Nem não é conjunção
Nem não é conjunção, o erro gramatical no emprego do nem, o que é nem, exemplos de emprego errôneo do nem, a modificação que nem promove.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Um grande erro dos nossos renomados gramáticos é dizer que NEM é conjunção aditiva ou alternativa.
Vejamos o seguinte exemplo:
Ele não bebe, nem fuma e nem dança.
Veja que o NEM está modificando os verbos fumar, beber e dançar. Neste caso o NEM está substituindo E NÃO, e o que modifica um verbo é um advérbio. Outro exemplo que posso citar é o seguinte:
Nem sempre ouvimos o que queremos.
Neste caso o NEM está modificando o advérbio sempre conclusão: a palavra NEM é advérbio de negação e não conjunção aditiva ou alternativa.
Publicado por: weliton Nazareno dos Santos Mesquita
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.