Casa de Câmara e Cadeia do Crato: a história abandonada
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Introdução
A casa de Câmara e Cadeia do Crato é um edifício secular, fruto dos últimos anos do período colonial brasileiro, que atualmente é um museu de história. Grande parte da história da cidade e do Ceará é baseada neste prédio. Embora existam registos de que a edificação tenha sido construída em 1817 durante a época colonial, só no final do século XIX assumiu a forma atual. Hoje, mais de 200 anos depois, é o Museo do Crato J. Figueiredo Filho, que inclui algumas exposições do antigo museu de arte Vicente Leite, que funcionava no último andar do prédio e está fechado há mais de 12 anos.
Objetivo Geral
Apresentar a história dos antepassados que viveram na cidade, e estudar o estilo de prédio feitos naquela época. Visando mostrar a população a necessidade da preservação da história da cidade.
Objetivo Específico
O trabalho descreve uma pesquisa sobre o patrimônio histórico e o esquecimento do poder público para a conservação da Casa de Câmara e Cadeia da Cidade do Crato.
Metodologia
A pesquisa partiu da premissa de estudar o prédio de Câmara e Cadeia da Cidade do Crato. Conhecendo a finalidade da construção do edifício, estudando a planta baixa e suas estruturas.
Resultados Esperados
O prédio é tombado como nível estadual e municipal, mas o local é estudado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde a década de 1940. No andar de cima, começaram a funcionar os primeiros escritórios da Câmara Municipal e da Câmara Municipal. No térreo, ficava a Prisão Pública de Crato. Como peculiaridade, o edifício é um dos poucos a ter uma abóbada em forma de abóbada e já abrigou os prisioneiros mais perigosos.
No Museu de História do Crato encontra-se alguns artefatos originais dos índios Kariris, que foram descobertos durante as escavações durante a reforma da Praça da Sé. Há pilões, armas cortantes, machados e igaçaba (urnas). Há também alguns objetos antigos pertencentes a pessoas importantes da região do cariri, como espingardas usadas pelos cangaceiros.
Diante disto, espera-se o resgate da história da cidade e mostrar a necessidade da preservação dos prédios históricos da cidade, com destaque maior para a Casa de Câmara e Cadeia.
Referências
Crato – Casa de Câmara e Cadeia. Patrimônio. Disponível em <http://www.ipatrimonio.org/crato-casa-de-camara-e-cadeia/#!/map=38329&loc=- 7.234217000000004,-39.41228800000001,17> Acesso em: 25 de setembro de 2022.
Com mais de 200 anos, prédio que sedia Museu Histórico do Crato está com estrutura comprometida. Intelectual Orgânico. Disponível em <https://www.intelectualorganico.com/post/com-mais-de-200-anos-museu- hist%C3%B3rico-do-crato-est%C3%A1-com-estrutura-comprometida> Acesso em: 25 de setembro de 2022.
Resgatando a história de uma cidade média: Crato capital da cultura. Disponível em <http://www.uvanet.br/hist/janjun2010/16_resgatando_historia.pdf> Acesso em: 02 de outubro de 2022.
Publicado por: Ana Alice Marco
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.