Vamos pensar um pouco sobre a qualidade de ensino em nosso país?
Vamos pensar um pouco sobre a qualidade de ensino em nosso país?, a realidade da educação no país, a má qualidade da educação, o professor brasileiro.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Recentemente na Faculdade, nossa turma - 1º Ano de História - se defrontou com um artigo bem interessante, relacionado com a asituação educacional de nosso país. E é essa publicação - "Os Resultados do SAEB e ENEM podem fechar sua escola?" de Paulo Gheraldelli Junior da Revista Gestão Educacional - que gostaria de comentar um pouco.
Já de inicio, vemos algumas notícias, não tão agradáveis com relação à nossa condição de ensino, na qual nosso país é apontado como um dos "...piores países do mundo em uma série de itens relativos às condições de ensino...", o artigo nos traz ainda a opinião de nosso ex-ministro da educação (Economista Paulo Renato), na qual "...ele esperava um desastre maior...".
De acordo com os resultados mostrados, nosso país em termos educacionais é um verdadeiro fracasso, os resultadosdo SAEB e ENEM apontam "...dificuldades em melhorar a qualidade da educação(...)sendo eles os mais baixos rendimentos desde 1995...".
Para o autor, "os exames não vão fechar as ecolas, mas eles estão revelando uma situação de fracasso, que certamente irá refletir na destruição da escola como elemento importante em nossa sociedade".
O texto chama atenção ainda para o processo de marcha-ré que nosso país sofreu, pois em 20 anos de democracia não conseguiu como outros países, consolidade um sistema de ensino com mais qualidade.
Contudo, proponho uma reflexão séria sobre esse tema, pois estamos diante de um verdadeiro descaso por educação. Estamos num "...país que não consegue, em mais de 20 anos de democracia, melhorar o seu ensino. Só consegue piorar. Parece que o destino quis 'tirar uma com a cara' do Professor Brasileiro..."
Convido você leitor, você leitora ao ler esse artigo, refletir quais serão as conseqüências disso para as gerações futuras? Como nós futuros e atuais professores devemos lidar com essa situação? Qual é a nossa verdadeira função como professores?
Pensemos bastante sobre essa situação, pois nós devemos ser a difereça no meio de tudo isso...
ABRAÇOS E BOA REFLEXÃO!
Revisado em 15/05/2007
Publicado no site: http://www.costaricanet.com.br/?pagina=colunas&vr1=16&PHPSESSID=fb71c433a9fe0da69240352924e442d0
Fonte: Revista Gestão Educacional
Já de inicio, vemos algumas notícias, não tão agradáveis com relação à nossa condição de ensino, na qual nosso país é apontado como um dos "...piores países do mundo em uma série de itens relativos às condições de ensino...", o artigo nos traz ainda a opinião de nosso ex-ministro da educação (Economista Paulo Renato), na qual "...ele esperava um desastre maior...".
De acordo com os resultados mostrados, nosso país em termos educacionais é um verdadeiro fracasso, os resultadosdo SAEB e ENEM apontam "...dificuldades em melhorar a qualidade da educação(...)sendo eles os mais baixos rendimentos desde 1995...".
Para o autor, "os exames não vão fechar as ecolas, mas eles estão revelando uma situação de fracasso, que certamente irá refletir na destruição da escola como elemento importante em nossa sociedade".
O texto chama atenção ainda para o processo de marcha-ré que nosso país sofreu, pois em 20 anos de democracia não conseguiu como outros países, consolidade um sistema de ensino com mais qualidade.
Contudo, proponho uma reflexão séria sobre esse tema, pois estamos diante de um verdadeiro descaso por educação. Estamos num "...país que não consegue, em mais de 20 anos de democracia, melhorar o seu ensino. Só consegue piorar. Parece que o destino quis 'tirar uma com a cara' do Professor Brasileiro..."
Convido você leitor, você leitora ao ler esse artigo, refletir quais serão as conseqüências disso para as gerações futuras? Como nós futuros e atuais professores devemos lidar com essa situação? Qual é a nossa verdadeira função como professores?
Pensemos bastante sobre essa situação, pois nós devemos ser a difereça no meio de tudo isso...
ABRAÇOS E BOA REFLEXÃO!
Revisado em 15/05/2007
Publicado no site: http://www.costaricanet.com.br/?pagina=colunas&vr1=16&PHPSESSID=fb71c433a9fe0da69240352924e442d0
Fonte: Revista Gestão Educacional
Publicado por: Gilberto Abreu de Oliveira
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.