo que o Google anunciou uma solução de colocação dos seus Data Centers em alto mar, aproveitando a energia das ondas para produzir energia e a água para refrigerar. Além de verde, esta tecnologia oferece igualmente vantagens em caso de guerras ou catástrofes naturais com a retirada imediata de zona de perigo, além de ser uma solução livre de impostos, porque fica alojada em águas internacionais. Essa idéia já foi patenteada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A GoGrid concorre com a Amazon no provimento de serviços de infra-estrutura (IaaS). Ambas compartilham a mesma idéia que é prover recursos de infra-estrutura computacional de forma dinâmica, elástica e escalável, baseadas em consumo self-service e faturadas por medição do uso.

No Brasil, a Arcon, empresa especializada em serviços gerenciados de TI, aposta em modelos híbridos para que a infra-estrutura deixe de ser encarada como custo e passe a ser parte do negócio das médias e grandes empresas. A estratégia da Arcon engloba o gerenciamento de IaaS, onde o cliente não imobiliza recursos com equipamentos e sistemas.

Há cerca de três anos a Arcon deu início a este novo modelo de negócios. Atuando de forma remota no cliente, a Arcon divide seu IaaS em cinco grandes práticas de gestão: segurança; servidor; estações, rede e aplicações.

Para o cliente, optar pelo modelo IaaS pode significar uma economia de 35% a 55%, com SLA’s (Service Leval Agreement), SLM’s (Service Level Management) e relatórios técnicos e gerenciais que garantem a qualidade dos serviços e continuidade dos negócios.

No mercado desde 1995 e atendendo a clientes de grande porte, a Arcon está incrementando o nível de serviços para aproveitar essa necessidade latente do mercado.


Publicado por: Luis Ribeiro Lima Neto

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.