Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Análise sobre a sustentabilidade na construção civil.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Resumo

Diante do cenário competitivo no setor da construção civil, muitas empresas descartam seus resíduos da forma mais econômica e rápida, sem a devida responsabilidade com o meio ambiente. Com isto ocorre uma crescente preocupação ambiental em que construtoras buscam a reestruturação em técnicas mais viáveis para melhor reutilização destes materiais, buscando um desenvolvimento sustentável para seu negócio. A preocupação com a Produção Mais Limpa passou a fazer parte de seus planos estratégicos. Visando a forma que a construção civil é realizada, busca-se junto a ética sustentável, uma forma para que haja menos danos ao meio ambiente e a sociedade, além de um custo reduzido e o reaproveitamento de matérias que são descartados, muitas vezes sem cuidado algum. A sustentabilidade é uma forma econômica e social de obter os resultados em uma construção civil.

Palavra-chave-chave: Sustentabilidade; Eficiência; Materiais Ecológicos.

Introdução

O planeta oferece toda a matéria e espaço que se precisa para abrigar a população. É dela e nela que se extraí os materiais e constrói os ambientes do cotidiano. Muitos destes impactos negativos são gerados pelo setor da construção civil, que responde por 40% do consumo mundial de energia e por 16% da água utilizada no mundo. De acordo com dados do Worldwatch Institute, a construção de edifícios consome 40% das pedras e areia utilizados no mundo por ano, além de ser responsável por 25% da extração de madeira anualmente. É natural que a sustentabilidade assuma, gradualmente, uma posição de cada vez mais importância neste cenário. O conceito de Construção Sustentável baseia-se no desenvolvimento de modelos que permitam à construção civil enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais de nossa época, sem renunciar à moderna tecnologia e a criação de edificações que atendam às necessidades de seus usuários. A partir dessa necessidade foram criadas ideias que desenvolvem a construção civil de maneira sustentável. “A busca pela manutenção e/ou melhoria na qualidade de vida, deve vir acompanhada de soluções da maior eficiência no uso dos recursos naturais, de menor impacto ambiental. ” (MOTTA; AGUILAR, 2009, p. 2). A Construção Sustentável é um sistema que promove intervenções sobre o meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. Tal modelo de construção utiliza eco materiais e soluções tecnológicas inteligentes, que promovem a redução da poluição, o bom uso e a economia de água e de energia e o conforto de seus usuários. “Uma construção sustentável interfere diretamente na relação do homem/meio-ambiente com questões que podem ser minimizadas quando se resolve investir em um planejamento adequado. ” (CORRÊA, 2009, p. 10).

Neste trabalho todas as fontes usadas são de natureza teórica bibliográfico, a partir de conceitos sobre sustentabilidade, projeto inteligente, materiais ecológicos, redução da poluição no processo de construção, eficiência energética e aproveitamento da água. O que irá proporcionar assim um melhor entendimento do assunto pesquisado em livros, revistas, websites e consequentemente agregando um novo aprendizado dentro dos conceitos estudados. A abordagem realizada foi qualitativa, a fim de que se pudesse extrair como sustentabilidade pode ser trabalhada na construção civil desde a ideia do projeto até a forma como o mesmo será mantido.

1 Conceitos

O presente artigo abordará conceitos primordiais para o entendimento deste artigo. Tais conceitos como sustentabilidade e projeto-inteligente serão necessários para a melhor compreensão do determinado artigo.

1.1 Sustentabilidade

A palavra sustentável tem origem no latim "sustentare", que significa sustentar, apoiar e conservar. A sustentabilidade (ou desenvolvimento sustentável) é um “conceito que relaciona aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, busca suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. Qualidade ou propriedade do que é sustentável, do que é necessário à conservação da vida.”. A sustentabilidade na construção civil é aplicada através de obras que na sua construção e manutenção, visam agredir o meio ambiente da menor maneira possível.

1.2 Projeto Inteligente

São construções planejadas com o propósito de aproveitar, da melhor maneira possível, o relevo, iluminação, ventilação e outros aspectos naturais. Desta forma a construção e manutenção do projeto se tornam menos agressiva à natureza e possivelmente mais baratas.

2 Evolução

Há ainda 30 anos atrás os economistas estavam pouco preocupados com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, pois, esperava-se que a humanidade fosse (ia) entrar no século dourado através do progresso tecnológico. Mas logo depois surgiu a consciência de que os problemas ambientais já haviam atingido um tal grau de tensão, que representavam um verdadeiro desafio à sobrevivência da humanidade. Isso contribuiu para o desenvolvimento mais rápido dos estudos relacionados com conceito da sustentabilidade e de medidas de desenvolvimento sustentável.

2.1 Primeiro passos

O primeiro grande passo global no âmbito do desenvolvimento sustentável foi a realização da Conferência de Estocolmo em 1972 (UN Conference on the Human Environment), onde se percebeu uma necessidade de reaprender a conviver com o planeta. Porém, o desenvolvimento sustentável passou a ser a questão principal de política ambiental, somente, a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).

2.2 Modernização

A modernização da Construção Civil substitui mão de obra por novas máquinas e equipamentos, estruturas de concreto armado por metálicas, paredes de alvenaria por novos materiais, sistemas hidráulicos e elétricos. É visível a forte tendência à utilização de sistemas construtivos baseados na pré-fabricação. (CAMPBELL, 2009) Dentro de uma abordagem de sustentabilidade, as empresas mundiais têm como objetivo político e ético a colaboração com a redução das emissões de carbono. O desenvolvimento e a adoção de tecnologias mais limpas tem sido um caminho para isso. Essa mudança implica em preparar profissionais para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, que gerem não só ganhos econômicos, mas também ambientais e sociais. Tais soluções devem buscar a eficiência energética, edifícios verdes, ―Retroffitingl (modernização de edifícios, máquinas e equipamentos) e produção de componentes para edifícios.

3 Projeto Sustentável

A sustentabilidade deve começar a ser aplicada já na fase de planejamento onde todo a idealização do projeto será baseada no conceito de projeto inteligente. Posteriormente, após o projeto devidamente acabado é importante aplicar algumas ideias que farão com que ele seja mantido também deve ser sustentável.

3.1 Construção

Na fase inicial da construção trabalha a primeira ideia da sustentabilidade aplicada é a redução de poluição através do melhor aproveitamento dos materiais e do uso de ferramentas e estruturas inteligentes (andaimes de metal reutilizáveis ao invés dos tradicionais andaimes de madeira comuns na construção civil). Também é realizada a separação das sobras como tijolos quebrados, ferros, pedaços de concreto e tudo que possa ser reusado, reaproveitado ou reciclado se for o caso. Na hora de construir, um dos princípios fundamentais da construção sustentável é a preferência pelo uso de materiais ecológicos como plástico reciclado, madeira de reflorestamento, concreto reciclado (concreto aproveitado a partir da demolição de outros edifícios). O aproveitamento da água já pode ser feito no reuso da água dos lavatórios dos funcionários, que é filtrada e bombeada para uma caixa d'água elevada, sendo também utilizada nas descargas e cura do concreto e em outras atividades.

3.2 Manutenção

Finalizada a construção, agora a obra precisa ser mantida de modo econômico. A energia é obtida de fontes alternativas (eólica, solar, geotérmica, mare motriz, entre outras) que são pouco ou não poluentes, além de apresentar a vantagem de ter baixos índices de agressão ambiental. Nesse momento entra a eficiência energética através do uso de lâmpadas e eletrodomésticos econômicos, energia solar para aquecer a água e melhor aproveitamento do calor e do frio minimizando os gastos com aquecedores ou ar condicionados. A otimização no aproveitamento da água da obra já completa será feita com o uso de modelos de torneiras mais eficientes e de encanamentos de maior resistência evitando futuros vazamentos. É planejado o reuso em tarefas que não necessitem de uma composição tão pura da água. Também é feita a captação da água das chuvas que será estocada em cisternas e caixas d’água para ser usada várias tarefas.

Conclusão

O conceito de sustentabilidade tem sido desenvolvido bastante ao logo das últimas décadas. A emissão de documentos de compromissos produzidos por diversas instituições governamentais, ONG’s e congressos no mundo inteiro, mostram o quão grande é a importância dessa aplicação. No entanto não é visto ainda com clareza o uso desse ideal. O desperdício
continua enorme e as empresas ainda não obtiveram o entendimento preciso para torna o conceito de construção sustentável, algo fundamental para o futuro.

Por isso o uso inteligente e consciente de todo o recurso que temos, faz com que sejam reduzidos ou até mesmo anulados desperdícios que serão sentidos futuramente. As construções sustentáveis são a melhor e mais significativa forma de contribuição que os profissionais da construção civil podem dar as futuras gerações.

Referências

Atitudes sustentáveis. SUSTENTABILIDADE? O QUE É SUSTENTABILIDADE? Disponível em: Acesso em: 4 set. 2017.

CORRÊA, Lázaro Roberto. SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Disponível em: Acesso em: 28 ago. 2017.

DEGANI, C. M.; CARDOSO, F. F. A sustentabilidade ao longo do ciclo de vida de edifícios: A importância da etapa de projeto arquitetônico. Disponível em: Acesso em: 11 ago. 2017.

J. A. Yemal; N. O. V. Teixeira; I. A. Nääs. Sustentabilidade na Construção Civil. Disponível em:< http://www.advancesincleanerproduction.net/third/files/sessoes/6B/8/Yemal_JA%20-%20Paper%20-%206B8.pdf >. Acesso em: 11 nov. 2017.

Sua Pesquisa. Sustentabilidade: O que é sustentabilidade, conceito, desenvolvimento sustentável, gestão sustentável, meio ambiente, ações. Disponível em: Acesso em: 28 set. 2017.


Edson dos Santos Morais; Gabriel Sobreira Parente; José Augusto Bezerra de Oliveira; Maria Mikaeli dos Santos Silva.
Faculdade Paraíso (FAP) Rua da Conceição, 1228 - Bairro São Miguel - Juazeiro do Norte, CE CEP.: 63010-465 Curso: Engenharia Civil


Publicado por: Edson dos Santos Morais

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.