Whatsapp

Arquitetura Biofílica

Pesquisa de caráter de revisão de literatura sobre a arquitetura biofílica e seus benefícios.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

INTRODUÇÃO:

A arquitetura biofílica é compreendida como uma espécie de extensão do urbanismo, por trazer a natureza para um edifício, incitando a luz solar, água, ar puro, assim como o solo e também elementos vegetais, isso através de uma fusão entre natureza e construção, fazendo com que o ambiente fique mais atrativo e acolhedor. 

OBJETIVO:

Desenvolver uma pesquisa de caráter de revisão de literatura sobre a arquitetura biofílica e seus benefícios.

MATERIAIS E MÉTODOS:

A presente pesquisa tem caráter de revisão de literatura a qual foram selecionados artigos nas seguintes bases de dados: SCIELO e GOOGLE ACADÊMICO.

DESENVOLVIMENTO:

Esse tipo de arquitetura é composta por perspectiva, refúgio, água, relações com o lugar, biodiversidade, estímulos sensoriais, biométrica, Sentido de brincadeira, sedução. Visando englobar pessoas e natureza aos sistemas naturais, até mesmo em ambientes urbanos, para os humanos existe benefícios a interação da luz natural e do ar fresco em ambientes fechados. De acordo com SANTOS 2005, a arquitetura biofílica consiste na junção emocional inata com a natureza e os centros urbanos. Em outras palavras, as pessoas necessitam basicamente interagir com a natureza. Mesmo que os seres humanos insistam em afasta-se do ambiente natural, a aprendizagem biofílica não é substituída por versões modernas, pelo fato das regras de aprendizagem serem transmitidas de geração em geração.

CONSIDERAÇÃO FINAIS:

Contudo, a biofilia não se enquadra apenas como uma tendência biológica, pois, a espécie evoluiu junto com os valores da natureza, aumentando a capacidade do homem sobreviver e prosperar fisicamente, emocionalmente e intelectualmente. Para filiar-se a natureza são necessários elementos, como, sentimentos, pensamentos e comportamentos, ou seja, uma gama de valores humanos e expressões que refletem uma padronização de crenças e disposições para agir em relação ao mundo natural.

DESCRITORES: Arquitetura, Natureza.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SANTOS, V. I, M. ,Desenho para um planeta vivo: biofilia uma solução para o urbanismo e arquitectura sustentáveis. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Integrado em Arquitectura, Faculdade de Arquitectura e Artes, Lisboa, 2016.

CARDOSO, I. Paisagem Património. Porto: Dafne Editora, 2013.

SANTOS, V. L. Além do rural: Os vínculos topo-biofílicos na interação visitantes e paisagem rural em Itu/SP. 2005, 254 f., Dissertação (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro, 2005.

SILVA. M. F. Impactos Ambientais do Ecoturismo: o caso de Bonito-MS. Curitiba, 202 f., 2002. Dissertação (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) Universidade do Paraná, CURITIBA, 2002.


Publicado por: Carlos Eduardo Fernandes Miná

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.