Topo
pesquisar

Volta às Aulas

Educação

Volta às Aulas, o início do ano letivo, as expectativas geradas no retorno às aulas, dicas para começar o ano letivo, benefícios do ínício de um ano letivo.

O início do ano letivo se aproxima e com ele muitas expectativas e aquele friozinho na barriga, comum no primeiro dia de aula. Mesmo quando não há mudança de escola, a mudança de professores, do espaço físico (sala de aula) e de alguns amigos é suficiente para gerar insegurança. Muitas são as expectativas dos pais, avós, tios e professores em relação ao novo ano. Comentários com “passou de ano?” ou “já está um rapaz (ou mocinha), vai para o 4º. ano...” , por exemplo, são muito comuns e contribuem para o aumento da ansiedade da criança neste momento.

Os sentimentos dos estudantes alternam-se entre euforia e entusiasmo por rever amigos e professores e, ao mesmo tempo, medo de não ser aceito ou de “não dar conta” desta nova etapa. É importante que os pais demonstrem confiança e apóiem seus filhos nesta fase. Conversar com eles também é fundamental. É bom ficar atento. Se a ansiedade natural do 1º dia tornar-se um sofrimento para a criança deve-se procurar a escola.
Se a criança está mudando de escola, a atenção deve ser redobrada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muitas vezes pensamos que só os pequenos necessitam de “adaptação”. Fazer um horário mais curto na primeira semana, por exemplo, pode ajudar a criança a se adaptar mais tranquilamente. Além de gerar expectativa, o período de volta às aulas, como todo recomeço, é uma excelente oportunidade para criar novos hábitos, superar dificuldades e modificar o que não foi positivo no ano anterior. Então, bom começo!

Dicas para começar o ano com o pé direito:

• Organizar com a criança um local próprio para estudar em casa. O material deve estar à mão: revistas, livros, dicionário, tesoura, cola, lápis de cor, etc.
• Assinar uma revista no nome da criança. Vale qualquer uma, o importante é criar o hábito e desenvolver o gosto pela leitura. Além dos gibis, sugiro as revistas Recreio, Superinteressante, Ciência Hoje, e para os maiores, História Viva, Isto é, Galileu, Época.
• Encapar os livros para que fiquem mais resistentes.
• Estabelecer horários para tarefas de casa, televisão, computador, etc.
• Organizar um quadro de horários com as atividades semanais e afixá-lo em local visível.


Publicado por: Andrea Müller Garcez

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola