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A IMPORTÂNCIA DA VELOCIDADE DE PROJETO NAS RODOVIAS

Análise de materiais dispostos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e os conteúdos didáticos referentes a projeção de traçado rodoviário.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Introdução

O tempo de viagem é um dos fatores mais relevantes para a escolha da rota que o condutor irá aderir no seu deslocamento, mas essa velocidade é de acordo com as características que serão deparadas ao logo do trajeto, como a capacidade da via, o fluxo, condições de reparo, clima e a condução do motorista. Para o desenvolvimento do projeto geométrico deve-se levar em consideração a velocidade média de percurso e a velocidade de projeto. Conforme Pimenta em 2017, a velocidade ideal, que não ultrapassa os 120 km/h, é aderida por cerca de 85% dos motoristas.

A adoção da velocidade de projeto é orientada pelos órgãos administrativos de trânsito como o Departamento Nacional de Trânsito – DNIT, que por sua vez, recomenda que a velocidade de projeto seja em função do volume médio diário – VMD e no tipo do relevo local.

Algumas características são importantes para a decisão do traçado como a características do relevo local, a usabilidade da via, volume e características do tráfego, o traçado, comportamento do motorista em certas situações adversas, entre outros fatores. Sobretudo esses dados também são fundamentais para a determinação da velocidade ideal para o projeto com reponsabilidade de garantir a segurança e o conforto dos usuários.

Velocidade de Projeto

Métodos

Para o desenvolvimento desse estudo, os métodos adotados foram a análise de materiais dispostos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e os conteúdos didáticos referentes a projeção de traçado rodoviário.

Conclusão

Contudo pode-se dizer que a velocidade de projeto é de fundamental importância para que haja segurança ao logo de todo o traçado. Além do fato que à determinação da velocidade de projeto é determinada conforme as características do relevo, a velocidade de projeto e as características fundamental que o projeto geométrico irá apresentar por todo trecho.

A características físicas e operacionais dos veículos determinará o dimensionamento do traçado, por exemplo a distância entre eixos dos veículos gerará influência na determinação da superlargura, no cálculo dos raios internos e externos da pista, além do fato que a largura dos veículos pode influenciar na largura da pista de rolamento, das intercessões, e do acostamento. O peso terá influência no valor da rampa máximo e na necessidade de haver faixas adicionais em áreas de subida, entre outros fatores físicos que os veículos podem apresentar.

Referências

Albano, J. F. (2016). Vias de Transporte. (A. J. Affonso, Ed.) Porto Alegre: Bookman Editora LTDA.

Branco, A. M. (1999). Segurança Rodoviária (Vol. Único). (M. E. Humberg, Ed.) São Paulo: CL-A 1999.

Dr. Paulo Sérgio Oliveira Passos, D. L. (2010). Manual de Implantação Básica de Rodovia. 3ª. Rio de Janeiro: DNIT.

Infraestrutura de Transportes, p. 1065, setembro 2015. Disponível em: < https://www.arteris.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Manual-de-Medidas-deSeguranc%C2%B8a-Via%C2%B4ria-Fundacio%C2%B4n-MAPFRE.pdf>. Acesso em: 30 Julho 2021.

http://www.sinfra.mt.gov.br/documents/363190/12364049/Manual+de+Anteprojeto.+25.09.pdf/bc2a57be-14d5-f989-c47e-58dd53e56214

https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/planejamento-e-pesquisa/ipr/coletanea-de-manuais/vigentes/ipr_719_manual_de_pavimentacao_versao_corrigda_errata_1.pdf

http://repositorio.eesc.usp.br/bitstream/handle/RIEESC/6201/Pimenta_Carlos_ProjetoEstradas2.pdf?sequence=5

Autora:

Dayani Larissa Gomes dos Santos.


Publicado por: Dayani Larissa Gomes dos Santos

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