A IMPORTÂNCIA DO USO DA ILUMINAÇÃO NATURAL NA ARQUITETURA E OS SEUS BENEFÍCIOS
Análise sobre o quanto se precisa e depende-se da iluminação natural para o bem-estar, saúde e bom desempenho.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Resumo: Neste trabalho aborda-se as vantagens da exploração da luz natural em ambientes internos, todas os benefícios que a mesma traz para a saúde humana, bem-estar e economia, os tipos de materiais e formas de aberturas mais utilizados.
Palavra-Chave Iluminação natural; iluminação sustentável.
Introdução
Buscando a importância e conscientização para projetos de arquitetura com uso benéfico e adequado da energia natural no nosso dia-a-dia, a iluminação natural é de grande importância no meio de convívio e sua ausência pode trazer vários danos à saúde e um custo elevado nas despesas de energia baseadas somente em energia artificial, a energia natural traz inúmeros benefícios para a saúde, inclusive a prevenção contra doenças psicológicas, estando a luz do sol diretamente ligada ao bem-estar humano, também proporcionando conforto visual e bem estar para os usuários, gerando mais rendimento e vários benefícios para a saúde. Para se ter uma boa iluminação natural, tem-se que fazer estudo correto da carta solar da região determinada, usar meios de bloqueios corretos que dispõem-se atualmente com materiais de grande eficiência e tecnologia, como brises, brises automáticos, persianas, vidros revestidos de 3M e até mesmo o modo de fazer-se paredes e divisórias, sendo elas de concreto, madeira, vidro e cerâmicas, assim sendo tratado sua distribuição de forma correta e benéfica.
É possível utilizar a energia natural de forma confortável e consciente, o objetivo deste artigo é conscientizar o quanto se precisa e depende-se da iluminação natural para o bem-estar, saúde e bom desempenho.
1 Histórico
1.1 A Luz Natural sempre teve seu destaque na história da arquitetura como grande desempenho e eficiência. A Luz do Sol seguindo o seu ciclo natural do dia e caracteriza-se por variações, tendo essas variações de estação, estado de tempo e clima. Falando na importância da luz natural na arquitetura, desde época do Romantismo, Gótico e Barroco, as edificações eram projetadas com a perspectiva com capacidade de manipular e controlar a qualidade e quantidade da distribuição da luz natural para assim, destacar e realçar as formas que iriam de gerar no interior da edificação e assim alcançar a ambientação desejada.
1.2 O tipo, tamanho, formas, localização, das aberturas que iriam ser geradas através de grandes janelas, portas e cúpulas, pensada na geometria e dimensão da parte interna, grandes características destas épocas.
2 Materiais
2.1 O material que se escolhe para trabalhar é de tamanha importância, pois através desses materiais que tem controle no qual a luz vai passar, a textura e sua coloração onde ela vai ter contato. A luz conseguiu fazer com que seja determinante na arquitetura, permite com que se possa apreciar de várias formas os espaços, ver diversas qualidades, enxergar-se melhor as texturas, cores, entre outros elementos.
2.2 Através das formas que podemos utilizar na construção da edificação podemos criar bloqueios e distribuição para os ambientes, formas do concreto, aberturas de varandas internas, pérgolas, paredes vazadas, assim gerando mais conforto término e visual, trazendo também a possibilidade de ventilação, na indústria já mostra vários materiais que podem ser utilizados para controle da luz natural nas edificações, os brises são os materiais mais utilizados e deles temos de vários materiais, modelos e muitos já com automatização mecânica e natural de acordo com a movimentação solar, entre outros materiais como películas em 3M, persianas, cortinas, cobogós, materiais novos que geram energia artificial, mantas que são colocadas fora da edificação fazendo melhoria na distribuição de luz natural, captura também essa mesma luz para gerar energia p luz artificial, uma película leve, de espessura milimétrica. Existem vários estudos e buscas nessa área, pois foi visto a importância de se ter em ambientes diversos a luz natural, gerando vários benefícios a saúde.
3 A importância da utilização da luz natural
3.1 O profissional de Arquitetura deve ter como objetivo principal o bem estar do homem, tendo em sua essência a adaptação e a concepção de espaços para as suas determinadas funções, portanto o conforto seja ele térmico, acústico e lumínico são essenciais para garantir a permanência do indivíduo nesses locais. A utilização da luz natural enriquece o espaço fechado, tornando-o dinâmico ao passar das horas do dia e mais importante, traz benefícios para a saúde do corpo e da mente.
Pode-se facilmente entender a ligação das edificações urbanas com a luz, seja ela natural ou artificial, em contrapartida, não existe Arquitetura sem iluminação. A construção, entendida com a sua massa e o seu interior, necessita abrir-se para a entrada e incidência da luz, para que todo o seu caráter arquitetônico possa ser admirado.
A importância da luz natural em um ambiente é mais do que só trazer economia de energia elétrica, ela traz um bem estar para o homem. A iluminação natural é de suma importância no meio de convívio. Utilizada de maneira incorreta ou ausência da mesma, pode causar danos à saúde, como por exemplo, depressão.
A iluminação natural para ser corretamente projetada deve-se levar em consideração o clima da região, onde o sol nasce e se põe. Um ambiente que tem a iluminação natural faz do ambiente uma ambiente mais agradável, traz um conforto visual, proporciona melhor desempenho nas atividades, além de realçar o espaço, e dá uma estética melhor para o ambiente.
Conclusão
Através do artigo, pode-se concluir que a Arquitetura em sua íntegra anda de mãos dadas com as ciências humanas e biológicas, exaltando o ser humano e buscando tornar as atividades do dia a dia prazeroso e saudável, através de estudos e da preocupação com o bem estar coletivo.
É de essencial valia que o profissional Arquiteto e Urbanista, especializado em Conforto lumínico ou não, tenha bom conhecimento nesta área para que seja responsável pelo estudo e elaboração da incidência de iluminação dos ambientes internos e externos, a iluminação se utilizada de forma correta ela deixa o ambiente mais acolhedor, trazendo um conforto visual para o usuário, bem estar, sensação de estar em contato direto com a natureza, trazendo diversos benefícios humano, estrutural e atmosférico do ambiente, também proporcionando economia de energia elétrica (artificial).
Referência:
COSTA, Leandra Luciana Lopes. A luz como modeladora do espaço na Arquitetura. 2013. 113 f. Tese (Doutorado) – Curso de Arquitetura, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2013.
Disponível em: file: Acesso em: 01 mar 2017.
Ana Caroline de Oliveira; Carla Mayrla Rodrigues Farias; Iliana Barreto Moraes Parente
Faculdade Paraiso do Ceará - FAP Rua Conceição, 1228, São Miguel; CEP:63010-465 Juazeiro do Norte - CE
Publicado por: Ana Oliveira
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.