Topo
pesquisar

A Pessoa Humana na Perspectiva Humanista

Filosofia

Na proposta humanista o ser humano é um mistério, uma surpresa, um desafio.

Na proposta humanista o ser humano é um mistério, uma surpresa, um desafio. O ser humano não pode ser visto por seus atributos individualmente, ele tem que visto como um todo, ser compreendido na sua complexidade, abrangência, profundidade, deve ser visto como um ser biológico, psicológico, cultural, sexual, econômico, político e religioso.

O movimento filosófico e social denominado “humanismo” tem um sentido muito positivo, pois propõe fundamentalmente a valorizar o ser humano na plenitude, o humanismo vê o ser humano como pessoa. Cada ser humano é um ser único, apesar da carga genética e da influência do meio em que vive, ele tem as suas próprias características que o diferenciam de outro ser.

O ser humano tem um significado especial, sua existência não é um fato isolado, ele deverá ser o eu, o outro e o mundo, o ser humano deve respeitar a vida e as pessoas de modo geral.

A chamada tríplice dimensão vista pelo ponto de vista Humanismo Filosófico é definida em: Dimensão da Consciência, Dimensão do Amor e Dimensão da Liberdade.

Na Dimensão da Consciência o ser humano é o único que sabe sobre si mesmo. Ele pergunta, quem sou? De onde vim? Para onde vou? Para que existo? Todas as demais coisas são relativas. Ao longo da humanidade ele foi se descobrindo e compreendendo o seu lugar no mundo com erros e acertos e sabe das conseqüências de seus atos.

Na Dimensão do Amor cada pessoa é um ser de comunhão e não de solidão, ninguém é mais importante que ninguém, ele não deve ver o “eu” ele deve viver para o “nós”, é necessário o amor a si e ao próximo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na dimensão da liberdade o ser humano é livre para fazer o que quiser, ele tem a sua liberdade cultural, econômica, religiosa, sexual, etc. A liberdade é um dos atributos que configuram a essência humana, levando a ser Pessoa Humana.

Diante do ser pessoa, deparamos com a Ética, a Ética é um conjunto de normas que regula o comportamento dos grupos humanos, ética é espécie de consciência moral, ela avalia nossas ações para saber se as mesmas são boas ou más, certas ou erradas. É o respeito pelo seu semelhante, sem ela a humanidade já teria se despedaçado.

Muitos acham que a ética é um conceito que cada um de nós acredita ser o correto, a forma certa de agir em determinados momentos. Vamos dar um exemplo para compreender o significado da palavra ética. Você trabalha para uma determinada empresa e nesta empresa você é responsável pelo setor de compras, antes de escolher de quem comprar você recebe um pequeno agrado de uma determinada empresa, é ético aceitar este agrado? Seria ético arrumar um “jeitinho” para favorecer esta empresa. Claro que não, a sua credibilidade passa a não ter o mesmo valor, a sua ética passa a ser algo que pode ser comprado, você se tornaria um ser desmerecedor de confiança.

A ética do ser humano deve ser uma coisa incontestável, um conjunto de princípios cujo objetivo é servir como parâmetro para ações humanas, regular o convívio para que a sociedade possa ser cada vez mais humana.


Publicado por: Robson Stigar

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola