Whatsapp

Interação da luz com a matéria

Física

Confira um artigo de física que demonstra a interação da luz com a matéria.

Para estudar a interação da luz com a matéria, é importante relembrar que sob determinadas circunstâncias a luz pode ser descrita por campos elétricos e magnéticos oscilantes, portanto ela é uma onda eletromagnética. Quando uma onda eletromagnética incide em um material as cargas elétricas destes sentem a ação desses campos, dessa forma, por exemplo, quando um feixe de luz laser após atravessar um meio atômico tem a suas propriedades ligeiramente modificadas em relação as propriedades que tinha antes de atravessar o meio. 

Quando a luz incide no material, a quantidade de luz absorvida é a diferença entre a intensidade da radiação incidente Io e da radiação transmitida I. À relação entre a intensidade da luz transmitida e a intensidade da luz incidente dá-se o nome de transmitância. A espectroscopia é a área da física que estuda esta interação, sendo um dos seus principais objetivos a determinação dos níveis de energia de átomos ou moléculas, onde normalmente as transições eletrônicas estão situadas na região do ultravioleta ou visível e as vibracionais na região do infravermelho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 


Publicado por: Nilton Francelosi Azevedo Neto

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.