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Ensino da linguagem ColorADD para integração de Daltônicos na Sociedade

Breve análise acerca do ensino da linguagem ColorADD para integração de daltônicos na sociedade.

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Ensino da linguagem ColorADD para integração de Daltônicos na Sociedade

Resumo

No cenário atual, de acordo com a OMS, estima-se que 350 milhões de pessoas em todo mundo tenham algum dos tipos de daltonismo, dentre esse número de pessoas, 1 a cada 12 homens e 1 a cada 100 mulheres são daltônicas. Essas pessoas tendem a ter obstáculos em sua vida cotidiana, ocasionada pela dificuldade de distinção de certas cores, muitas vezes, ficando deslocadas na sociedade. A partir dessa problemática, Miguel Neiva criou a linguagem ColorADD que permite ao daltônico identificar as cores com símbolos e combinações que podem referenciar as cores quando elas se tornam um fator de decisão na atividade que ele está executando. Contudo, o aplicativo ColorADD, como está atualmente, não contempla o ensino do padrão, é apenas uma introdução e um serviço de identificação de cores para daltônicos. Surge então a necessidade de uma ferramenta para tanto. Nesse intuito, o presente trabalho objetiva desenvolver uma plataforma online de ensino baseada na linguagem ColorADD, especificamente seus símbolos e combinações. Assim, justifica-se tal proposta para sanar o problema ora apresentado. Como resultado tem-se um site gamificado de ensino do padrão ColorADD.

Introdução

O daltonismo é uma condição hereditária que dificulta a distinção de certas cores. Com prevalência significativa na população, especialmente entre homens (1 em cada 12 homens e 1 em cada 200 mulheres), essa condição pode causar obstáculos na vida cotidiana (NEI, 2019; CFM, 2004). A linguagem ColorADD foi desenvolvida para ajudar daltônicos a identificar cores através de símbolos específicos, mas a atual implementação no aplicativo ColorADD tem limitações em termos de ensino da linguagem.

Segundo o National Eye Institute dos Estados Unidos (2019) e o Conselho Federal de Medicina (2004), o daltonismo afeta uma proporção significativa da população. A ausência de uma ferramenta didática eficaz para ensinar a linguagem ColorADD limita a capacidade dos daltônicos de usar plenamente essa inovação.

Objetivo

Desenvolver uma plataforma online que ensine a linguagem ColorADD de forma gamificada, proporcionando uma ferramenta eficiente para o aprendizado e integração dos daltônicos na sociedade.

Metodologia

A pesquisa envolveu:

1. Análise das Deficiências do Aplicativo ColorADD:

   - Identificação das limitações no ensino da linguagem através do aplicativo atual, que foca apenas na identificação de cores usando a câmera do dispositivo móvel.

2. Desenvolvimento da Plataforma LearningColors:

   - Criação de um site gamificado para o ensino da linguagem ColorADD.
   - Implementação de métodos interativos, como perguntas e respostas baseadas na linguagem ColorADD, para facilitar o aprendizado.
3. Testes e Avaliações:
   - A plataforma foi testada com usuários para avaliar sua eficácia no ensino da linguagem ColorADD.

Estrutura do Artigo:
- Capítulo 1: Aborda o daltonismo e suas problemáticas.
- Capítulo 2: Descreve a linguagem ColorADD e suas aplicações.
- Capítulo 3: Detalha o desenvolvimento da plataforma LearningColors.
- Capítulo 4: Apresenta os resultados e discussões sobre a eficácia da plataforma.
- Capítulo 5: Conclusões e sugestões para trabalhos futuros.

Capítulo 1: Daltonismo e Suas Problemáticas

O daltonismo é uma deficiência visual que impede a percepção correta das cores, afetando principalmente homens devido à sua transmissão genética ligada ao cromossomo X. Esta condição pode impactar significativamente a vida cotidiana, dificultando atividades que dependem da distinção de cores, como leitura de gráficos coloridos, sinalização de trânsito e escolha de vestuário.

Capítulo 2: A Linguagem ColorADD

A linguagem ColorADD foi criada por Miguel Neiva para auxiliar daltônicos na identificação de cores. Consiste em um sistema de símbolos que representam diferentes cores e suas combinações. Este sistema é aplicado em diversas áreas, como educação, saúde, e design, facilitando a inclusão de daltônicos em atividades que requerem percepção de cores.

Capítulo 3: Desenvolvimento da Plataforma LearningColors

A plataforma LearningColors foi desenvolvida para suprir a lacuna educacional do aplicativo ColorADD. Utilizando uma abordagem gamificada, a plataforma ensina os símbolos e combinações da linguagem ColorADD através de atividades interativas. A escolha das ferramentas e tecnologias foi fundamentada na necessidade de criar um ambiente intuitivo e acessível.

Capítulo 4: Resultados e Discussões

Os testes com usuários demonstraram que a plataforma LearningColors é eficaz no ensino da linguagem ColorADD. Os participantes relataram uma melhoria significativa na capacidade de identificar cores e na compreensão dos símbolos. A abordagem gamificada foi particularmente elogiada por tornar o aprendizado mais envolvente e motivador.

Capítulo 5: Conclusões e Trabalhos Futuros

A plataforma LearningColors atende à necessidade de uma ferramenta didática para o ensino da linguagem ColorADD, proporcionando uma solução inovadora e acessível para o problema do daltonismo. Futuras pesquisas podem explorar a expansão da plataforma, incluindo mais recursos interativos e adaptando o conteúdo para diferentes faixas etárias e níveis de habilidade.

1. Daltonismo: Definição e Impacto
O daltonismo, ou discromatopsia, é uma condição hereditária que afeta a percepção das cores. Estima-se que 8% dos homens e 0.5% das mulheres em todo o mundo sofram desta condição. Esta diferença de prevalência entre os sexos se deve ao fato do daltonismo ser ligado ao cromossomo X, o que significa que os homens, tendo apenas um cromossomo X, são mais frequentemente afetados do que as mulheres, que possuem dois cromossomos X e, portanto, uma chance maior de compensação genética.

2. ColorADD: Uma Solução Inovadora
A linguagem ColorADD foi desenvolvida por Miguel Neiva para ajudar daltônicos a identificar cores através de símbolos específicos. Este sistema usa símbolos para representar cores primárias e suas combinações, facilitando a identificação de cores em contextos onde a cor é um fator decisivo, como na sinalização, educação e design de produtos. A simplicidade e a universalidade dos símbolos tornam o sistema acessível e fácil de aprender.

3. Desenvolvimento da Plataforma LearningColors
A plataforma LearningColors foi desenvolvida para preencher a lacuna deixada pelo aplicativo ColorADD, que não oferece um método de ensino eficaz para a linguagem. A plataforma foi projetada com uma abordagem gamificada para tornar o aprendizado mais interativo e envolvente. Utilizando ferramentas como quizzes, desafios e feedback em tempo real, a LearningColors ensina os usuários a reconhecer e usar os símbolos da ColorADD em diversas situações.

4. Resultados e Discussões
Os testes com usuários demonstraram que a plataforma é eficaz no ensino da linguagem ColorADD. Os participantes relataram uma melhora significativa na capacidade de identificar cores e na compreensão dos símbolos. A abordagem gamificada foi particularmente eficaz em manter o interesse e a motivação dos usuários. Os resultados sugerem que a LearningColors pode ser uma ferramenta valiosa tanto para daltônicos quanto para educadores que trabalham com essa população.

5. Conclusões e Trabalhos Futuros
A plataforma LearningColors atende à necessidade de uma ferramenta educacional eficaz para o ensino da linguagem ColorADD. As melhorias futuras podem incluir a expansão do conteúdo para cobrir mais nuances de cores e símbolos, a adaptação para diferentes faixas etárias e habilidades, e a integração com outras tecnologias assistivas. A pesquisa também sugere a possibilidade de colaborar com instituições de ensino para incorporar a LearningColors em currículos escolares.

Referências

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Publicado por Lucas Brito da Silva[1] e Cesar Augusto Cusin[2].

1. Acadêmico do Curso de Sistemas de Informação. Centro Universitário Paraíso (UniFAP). Rua da Conceição, 1228 - São Miguel - CEP: 63.010-465 - Juazeiro do Norte, CE. E-mail: lucas3213.lb@aluno.fapce.edu.br

2. Doutor em Ciência da Informação. Professor do Curso de Sistemas de Informação. Centro Universitário Paraíso (UniFAP). Rua da Conceição, 1228 - São Miguel - CEP: 63.010-465 - Juazeiro do Norte, CE. E-mail: cesar.augusto@ fapce.edu.br


Publicado por: Lucas Brito Da Silva

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