Golpe de Pinochet no Chile
Clique e conheça as características do Golpe de Pinochet no Chile.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Muitos dizem que Augusto Pinochet foi um estrategista de primeira quando o assunto foi derrubar o atual presidente do Chile, Salvador Allende. Outros só acham que ele se aliou com as forças certas e soube o momento de se declarar presidente do Chile.
Antes do golpe
O presidente Allende sobe ao poder após inúmeras reuniões, por conta da percentualidade da votação para a presidência. A ideia do presidente era revolver o Chile a um regime socialista, a mesma ideia que seu adversário tinha Radomiro Tomic.
Porém após a posse, Allende acaba por perder um pouco do controle, a segurança não é mais a mesma e grupos extremistas começam seus conflitos em plenas ruas chilenas. Em 73 o presidente então pede o estado de sitio, que é recusado pelo até então Comandante Chefe das Forças Armadas, Carlos Prats.
O golpe em si
O golpe aconteceu em 73 pela união das Forças Armadas e a Marinha e teve a cabeça de Pinochet somente após diversas reivindicações de esposas de alguns generais e Prats abre mão de sua posição. Durante toda a operação, Altamirano é avisado quanto ao golpe e aposta em um discurso fervoroso para incendiar os chilenos, avisando de que o país viraria um segundo Vietnã heroico.
No dia 11 de setembro de 1973, as 7 horas da manhã, Allende se encaminhou para La Moneda e se instalou lá. O local foi incendiado durante os conflitos, onde Pinochet liderava as operações e por volta das 9 horas o mesmo já transmitia via rádio os últimos acontecimentos e o que estaria por vir.
As ultimas informações são de que, o Palácio de La Moneda foi invadido por volta das 14 horas e encontrando Allende em seus aposentos, o mesmo pedindo a evacuação do pessoal e não aguentando a pressão, o mesmo teria empunhado uma metralhadora e atirado contra o próprio queixo cometendo assim suicídio. Alguns acreditam que ele tenha sido executado.
Por volta das 18 horas, a Junta Militar anunciava seu governo no país e que o "estado de guerra" estava decretado.
Publicado por: Eli Braz da Silva Junior
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.