Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

Ferrovias

Breve resumo sobre Ferrovias.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Introdução 

Ferrovias é denominado como o transporte terrestre realizado por trens, em comparação ao transporte por rodovias, nesse caso realizado por caminhões, os trens tem maior capacidade de armazenamento porém o tempo de percurso é maior que um caminhão gasta no desloque de uma trecho ao outro. 

A locomotiva se desloca pelo o que chamamos de infraestrutura ferroviária, no qual o trem anda sobre rodas metálica alocadas sob vigas férreas longitudinal (os trilhos) com distanciamento regulares definidos pelos dormentes postos transversalmente sobre os trilhos. Os dormentes ficam acima dos lastros, que são colchões amortecedores constituídos por materiais granulares e desempenham o papel de transmissão das tensões exercidas pelo deslocamento dos vagões nos trilhos para o solo, a transmissão das cargas. Basicamente há dois subsistemas que compõem uma ferrovia, sendo elas, superestrutura e a via permanente.

Infraestrutura Ferroviária

A infraestrutura ferroviária basicamente é desenvolvida similarmente a estrutura de uma rodovia, assim é estruturada a partir de terraplanagem (corte e aterro), obra de artes especiais e correntes (viadutos, pontes, pontilhões e túneis) e sistemas de drenagem.

Superestrutura Ferroviária 

A superestrutura fica alocada a via permanente e tem como função receber as forças exercidas pelas cargas, compostas por trilhos, dormentes, lastros, sublastros s acessórios de fixação. A superestrutura pode ser apresentada na forma rígida, com os dormentes assentador sobre lajes de concreto ou vigas, além de ser apresentado na forma elástica, no qual os lastros ao receber e distribuir as forças sobre a plataforma, os esforços exercidos pelas cargas do material rodante faz com que seja garantido a elasticidade, as forças dissipadas aos trilhos hajam suporte pelos lastros e dormentes. 

Elementos da infraestrutura ferroviária

Lastros: O lastro é constituído por rochas britadas, mas quais devem apresentar resistência à ruptura por compressão, pois ela é a camada superior da infraestrutura no qual de deposita o dormente;

Dormentes: Os dormentes podem ser construídos por madeira, fidrocimento, aço, concreto, plástico, ou misto, tais são postas transversalmente sobre o lastro e serve para a deposição e fixação dos trilhos. Sua função é de suporte e transmissão dissipada  dos esforços ao lastro, além definir a a bitola da via (largura entre a distância médias entre os trilhos);

Trilhos: os trilhos são postos de forma paralela e longitudinalmente estratégico para que haja suporte as tensões exercidas pela locomoção da locomotiva, apresentam em sua composição o aços moldado em forma de “T” fixados aos dormentes com o objetivo de manter a estabilidade à locomotiva, além de manter a bitola da via, receber e dissipar as forças recebidas, manter a direção da locomotiva, entre outras funções;

Métodos

Os métodos utilizados para elaboração deste artigo foram baseados em leitura de literaturas inerentes ao sistema ferroviário e legislação brasileira vigente para o sistemas férreo.

Conclusão

As ferrovias é um modo fundamental para a diminuição dos gargalos logísticos no transportes de cargas, assim é fundamental que haja investimento na infraestrutura. Contudo podemos concluir que a infraestrutura de uma via férrea deve ser desenvolvida com total sapiência em como deve ser projetado e construído uma ferrovia, visto que todos os componentes da infraestrutura tem função e objetivos coletivos e um erro em qualquer fase da construção acarretará em uma sucessão de defeitos por toda a via.

Revisão

https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/planejamento-e-pesquisa/custos-e-pagamentos/custos-e-pagamentos-dnit/sistemas-de-custos/sicro/eventos-1/seminario-de-consolidacao-do-sicro-2018/ConsolidacaodoSICRO2018-SuperestruturaFerroviaria.pdf

Manuais da ferrovia – ANTT: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ferrovias/manuais-das-ferrovias

Livro: Nogueira, José dos Passos - Causos ferroviários / José dos Passos Nogueira. -- São Paulo: Labrador, 2021. 60 p. ; color.


Publicado por: Dayani Larissa Gomes dos Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.