Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

CATEGORIA LUGAR: UM OLHAR SOBRE O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO DO INDIVÍDUO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Breve discussão sobre a categoria "lugar" na Geografia: um olhar sobre o sentimento de pertencimento do indivíduo no espaço geográfico.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

RESUMO

Dentro das 4 categorias para estudos da geografia, neste trabalho queremos abordar a categoria lugar como um importante instrumento de análise do espaço geográfico, iremos abordar o conceito embasado em alguns escritores renomados que abordam o assunto de uma forma profunda dentro do espaço geográfico, buscando dar ênfase ao contato do indivíduo com o lugar onde ele si estabelece como um agente transformador e participativo com suas atitudes e valores. Este trabalho vem  colaborar para uma analise reflexiva do conceito lugar frente as demandas que o conhecimento requer para o entendimento das relações humanas , considerando e respeitando  as várias formas que cada indivíduo enxerga o mundo, pois cada um vê o mundo da sua forma e sentimento, nessa visão cabe o profissional da área geográfica colaborar para o entendimento dessa categoria levando em suas bases de estudo uma forma pedagógica e contextual onde si possa trabalhar as atitudes , valores e raízes desse indivíduo dentro do espaço geográfico referente ao seu lugar.

PALAVRAS-CHAVE: Lugar. Pertencimento. Atitudes.Valores.

INTRODUÇÃO

Para abordarmos o assunto em questão nesse momento vamos analisar a corrente geográfica humanista, iremos refletir e analisar trabalhos de escritores que abordam o conceito lugar, por ser um conceito amplo estudado em outras áreas do conhecimento, nesse momento abordará o lugar dentro da disciplina de geografia. A palavra lugar vem do latim locális, significa: espaço ocupado, posição, localidade, povoação, região e país, dentro da geografia vão depender da corrente geográfica humanista ou crítica para um aprofundamento nos estudos do conceito lugar.

A princípio a geografia ela si inicia como uma ciência descritiva e comparativa e depois ela começa a estudar a relação homem/sociedade, apartir então desse período é que surgem estudos, reflexões e analises do conceito lugar e do indivíduo dentro do espaço geográfico, neste trabalho procuramos averiguar o valor dessa categoria para estudos no espaço onde o ser humano vive, para fins de estudos sejam eles na área social, econômica, ambiental, onde a participação consciente do indivíduo é atribuída aos seus valores, atitudes e sentimento de pertencimento no lugar onde está inserido.

Particularmente essa categoria é de extrema importância para análises de fatores atribuídos ao objeto de estudo conceituado como lugar, creio que apartir de uma visão de mundo particular de cada indivíduo é que a construção do espaço vai si modelando e si estruturando com a participação efetiva e sentimental do indivíduo referente ao seu lugar como cidadão dentro do espaço geográfico.

DESENVOLVIMENTO

Para iniciarmos uma reflexão do conceito lugar dentro da geografia, não poderíamos deixar de citar um grande escritor humanista Yi Fu Tuan, conforme descreve “O espaço ele só transforma-se em lugar quando o indivíduo pode definir o sentido real e o seu significado daquele dado momento no lugar” (TUAN, 1983, p.151). Fica bem evidente o sentido de pertencimento a um local quando a pessoa pode viver momentos da sua vida onde ela si sente bem ou mal, feliz ou triste, ou seja, tudo que acontece com o indivíduo no lugar onde ele reside ou onde ele pertence naquele instante, é algo que faz ele si apegar cada vez mais a este local ou si distanciar do mesmo.

Conforme Silva “o lugar vai determinar as relações e estas relações determina o lugar” (SILVA, 1978, p.7), desde muito cedo o ser humano vai si adaptando com os objetos que estão ao seu redor, o apego ao lugar vai definindo suas relações com os outros indivíduos, no campo sentimental, econômico, profissional, tudo isso determina as características do lugar através da intensidade de pertencimento em que ele possui e carrega consigo mesmo.

Muitas vezes vemos a dificuldade de muitos alunos e até professores para o entendimento do conceito lugar dentro da geografia. TUAN diz: “é impossível discutir o espaço experimental sem introduzir os objetos e os lugares que definem o espaço” (TUAN, 1983, p.151), vemos então a importância da experiência do indivíduo com o espaço vivido, há uma ligação bem nítida e perceptível das atitudes a serem tomadas diante dos fatos quando os objetos são empregados de forma correta, para que haja um bom entendimento do conceito estudado.Quando usamos o termo habitar, nós podemos estar nos referindo conforme as relações em que o homem tem com o lugar, sendo assim um local de pertencimento, de acolhimento, de segurança (HOFFMANN, 2010).

As trocas de relações humanas ficam bem evidentes ao raciocínio de lugar quando as pessoas si relacionam com outras pessoas através de lugares, ou seja , apartir dos ideais pessoais que se estabelecem uma relação humana ,seja ela por troca de produtos , venda , compra, por meio de suas locomoções através de estradas rurais federais, estaduais, via navios ou ferrovias (SILVA, 1978). 

VISÕES DE MUNDO APARTIR DO LUGAR

Nós professores trabalhamos com educação porque creio eu que buscamos levar os conteúdos dentro de cada disciplina com disposição de mudanças, transformações e colaboração para um mundo melhor, sempre visando um olhar reflexivo propondo aos alunos sua percepção de lugar dentro do espaço geográfico, respeitando suas origens, suas raízes, seus valores e seus sentimentos particulares, viabilizando um aprendizado eficaz conforme o contexto onde este aluno esteja inserido.

Dentro dessa visão no caso da geografia buscamos a assimilação dos fatos locais buscando o entendimento real para uma expansão crítica e reflexiva aos fatos de esfera mundial, na área econômica, social e ambiental. Para SILVA (1978), o lugar ele se remete como uma área, como uma região, como um território, cabendo a nós educadores abordar temas relevantes a esse conceito onde a participação educativa do aluno possa contribuir em sua conclusão referente ao conceito lugar.A experiência que o individuo tem do seu lugar onde vive e conhece muito bem, é inexplicável para outra pessoa que vive fora desse lugar, portanto a particularidade vivenciada dentro dessa categoria é de extrema importância para o relacionamento do homem e o espaço.

É dentro dessa perspectiva que buscamos relacionar os fatos existentes e consistentes abordados conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, dentro de sala de aula, onde esse lugar possa relacionar as atitudes pessoais referentes ao comportamento humano diante do espaço vivido. Para TUAN (1983), ele define o espaço como liberdade e lugar como segurança, ou seja, o lugar é um ambiente concreto, algo vivido, presenciado e palpável, dentro dessa visão percebeu que o individuo vai tomar suas decisões pessoais e coletivas conforme sua identidade com esse local onde esta inserida, a sua intensidade de relacionamento e pertencimento.

SILVA (1978) escreve: “O estado do meio natural e meio cultural, os dois meios formam a totalidade do meio geográfico. Esse meio geográfico si modifica no passar da história natural e a história humana ’’ (SILVA, 1978, p.10), diante dessa colocação fica mais evidente o entendimento do conceito lugar, porque é notável ao conhecimento que tanto o meio natural quanto o meio cultural sofre a movimentação referente as ações do homem dentro do espaço geográfico , com o passar do tempo o homem vai si adaptando aos lugares conforme suas necessidades e atribuindo valores importantes a eles.

Quando falamos da relação do homem com o mundo DARDEL (2011) exemplifica bem essa questão:

Em nossa relação primordial com o mundo, ao nos abandonarmos às virtudes protetoras do lugar, firmamos nosso pacto secreto com a terra, expressamos por meio de nossa própria conduta, que nossa subjetividade de sujeito se encolha sobre a terra firme, se assente, ou melhor, repouse. E desse lugar ,base de nossa existência que despertando , tomamos consciência do mundo e saímos ao seu encontro, audaciosos ou circunspectos, para trabalhá-lo. (DARDEL, 2011, p.40-41).

Estar nesse lugar é o maior sentimento de pertencimento que um indivíduo pode sentir, é onde nascem os desejos humanos de construir colaborar e efetivar seus sonhos com o lugar, a partir de então é que partimos e enfrentamos o mundo, suas causalidades existentes no espaço geográfico a fim de transformá-las de uma forma consciente e humana, onde todos os desafios diários enfrentados conforme as causas naturais que nos sobrevêm nesse lugar sejam pacificadas no intelecto humano.

Nesse pensamento, CARLOS (2007) retrata a geografia humanista quando aborda o conceito lugar relacionado ao dia-dia do indivíduo, onde os fatos locais si entrelaçam refletindo no global, ou seja, é uma rede de relações onde cada um participa com suas características e particularidades singulares disseminando a caracterização do lugar. Para PONTY ( 2006 ), o mundo não é feito de pensamentos alheios, mas é um atributo de vivencias particular, original, onde o ser humano vai construindo suas expectativas através de experiências com o lugar e com os indivíduos onde estão inseridos.

O LUGAR: SÍMBOLOS E IMAGENS

Para HOFFMANN (2010, p.28) “O lugar, na acepção da antropologia, é tido como um local de pertencimento, onde o sujeito se reconhece, tem enraizamento e vivência ’’, então si o indivíduo tem esse sentimento de pertencimento, ele guarda consigo imagens e símbolos desse lugar em sua memória, onde ele for leva momentos de vivência, ele humaniza esse lugar. TUAN (1974, p.11)” O odor tem o poder de evocar lembranças vividas, carregadas emocionalmente, de eventos e cenas passadas’’, através do olfato o indivíduo pode ter lembranças de locais por onde passou ou vivenciou algo na sua vida, um cheiro pode fazer a sua mente voltar no passado, pode ser um cheiro de perfume, cheiro de uma flor, cheiro de uma fruta, cheiro da floresta, da gramínea, existem vários cheiros que é um importante detalhe que o ser humano carrega sempre consigo.

O espaço ele só pode ser transformado em lugar quando temos experiências do cotidiano carregadas em nosso sentimento intrínseco, esse sentimento de participação e envolvimento nos remete a valores simbólicos referente ao conceito lugar, podendo ser a rua do seu bairro, ou uma grande avenida da cidade, pode ser o seu lar, até mesmo a sua nação ou cidade. (HOFFMANN, 2010).

Para finalizarmos nosso objeto de estudo, vemos que cada indivíduo vai ter suas percepções de espaço e lugar concretizadas conforme exemplifica TUAN (1983, p.198) “O lugar é um mundo de significado organizado”, onde a várias manifestações de imagens e símbolos.

METODOLOGIA

Este trabalho foi elaborado através de uma vasta e intensa leitura de revisão bibliográfica de vários autores renomados no assunto, livros, trabalhos acadêmicos que abordam a geografia humana apontando seus estudos para a categoria lugar, um objeto de estudo que tem várias interpretações por ser um conceito amplo estudado também por outras disciplinas.

Na geografia dentro desse trabalho buscamos uma análise conceitual reflexiva referente à participação do ser humano dentro do espaço geográfico, atribuindo suas afeições sentimentais, origens, valores, atitudes, formuladas a partir do lugar, onde possa haver um melhor entendimento do conceito dentro da temática geográfica.

CONCLUSÃO

Diante das pesquisas, leituras e experiências vividas neste trabalho, podemos observar que o ser humano progride conforme suas bases de origens, raízes, valores, sentimentos, a partir do local onde estão inseridos e as suas condutas sempre estarão ligadas ao espaço vivido.

Cada fase da vida o ser humano tem uma visão de lugar, por isso é muito importante quando vamos expor o conceito lugar dentro da geografia, haverá diversas formas de análise conforme o contexto em que o indivíduo esta inserido, isso facilita para nós professores a trabalhar conteúdos dentro da geografia de uma forma mais detalhada respeitando as diferentes observações do indivíduo quando si remete a observação do local onde ele vive, onde suas afinidades são únicas e particulares, que a partir desse momento ele vai atribuir a sua contribuição para a reflexão de fatos que acontecem dentro do espaço geográfico.

Referências

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Labur Edições, 2007.

DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Tradução: Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

HOFFMANN, Maria Luisa. Guardião de imagens: ‘’memórias fotográficas’’ e a relação de pertencimento de um pioneiro com Londrina. (Maria Luisa Hoffmann – Londrina, 2010). 100f. il. Dissertação / Mestrado em Comunicação) – Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2010.

LOWENTHAL, David. Geografia, experiência e imaginação: em direção a uma epistemologia geográfica. In: CHRISTOFOLETTI, Antônio (org). São Paulo: Difel, 1982.

PONTY, Merleau. Fenomenologia da Percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

SILVA, Armando Corrêa da. O espaço fora do lugar. São Paulo: HUCITEC, 1978.

TUAN, Yi Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução: Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.

____________ Topofilia: Um estudo da percepção atitudes e valores do meio ambiente. Tradução: Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1974.


Publicado por: Marcos Francisco do Nascimento

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.