PLANO DE AULA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, GIRIAS CARIOCAS
Breve apresentação e discussão sobre um plano de aula para ensino fundamental cuja temática envolve a variação linguística e as gírias cariocas.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
PLANO DE AULA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: GIRIAS CARIOCAS
INTRODUÇÃO
Compreende-se a variação lingüística como uma manifestação natural responsável pela diversidade dos sistemas de uma língua, como também da mudança da pronuncia, morfologia, vocabulário e sintaxe. Diante disso, todas as línguas são sensíveis e dinâmicas a fatores de idade, sexo, região geográfica, grau de formalidade e classe social do falante, no que se refere ao contexto da comunicação.
Logo, percebe-se que a variação linguística existe por toda parte, haja vista que no Brasil há variedades lingüísticas também. Vale ressaltar que é de suma importância para a vida social, visto que pode ser estudada entre outras línguas ou dentro de uma mesma língua por meio de mudanças.
Do mesmo modo, a gíria é uma variante da língua usada pelos jovens em um contexto informal. São frases ou palavras em desacordo com a norma culta, utilizadas por certas classes sociais ou grupos, ou em algumas culturas ou regiões.
OBJETIVOS
Objetivos/Finalidades
Compreender as variantes lingüísticas (gírias) praticadas pela turma, como também das comunidades de fala dos alunos. Conhecer algumas gírias das comunidades do rio de janeiro para não se perder no “Carioquês”.
Objetivos Específicos
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Desenvolver a criatividade e o senso crítico;
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Refletir sobre a relação entre língua, sociedade, cultura e contexto;
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Conscientizar os alunos acerca das formas de expressão praticadas pela própria turma;
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Compartilhar o produto final do projeto com os alunos.
DESENVOLVIMENTO
Pré-leitura
O professor iniciará a aula apresentando o vídeo “Gírias Cariocas de Favela, com o objetivo de conceituar e caracterizar a gíria. Assim, os alunos conhecerão as gírias usadas no contexto das comunidades cariocas, sendo também compreendidas como elemento modificador da língua. O vídeo estará disponível em: https://youtu.be/L1KHx4pSA7o?si=kg68rtbfKgEhxwTJ.
Após a exibição do vídeo, os alunos deverão ser incentivados aos comentários, e com isso, mostrar em sala de aula as gírias utilizadas no cotidiano. O professor pedirá aos alunos que fiquem em duplas para fazer uma listagem das gírias mais usadas, indicando os contextos de ocorrência e suas funções.
Tais representações serão feitas em cartolina, ou qualquer outro recurso que permita uma melhor visualização da turma. Dessa forma, os alunos poderão entender que a gíria não representa desvalorização de pessoas ou grupos, mas sim uma relação de intimidade existente entre os interlocutores.
Leitura
Para começar, o início dessa aula será feito com um comentário acerca das reflexões do vídeo anterior. Em seguida, os alunos deverão fazer um resgate do reconhecimento da gíria como variação linguística, construindo um resumo escrito sobre o que entenderam do vídeo apresentado.
Após o resumo, o professor fará o inicio da aula com a distribuição do Rap das Armas, dos MCs Cidinho e Doca, para trabalhar com a imaginação dos alunos. Depois, os alunos serão divididos em dupla para ler a letra da musica e gravar no celular a leitura do colega. Em seguida, o professor fará a leitura do Rap e os alunos irão fazer comparações com as gravações de cada colega de classe.
RAP DAS ARMAS
Cidinho e Doca
Parrapapapapapá papá papá
Parrapapapapapapá papá papá
Paparrá Paparrá Paparrá clack BUM
Parrapapapapapapa papá papá
Morro do Dendê é ruim de invadir
Nóis, com os Alemão, vamo se divertir
Porque no Dendê vô te dizer como é que é
Lá não tem mole nem pra DRE
Pra subir aqui no morro até a BOPE treme
Não tem mole pro exército civil, nem pra PM
Eu dou o maior conceito para os amigos meus
Mas Morro Do Dendê também é terra de Deus (...)
(...) Vem um de AR-15 e outro de 12 na mão
Vem mais dois de pistola e outro com 2-oitão
Um vai de URU na frente, escoltando o camburão
Tem mais dois na reta-guarda, mas tão de Glock na mão
Amigos que eu não esqueço, nem deixo pra depois
Lá vem dois irmãozinhos de 762
Dando tiro pro alto só pra fazer teste
De INA-Ingratek, Pisto-UZI ou de Winchester
É que eles são bandido ruim, e ninguém trabalha
De AK-47 e na outra mão a metralha
Esse rap é maneiro, eu digo pra vocês
Quem é aqueles cara de M-16
A vizinhança dessa massa já diz que não aguenta
Nas entradas da favela já tem .50
E se tu toma um pá, será que você grita
Seja de .50 ou então de .30
Mas se for Alemão eu não deixo pra amanhã
Acabo com o safado dou-lhe um tiro de Pazã
Porque esses Alemão são tudo safado
Vem de garrucha velha dá dois tiro e sai voado
E se não for de revolver eu quebro na porrada
E finalizo o rap detonando de granada.
Após a leitura e o estudo da letra da música, os alunos farão um exercício em dupla. Deverão apresentar um diálogo utilizando a linguagem formal e, em seguida, outro dialogo com gírias das respectivas comunidades ou grupos sociais do Rio de Janeiro. Feito o diálogo, os alunos explicarão os contextos de utilização de cada uma dessas variações, por meio dos conceitos de informalidade e formalidade da língua, justificando a utilização da gíria em uma linguagem informal.
Pós-leitura
O professor explicará a diferença entre linguagem formal e gíria. Com base na apresentação realizada, perguntará aos alunos se eles acreditam na existência de gírias próprias na sala de aula. Assim, os alunos poderão perceber que o uso da variante “gíria” está vinculado ao nível de intimidade entre os falantes, não representando qualquer desprestígio ou menosprezo de grupos ou pessoas.
Em seguida, será sugerido aos alunos que, em dupla, façam uma pesquisa para buscar exemplos de gírias. Depois, as duplas deverão realizar uma apresentação para os colegas de sala. É importante salientar aos alunos que façam uma pesquisa de forma eficaz.
Por fim, a disciplina será encerrada com uma oficina em sala de aula, onde os alunos, junto com o professor, irão protagonizar as gírias cariocas de favela, tornando o projeto ainda mais especial e divertido. Para finalizar, teremos um coffee break com muitas variedades.
REFERÊNCIAS
DIANA, D. o que é gíria? Toda matéria: língua portuguesa. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-giria/. Acesso em; 11 set. 2023.
GIESEL, C. C. M. Sociolinguística: gênero, gírias e dialetos em sala de aula. Rio de Janeiro, recurso digital, Universidade Veiga de Almeida - UVA, 2019, 109 p.
PAULISTA, M. L. L. Variação linguística: primórdios, conceitos e metodologia. Revista Ecos vol.21, Ano 13, n° 02, 2016, 21 p.
RIGONATTO, Mariana. O que é variação linguística? Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-
Publicado por
Marcos Aurelio Coura de Araujo[1]
Claudia Cristina Mendes Giesel[2]
[1] Aluno do Curso de Letras – Língua Portuguesa/Literatura da Universidade Veiga de Almeida
[2] Professora Tutora do Curso de letras – Língua Portuguesa/Literatura da Universidade Veiga de Almeida
Publicado por: MARCOS AURELIO COURA DE ARAUJO
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.