Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

Ensino da linguagem ColorADD para integração de Daltônicos na Sociedade

Breve análise acerca do ensino da linguagem ColorADD para integração de daltônicos na sociedade.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Ensino da linguagem ColorADD para integração de Daltônicos na Sociedade

Resumo

No cenário atual, de acordo com a OMS, estima-se que 350 milhões de pessoas em todo mundo tenham algum dos tipos de daltonismo, dentre esse número de pessoas, 1 a cada 12 homens e 1 a cada 100 mulheres são daltônicas. Essas pessoas tendem a ter obstáculos em sua vida cotidiana, ocasionada pela dificuldade de distinção de certas cores, muitas vezes, ficando deslocadas na sociedade. A partir dessa problemática, Miguel Neiva criou a linguagem ColorADD que permite ao daltônico identificar as cores com símbolos e combinações que podem referenciar as cores quando elas se tornam um fator de decisão na atividade que ele está executando. Contudo, o aplicativo ColorADD, como está atualmente, não contempla o ensino do padrão, é apenas uma introdução e um serviço de identificação de cores para daltônicos. Surge então a necessidade de uma ferramenta para tanto. Nesse intuito, o presente trabalho objetiva desenvolver uma plataforma online de ensino baseada na linguagem ColorADD, especificamente seus símbolos e combinações. Assim, justifica-se tal proposta para sanar o problema ora apresentado. Como resultado tem-se um site gamificado de ensino do padrão ColorADD.

Introdução

O daltonismo é uma condição hereditária que dificulta a distinção de certas cores. Com prevalência significativa na população, especialmente entre homens (1 em cada 12 homens e 1 em cada 200 mulheres), essa condição pode causar obstáculos na vida cotidiana (NEI, 2019; CFM, 2004). A linguagem ColorADD foi desenvolvida para ajudar daltônicos a identificar cores através de símbolos específicos, mas a atual implementação no aplicativo ColorADD tem limitações em termos de ensino da linguagem.

Segundo o National Eye Institute dos Estados Unidos (2019) e o Conselho Federal de Medicina (2004), o daltonismo afeta uma proporção significativa da população. A ausência de uma ferramenta didática eficaz para ensinar a linguagem ColorADD limita a capacidade dos daltônicos de usar plenamente essa inovação.

Objetivo

Desenvolver uma plataforma online que ensine a linguagem ColorADD de forma gamificada, proporcionando uma ferramenta eficiente para o aprendizado e integração dos daltônicos na sociedade.

Metodologia

A pesquisa envolveu:

1. Análise das Deficiências do Aplicativo ColorADD:

   - Identificação das limitações no ensino da linguagem através do aplicativo atual, que foca apenas na identificação de cores usando a câmera do dispositivo móvel.

2. Desenvolvimento da Plataforma LearningColors:

   - Criação de um site gamificado para o ensino da linguagem ColorADD.
   - Implementação de métodos interativos, como perguntas e respostas baseadas na linguagem ColorADD, para facilitar o aprendizado.
3. Testes e Avaliações:
   - A plataforma foi testada com usuários para avaliar sua eficácia no ensino da linguagem ColorADD.

Estrutura do Artigo:
- Capítulo 1: Aborda o daltonismo e suas problemáticas.
- Capítulo 2: Descreve a linguagem ColorADD e suas aplicações.
- Capítulo 3: Detalha o desenvolvimento da plataforma LearningColors.
- Capítulo 4: Apresenta os resultados e discussões sobre a eficácia da plataforma.
- Capítulo 5: Conclusões e sugestões para trabalhos futuros.

Capítulo 1: Daltonismo e Suas Problemáticas

O daltonismo é uma deficiência visual que impede a percepção correta das cores, afetando principalmente homens devido à sua transmissão genética ligada ao cromossomo X. Esta condição pode impactar significativamente a vida cotidiana, dificultando atividades que dependem da distinção de cores, como leitura de gráficos coloridos, sinalização de trânsito e escolha de vestuário.

Capítulo 2: A Linguagem ColorADD

A linguagem ColorADD foi criada por Miguel Neiva para auxiliar daltônicos na identificação de cores. Consiste em um sistema de símbolos que representam diferentes cores e suas combinações. Este sistema é aplicado em diversas áreas, como educação, saúde, e design, facilitando a inclusão de daltônicos em atividades que requerem percepção de cores.

Capítulo 3: Desenvolvimento da Plataforma LearningColors

A plataforma LearningColors foi desenvolvida para suprir a lacuna educacional do aplicativo ColorADD. Utilizando uma abordagem gamificada, a plataforma ensina os símbolos e combinações da linguagem ColorADD através de atividades interativas. A escolha das ferramentas e tecnologias foi fundamentada na necessidade de criar um ambiente intuitivo e acessível.

Capítulo 4: Resultados e Discussões

Os testes com usuários demonstraram que a plataforma LearningColors é eficaz no ensino da linguagem ColorADD. Os participantes relataram uma melhoria significativa na capacidade de identificar cores e na compreensão dos símbolos. A abordagem gamificada foi particularmente elogiada por tornar o aprendizado mais envolvente e motivador.

Capítulo 5: Conclusões e Trabalhos Futuros

A plataforma LearningColors atende à necessidade de uma ferramenta didática para o ensino da linguagem ColorADD, proporcionando uma solução inovadora e acessível para o problema do daltonismo. Futuras pesquisas podem explorar a expansão da plataforma, incluindo mais recursos interativos e adaptando o conteúdo para diferentes faixas etárias e níveis de habilidade.

1. Daltonismo: Definição e Impacto
O daltonismo, ou discromatopsia, é uma condição hereditária que afeta a percepção das cores. Estima-se que 8% dos homens e 0.5% das mulheres em todo o mundo sofram desta condição. Esta diferença de prevalência entre os sexos se deve ao fato do daltonismo ser ligado ao cromossomo X, o que significa que os homens, tendo apenas um cromossomo X, são mais frequentemente afetados do que as mulheres, que possuem dois cromossomos X e, portanto, uma chance maior de compensação genética.

2. ColorADD: Uma Solução Inovadora
A linguagem ColorADD foi desenvolvida por Miguel Neiva para ajudar daltônicos a identificar cores através de símbolos específicos. Este sistema usa símbolos para representar cores primárias e suas combinações, facilitando a identificação de cores em contextos onde a cor é um fator decisivo, como na sinalização, educação e design de produtos. A simplicidade e a universalidade dos símbolos tornam o sistema acessível e fácil de aprender.

3. Desenvolvimento da Plataforma LearningColors
A plataforma LearningColors foi desenvolvida para preencher a lacuna deixada pelo aplicativo ColorADD, que não oferece um método de ensino eficaz para a linguagem. A plataforma foi projetada com uma abordagem gamificada para tornar o aprendizado mais interativo e envolvente. Utilizando ferramentas como quizzes, desafios e feedback em tempo real, a LearningColors ensina os usuários a reconhecer e usar os símbolos da ColorADD em diversas situações.

4. Resultados e Discussões
Os testes com usuários demonstraram que a plataforma é eficaz no ensino da linguagem ColorADD. Os participantes relataram uma melhora significativa na capacidade de identificar cores e na compreensão dos símbolos. A abordagem gamificada foi particularmente eficaz em manter o interesse e a motivação dos usuários. Os resultados sugerem que a LearningColors pode ser uma ferramenta valiosa tanto para daltônicos quanto para educadores que trabalham com essa população.

5. Conclusões e Trabalhos Futuros
A plataforma LearningColors atende à necessidade de uma ferramenta educacional eficaz para o ensino da linguagem ColorADD. As melhorias futuras podem incluir a expansão do conteúdo para cobrir mais nuances de cores e símbolos, a adaptação para diferentes faixas etárias e habilidades, e a integração com outras tecnologias assistivas. A pesquisa também sugere a possibilidade de colaborar com instituições de ensino para incorporar a LearningColors em currículos escolares.

Referências

AGÊNCIA SENADO. Pai da teoria atômica descobriu a anomalia. 2009. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/especial-cidadania/confusao-na-identi ficacao-das-cores/pai-da-teoria-atomica-descobriu-a-anomalia#:~:text=O%20daltonis mo%2C%20ou%20discromatopsia%2C%20foi,da%20qual%20ele%20pr%C3%B3pri o%20sofria. Acesso em: 23 mar. 2023.

ALIEXPRESS. Óculos de sol para correção de cores verde ou vermelha, óculos. 2023. Disponível em: https://pt.aliexpress.com/item/1005002462114989.html Acesso em : Acesso em : 2 abr. 2023

Berners-Lee, T. World Wide Web Consortium Launches Web Accessibility Initiative. Disponível em: https://www.w3.org/Press/WAI-Launch.html. (1997). Acesso em: 8 maio. 2023. Berners-Lee, T. WorldWideWeb: Proposal for a HyperText Project.(1991). Disponível em: http://info.cern.ch/Proposal.html. Acesso em: 8 maio. 2023.

BPF. ColorAdd: Alfabeto das Cores. (2023). Disponível em: https://www.bpfomento.pt/fotos/noticias/imagem_noticias_site_480x254_copy_6_185 76073660b7a13f2db93.png Acesso em : 30 out. 2023.

CÂMARA MUNICIPAL. color ADD | “ver e sentir as cores”. 2023. Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Disponível em: https://cm-feira.pt/color-add%7C-ver-e-sentir-as-cores-. Acesso em: 27 set. 2023.

CÂMARA MUNICIPAL. color ADD | “bibliotecas escolares”. 2023. Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Disponível em: https://cm-feira.pt/web/guest/color-add-%7C-bibliotecas-escolares. Acesso em: 27 set. 2023.

CFM. Daltonismo : distúrbio atinge 5% da população mundial. 2004. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/noticias/daltonismo-disturbio-atinge-5-da-populacao-mundial/ #:~:text=Daltonismo%20%3A%20dist%C3%BArbio%20atinge%205%25%20da%20p opula%C3%A7%C3%A3o%20mundial. Acesso em: 21 mar. 2023.

CNN BRASIL. Gamificação na educação: entenda o que é, importância e como pode ser usada. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/gamificacao-na-educacao/ . Acesso em : 4 out. 2023.

COI OFTALMOLOGIA. Quais os tipos de daltonismo e como identificá-los. (2023). Disponível em : https://coioftalmologia.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Quais-os-tipos-de-daltonis mo-e-como-identifica-los.jpg Acesso em : 30 out. 2023.

ColorADD. ColorADD - Color Identification System. (s.d.). Disponível em: https://www.coloradd.net/. Acesso em 8 de maio de 2023.

INOVAÇÃO SOCIAL. ColorADD.Social Escolas. 2020. Disponível em: https://inovacaosocial.portugal2020.pt/project/coloradd-social-escolas/?doing_wp_cr on=1695720151.7371079921722412109375#:~:text=A%20partir%20de%20a%C3% A7%C3%B5es%20de,Secund%C3%A1rio%20e%20diversos%20manuais%20escola res. Acesso em: 4 out. 2023.

NEI. Color Blindness. 2019. Disponível em: https://www.nei.nih.gov/learn-about-eye-health/eye-conditions-and-diseases/color-bli ndness. Acesso em: 23 mar. 2023.

NEIVA, MIGUEL. ColorADD .2020 Disponível em: https://www.coloradd.net/pt. Acesso em: 20 mar. 2023.

LENSCOPE, Óculos para daltônico funciona?. 2021. Disponível em: https://lenscope.com.br/blog/oculos-para-daltonico/#:~:text=O%20%C3%B3culos%2 0para%20dalt%C3%B4nico%20funciona,dalt%C3%B4nicos%20enxergarem%20com %20maior%20clareza. Acesso em: 23 mar. 2023.

SBSBLOG, Daltonismo: como é enxergar o mundo com outras cores?. 2018. Disponível em: https://saobernardo.com/blog/daltonismo-enxergando-com-outras-cores/#:~:text=A% 20Monocromacia%20%C3%A9%20o%20tipo,causa%20movimentos%20involunt%C 3%A1rios%20nos%20olhos. Acesso em: 26 mar. 2023.

SCARPIN; BIZERRA, Óculos para daltonismo: origem, funcionamento e controvérsias. 2020. disponível em: https://petfisicauem.wixsite.com/petfisicauem/single-post/2020/11/18/%C3%B3culospara-daltonismo-origem-funcionamento-e-controv%C3%A9rsias. Acesso em: 23 mar. 2023.

TURKOPLAY. como cambiar de color la barra de vida en league of legends. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=2S8_c7eojQg Acesso em : 2 abr. 2023.

VEJA. ColorAdd, o idioma das cores. 2011. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/coloradd-o-idioma-das-cores. Acesso em : 2 out. 2023. W3C. About W3C. (2022). Disponível em: https://www.w3.org/Consortium/about/. Acesso em: 8 maio. 2023.

W3C. Web Standards. (2023). Disponível em: https://www.w3.org/standards/. Acesso em: 5 nov. 2023. WCAG. Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.1. (2023). Disponível em: Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.1. Acesso em: 5 nov. 2023.

Publicado por Lucas Brito da Silva[1] e Cesar Augusto Cusin[2].

1. Acadêmico do Curso de Sistemas de Informação. Centro Universitário Paraíso (UniFAP). Rua da Conceição, 1228 - São Miguel - CEP: 63.010-465 - Juazeiro do Norte, CE. E-mail: lucas3213.lb@aluno.fapce.edu.br

2. Doutor em Ciência da Informação. Professor do Curso de Sistemas de Informação. Centro Universitário Paraíso (UniFAP). Rua da Conceição, 1228 - São Miguel - CEP: 63.010-465 - Juazeiro do Norte, CE. E-mail: cesar.augusto@ fapce.edu.br


Publicado por: Lucas Brito Da Silva

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.