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Avaliação estrutural do pavimento

Breve estudo sobre avaliação estrutural do pavimento a importância de sua realização

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Introdução 

A avaliação estrutura da pavimentação, tem por objetivo a caracterização dos elementos utilizados na construção da infraestrutura, além da avaliação estrutural das condicionantes local. Englobado a avaliação estão as condicionantes referentes a espessura das camadas e a qualidades dos material constituinte da infraestrutura do pavimento. As camadas do pavimento rígido são, subleito, base, sub-base e revestimento betuminosos, já às pavimentação flexível são subleito, reforço do subleito, base, sub-base e o revestimento betuminoso. Válido salientar que os materiais utilizados na construção da infraestrutura são rochas de diferentes granulometria de acordo com cada camada.

Assim sendo a partir da execução de procedimentos referente a coleta de material local (de todas as camadas) e estudos realizados em laboratório é possível caracterizar as propriedades do pavimento frente a sua utilização. Com a determinação da espessura do pavimento e a qualidade aparente dos materiais, pode-se assim determinar a sua vida útil e os locais onde devem haver intervenção preventivas ou corretivas.

Avaliação Estrutural do Pavimento

Com a análise visual do pavimento, mapeando as patologias, o engenheiro consegue ter parâmetro das causas e as tipologias dos defeitos. E a partir dos registros em campo, o profissional determina quais as intervenções serão necessárias, além dos locais.

Já com a coleta de materiais e análise em laboratório, possibilita ao engenheiro saber qual a integridade das camadas e do revestimento betuminoso, além da espessura e defeitos imperceptível ao olho nu, como fadiga nas bases comentadas, contaminação ao solo, fissuras de retração, defeitos proveniente a plasticidade e rupturas.

À determinação das características e da capacidade estrutural da infraestrutura de pavimentação é dependente de procedimentos e análises de engenharia, onde apresentará resultados esmiuçado referente ao suporte, qualidade e vida útil do pavimento. Abaixo será descrito alguns dos principais métodos de caracterização da infraestrutura.

A capacidade relativa a estrutura e calculado através de alguns ensaios geotécnicos que tem como objetivo determinar o grau de compactação como a medição da deformabilidade In Situ. E com os ensaios a análise mecânica dos resultados possibilitará que o engenheiro adquira parâmetros referente ao comportamento estrutural do pavimento, determinação da influência do tráfego nos parâmetros do pavimento, como alteração da elasticidade dos materiais inerentes de cada camada da infraestrutura.

Quando houver a necessidade de intervenção corretiva no pavimento, o projeto de reforço deverá conter ensaios realizado a partir de coletas de amostras de todas as camadas estruturantes sem que haja deformação no momento da extração e em sequência tais deveram se estudados em laboratório onde será determinado a granulometria, umidade dos materiais, a caracterização MCT,a massa específica aparente – In Situ, elasticidade, entre outros resultados.

Métodos

Os métodos usados para a elaboração desse estudo foi baseado nos manuais DNIT e em literaturas com enfoco na pavimentação

Conclusão

A avaliação estrutural e essencial para que o engenheiro saiba se o pavimento suportará as exigências do tráfego local e possa determinar sua vida útil. Além da avaliação do estado em que se encontra a estrutura e se necessário intervenções, permite ao profissional quais medidas deve ser tomadas para melhoria e ampliação da viada útil da infraestrutura.

Referências

ALMEIDA, Márcio de Souza S.; MARQUES, Maria Esther Soares. Aterros Sobre Solos Moles: Projeto e Desempenho. 2. ed. rev. São Paulo: Editora Oficial de Textos, 2014. 257 p. v. Único.

Brasil. Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes. Diretoria de Planejamento e Pesquisa. Coordenação Geral de Estudos e Pesquisa. Instituto de Pesquisas Rodoviárias. Manual de pavimentação. 3.ed. – Rio de Janeiro, 2006. 274p. (IPR. Publ., 719). 1. Pavimentação – Manuais. I. Série. II. Título.


Publicado por: Dayani Larissa Gomes dos Santos

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