Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

IaaS aplicada atualmente

IaaS, Amazon, Google, GoGrid, Arcon, tecnologia de informação, TI, SLA, SLM, segurança; servidor; estações, rede e aplicações.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

A Amazon foi a empresa pioneira na implantação do modelo IaaS. Este pioneirismo se deve ao fato de que nos picos da época natalina, o sistema de resposta aos pedidos da Amazon freqüentemente travavam. Para garantir um bom serviço, a empresa investiu brutalmente em sua infra-estrutura. Porém, fora das épocas de maior procura, a estrutura era subaproveitada. Foi então que a Amazon começou a alugar espaço livre a terceiros. Sem a tecnologia da computação em nuvem, esta solução de otimização da infra-estrutura não seria possível.

Atualmente a Amazon dispõe de um conjunto de serviços de computação via Internet muito completo sob a etiqueta Amazon Web Services. Possui o que chama de EC2, para processamento e armazenamento, e a S3, dedicada exclusivamente ao armazenamento de dados.

O Google foi outra empresa que embarcou há anos nessa tendência. Atua nos três níveis, IaaS, PaaS e SaaS e possui Data Centers enormes espalhados pelo mundo. Não faz muito tempo que o Google anunciou uma solução de colocação dos seus Data Centers em alto mar, aproveitando a energia das ondas para produzir energia e a água para refrigerar. Além de verde, esta tecnologia oferece igualmente vantagens em caso de guerras ou catástrofes naturais com a retirada imediata de zona de perigo, além de ser uma solução livre de impostos, porque fica alojada em águas internacionais. Essa idéia já foi patenteada.

A GoGrid concorre com a Amazon no provimento de serviços de infra-estrutura (IaaS). Ambas compartilham a mesma idéia que é prover recursos de infra-estrutura computacional de forma dinâmica, elástica e escalável, baseadas em consumo self-service e faturadas por medição do uso.

No Brasil, a Arcon, empresa especializada em serviços gerenciados de TI, aposta em modelos híbridos para que a infra-estrutura deixe de ser encarada como custo e passe a ser parte do negócio das médias e grandes empresas. A estratégia da Arcon engloba o gerenciamento de IaaS, onde o cliente não imobiliza recursos com equipamentos e sistemas.

Há cerca de três anos a Arcon deu início a este novo modelo de negócios. Atuando de forma remota no cliente, a Arcon divide seu IaaS em cinco grandes práticas de gestão: segurança; servidor; estações, rede e aplicações.

Para o cliente, optar pelo modelo IaaS pode significar uma economia de 35% a 55%, com SLA’s (Service Leval Agreement), SLM’s (Service Level Management) e relatórios técnicos e gerenciais que garantem a qualidade dos serviços e continuidade dos negócios.

No mercado desde 1995 e atendendo a clientes de grande porte, a Arcon está incrementando o nível de serviços para aproveitar essa necessidade latente do mercado.


Publicado por: Luis Ribeiro Lima Neto

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.