Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS PÚBLICOS PARA A CIDADE: ANÁLISE CRÍTICA ENTRE BAIRROS DE JUAZEIRO DO NORTE

Análise em dois dos principais bairros da cidade Juazeiro do norte no interior do Ceará, características econômicas e as diferenças.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

RESUMO

Os espaços públicos são basicamente espaços urbanos vazios onde as pessoas podem fazer uso sem distinção ou sem a necessidade de justificar sua presença naquele local, são lugares para criar conexões e trabalhar a autoestima do baixo uma vez que os principais pontos de referência ou turísticos de alguns bairros ou são justamente os espaços públicos como praças, parques, praias, becos e até ruas. Esses espaços têm a função de trazer para a população de forma acessível o lazer para aquela região, é considerado um local de refúgio e encontros de diferentes gerações. Com a mudança cultural da população da cidade de Juazeiro do norte e um aumento em relação a buscar de atividades físicas e atividades de maior socialização o uso dos espaços públicos se tornam mais importantes pois as pessoas passam a buscar ocupar esses espaços com uma nova função não mais apenas para conversar, mas agora buscam um uso mais voltado para outras funções e com isso há uma necessidade de readequar o uso de principalmente espaços como praças para essas novas funções. Esse estudo tem como objetivo realizar uma análise em dois dos principais bairros da cidade Juazeiro do norte no interior do Ceará, esses bairros possuem características econômicas opostas o que acrescenta o estudo pois é analisado como funciona esses espaços público existentes e suas características de uso. Lagoa seca e João Cabral são os bairros onde a população possui realidades financeiras diferentes e assim podemos observar como cada bairro faz um uso diferentes de seus espaços públicos, também é possível observar qual a importância dos espaços públicos para cada bairro e como está distribuídos. A metodologia utilizada nesse estudo vem através de análise de mapas e comparação dos bairros de maior e menor poder aquisitivo da cidade de Juazeiro do Norte no Ceará, havendo também pesquisa bibliográfica sobre a importância desses espaços pra a sociedade, além de estudo sobre projetos de referência em outras regiões.

PALAVRAS-CHAVE: Espaços públicos, cidade, bairro, praça.

INTRODUÇÃO

Através de uma análise em entre bairros opostos economicamente falando da cidade de Juazeiro do norte, não diferente de várias outras cidades onde a diferença socioeconômica em entres bairros próximos é tão evidente entre os bairros João Cabral e Lagoa Seca essa história não é diferente pois são bairros com cultura e nível econômico distintos e fazem fronteiras dentro da cidade. O estudo a seguir irá trazes através de mapas e análise bibliográfica essas diferenças e como a importância dos espaços públicos para a história e continuidade desses bairros, além da saúde mental e aproximação da comunidade local reforçando sua cultura e gerando espaços para a socialização humana.

OBJETIVOS

O objetivo geral desse trabalho é trazer através de uma análise socioeconômica entre dois bairros de Juazeiro do Norte no Ceará, os bairros em questão são o João Cabral e Lagoa seca e nessa análise foi buscando identificar as suas características e como essas suas diferenças podem impactar na presença ou falta de espaços públicos adequados para cada área, e as diferença entre esses espaços por se tratar de culturas diferentes. Através desse estudo trazer uma amostra de como pode ser aproveitado diferentes áreas em diferentes contextos de uma forma mais adaptativa em relação a cada bairro, aproveitando assim suas potencialidades.

MATERIAIS E MÉTODOS

Foi utilizado na pesquisa desse artigo análises bibliográficas e mapas que mostra a evolução dos espaços públicos e sua importância para a sociedade no âmbito mundial, mas partindo de uma análise regional entre dois bairros de Juazeiro do norte no estado do Ceará, os bairros João Cabral e Lagoa seca.

EVOLUÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DURANTE A HISTÓRIA

A partir da segunda metade do século XIX se inicia uma grande transformação nas cidades como Londres e Paris devido a industrialização e urbanização que cria trazendo para a cidade um número enorme de camponeses transformado em operários tornando a cidade diferente e estranha para seus primeiros habitantes. Nesse momento da história foram gerados espaços de circulação para facilitar esse fluxo de pessoas, também pensado de forma política pois foi usado como uma forma de segregação onde a população trabalhadora era vista com um perigo para a população mais rica.

Nessa época surge o movimento de multidões fazendo com que os espaços como praças sofrem mudanças consideráveis, com o aumento populacional e se inicia uma nova forma de pensar o meio urbano utilizando intervenções urbanas criados outro centros urbanos retirando assim a centralidade de dispersando a multidão por grandes espaços abertos fragmentados. Hoje em dia os espaços urbanos são responsáveis por criar laços entre as comunidades dentro do bairro onde estão inseridas, onde é possível que a comunidade possa expressa valores democráticos e culturais que expresse a história daquela região.

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BAIRROS DE JUAZEIRO DO NORTE; LAGOA SECA E JOÃO CABRAL

O bairro Lagoa Seca é considerado um bairro nobre em juazeiro do norte e possui localizado nele inúmeros prédios residências, comerciais, shopping, bares e restaurantes de alto padrão, todas essas atrações leva o bairro a ser um dos mais valorizado mesmo sofrendo frequentemente com alagamentos por este localizado em um dos braços do rio salgado, por conta disso o bairro possui lago e em períodos de chuva sofre com alagamento consequência de construções irregulares em áreas inapropriadas para a construções de edificações.

 A Lagoa seca possui como principais espaços públicos gratuitos como praças a principal e mais conhecida praça José Ilanio Couto Goudin (Praça da la favorita) outra bem conhecida é praça Mauricio G. O bairro possui como principal forma de lazer através dos bares e restaurantes famosos na região, limitando o uso para pessoas economicamente desfavorecidas onde é criado uma segregação regional, o bairro também é bem conhecido por seus prédios e casas em condôminos fechados criando a sensação de isolamento em meio a cidade e principalmente gerando a insegurança nas ruas que possuem muros em toda a sua extensão.

Figura 1. Bairro Lagoa Seca, vista aérea.

Fonte: UFCA, Universidade federal do Cariri (2023). Disponível em: < https://www.ufca.edu.br/noticias/pesquisadores-da-ufca-e-municipio-de-juazeiro-do-norte-promovem-consulta-publica-sobre-o-plano-diretor/>. Acesso em out. de 2023.

Muito conhecido por sua cultura muito forte e reconhecida em todo o Brasil representa fortemente à cultura da região do cariri através do reisado, guerreiro, banda cabaçal, maneiro-pau, bacamarte, lapinha mantem acessa a cultura da região moradia de mestres e museus que conta a história da região entraves de sua cultura. Por ser um bairro bastante marginalizado onde os níveis de insegurança são altos leva ao bairro uma fama ruim local de facções criminosas, ruas sem infraestruturas e com poucos espaços públicos e os já existentes possui um esquecimento por parte do poder público muito notado em áreas mais pobres que depende mais do estado. Seus principais espações públicos são a praça do CC e a feira de troca, com a ausência de poucos espaços públicos de qualidade o baixo se torna menos atrativo para a população mais jovem do local e isso pode tem impacto no índice de marginalidade da área.

Figura 2. Bairro João Cabral, inauguração do museu orgânico do mestre Nena.

Fonte: Noticias SESC CE (2023). Disponível em: < https://www.sesc-ce.com.br/noticias/com-tiros-de-bacamarte-na-janela-mestre-nena-comemora-inauguracao-seu-museu-organico-em-juazeiro-norte/>. Acesso em out. de 2023.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A importância dos espaços públicos tem como principais beneficiários a população mais humilde e é de responsabilidade da administração pública como uma garanti do direito de lazer para a população mais pobre, quando esses espaços públicos não estão bem cuidados possui uma reação contraria onde as pessoas evitam nesse caso não necessariamente o fato de haver espaços públicos significa que serão aproveitados e aí entra a importância do poder público. Com espaços públicos bem cuidados podemos melhorar a saúde pública da população local, reduzir os crimes, melhoria da encomia local e além da conservação do meio ambiente.

CONCIDERAÇÕES FINAIS

Através dessa pesquisa chegamos à conclusão de que em bairros economicamente mais ricos é sentido a falta dos espaços públicos, mas é substituídos por opções pagas como bares, restaurantes e shopping. Enquanto para a população mais pobre é sentindo uma forma mais forte levando o aumento da marginalidade do local onde as crianças e jovens não possui locais adequados para a prática de esportes e lazer, nessas áreas a importância do poder público se torna mais importante.

REFERÊNCIAS

CABRAL, Thalyne Nadja Dittert. Mobilidade Urbana: políticas públicas e apropriação de espaços em cidades brasileiras. 2015. 184 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Instituto de Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: file:///C:/Users/gefer/Downloads/000984211.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.

ALOMA, Patricia Rodriguez. O Espaço Público: aquele protagonista da cidade, aquele protagonista da cidade. 2013. Disponível em: https://www.plataformaurbana.cl/archive/2013/11/14/el-espacio-publico-ese-protagonista-de-la-ciudad/?utm_medium= website\ utm_source=archdaily.com.br. Acesso em: 08 out. 2021.

PACHECO, Priscila et al. Espaços Públicos: 10 princípios para conectar as pessoas e a rua. 10 princípios para conectar as pessoas e a rua. 2017. Disponível em: https://wribrasil.org.br/pt/blog/2019/07/espacos-publicos-10-principios-para-conectar-pessoas-e-rua. Acesso em: 08 out. 2021.

FRúGOLI JUNIOR, Heitor. São Paulo: espaços públicos e interação social. São Paulo: Marco Zero, 1995.


Publicado por: Francisco Geferson Morais de Andrade

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.