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Manual DNIT de Pavimentação

Breve resumo sobre o manual DNIT de pavimentação.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Introdução

Rodovia é o principal meio de transporte em âmbito nacional, tando para o deslocamento de pessoas quanto às cargas, portanto a necessidade em se investir em infraestrutura e estudos ao modo se torna imprescindível para que haja segurança e conforto aos usuários.

Contudo o Decreto n° 71.30 em 1972 deu início ao Departamento Nacional de Estradas e Rodagem – DNER, uma autarquia federal com o intuito se produzir os primeiros manuais de projeto rodoviário, onde foram dispostos diretrizes e orientação aos estudos e excursões de rodovias. Porém em 2002 com a Lei n° 10.233, o DNER foi substituído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, também uma autarquia federal.

Ao DNTI além da incumbência de substituição, coube à ela construção, ampliação, manutenção, fiscalização e desenvolvimento de estudos técnicos (atualização dos manuais desenvolvidos pelo DNER) e assim garantir o desenvolvimento socioeconômico, já que a reforma ou construção de rodovias gera recursos as áreas próximas, além de manter o foco na segurança e conforto aos que trafegam pelas rodovias.

Manuais de pavimentação DNIT

Nos manuais DNIT são dispostos passo a passo de como um projeto geométrico deve ser desenvolvido e apresentado pelos engenheiros à instituição contratante.

No manual estão dispostos temas como:

Materiais Incorporados às Obras de Pavimentação

Nesse tema são abordado quais propriedades os matérias devem obter de acordo com sua tipologia para implantação da infraestrutura (sejam matérias de origem terrosa, petrolíferos ou diversificados). Além dos índices físicos que o matéria deve apresentar, origem das partículas, características granulometrias, as especificações físicas e mecânicas,  quais ensaios melhor se adequa a cada tipo de matérias, além dos quais o material poderá empregado segundo suas qualidades e limitações.

Modalidade e Constituição de Pavimentos

Nesse tema encontra-se quais medidas o engenheiro deve adotar para a construção da pavimentação, além da diferenciação entre os tipos de pavimento (flexível, rígido, semi-rígido…).

Projeto de Engenharia Rodoviária

Nesse tópico é evidenciado a forma como devem ser desenvolvido os projetos básicos ou executivos, a ordem como devem ser abordados cada etapa do projeto, além da forma como deve ser apresentado.

Interferências com o Meio Ambiente

Nesse é descrito quais estudos devem serem adotados a analisar os benefícios e malefícios que a infraestrutura irá acarretar ao meio ambiente local. Além de descrever todas as licenças ambientais que serão necessárias ao decorrer da obra.

Canteiro de Serviços e Instalações Industriais

Com esse tema o engenheiro é orientado a como deve desenvolver a alocação dos canteiros de obras, as áreas de lazer, de assistência emergencial (ambulatórios), oficinas mecânicas, almoxarifados, cozinha e refeitórios, alojamentos, canteiros auxiliares, instalações de pedreiras e esquema de britagem.

Equipamentos

Com esse subtítulo é instaurado os equipamentos que podem ser usados e quais as utilização é mais coerente, aborda como deve ser feito a manutenção dos equipamentos e a constituição das equipes.

Controle de  Qualidade

O controle de qualidade aborda a forma como devem ser desenvolvido os processos ao longo da construção e assim garantir a qualidade da execução, além de como deve ser feito a análise da qualidade do projeto.

Recebimento e Aceitação de Obras

No recebimento da obra o fiscal deverá analisar sobre quais condições o processo foi realizado, se os funcionários eram devidamente habilitados, se houve organização frente ao trabalho, responsabilidade quanto a qualidade e execução. Já para aceitação só se faz possível se todas as condições do recebimento foram adotado e se o pavimento apresenta condições satisfatórias.

Manutenção do Pavimento

O DNIT nesse tema instrui ao profissional quais as alternativas poderão ser incorporada à obra, além de explicar como funciona e quais circunstâncias cada intervenção é indicado.

Estimativa de Custos da Obra

Aqui estabelece ao profissional que deve-se haver uma estimativa do custo da obra, isso inclui desde os estudo preliminares até a execução, além do custo dos profissionais envolvidos e seu peso frente a sua qualificação e posição na obra.

Métodos

Os métodos adotados para esse estudo foram baseados em conteúdos literários e nos manuais dispostos pela DNIT.

Conclusão

No manual DNIT de pavimentação os temas abordados são para auxiliar os engenheiros a desenvolver e analizar com propriedade dos projetos geométricos a serem implantados. Além de ater a segurança, conforto e qualidade da obra. É de fundamental importância que o profissional tenha total conhecimento dos manuais para que os erros sejam evitados.

Referências

Manual de Implantação Básica de Rodovia. DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Rio de Janeiro, p. 617, 2010. Disponivel em: <  https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/planejamento-e-pesquisa/ipr/coletanea-de-manuais/vigentes/ipr_719_manual_de_pavimentacao_versao_corrigda_errata_1.pdf >. Acesso em: 21 dezembro de 2021


Publicado por: Dayani Larissa Gomes dos Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.