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Vamos aprender a escrever um livro e publicá-lo a custo zero

Etapas sobre como escrever um livro e publicá-lo a custo zero.

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Escrever um livro deixou de ser algo impossível e tão complicado com a internet e o acesso as tecnologias, qualquer pessoa com criatividade e conteúdo consegue publicar um livro. Ainda mais com a alternativa crescente dos livros digitais, conhecidos como e-books, que tornaram os preços mais acessíveis e dispensam o papel, podendo ser lidos em smartphones (celulares), tablets ou aparelhos específicos como os e-readers.

Se você quer publicar um livro, independente do assunto e de seu público alvo, existem diversos recursos e serviços que facilitam sua vida. Pretendo demonstrar de forma rápida e fácil como produzir um livro e publicá-lo a custo zero.

Os passos para a elaboração de um livro

Durante a vida estudantil ou acadêmica com certeza existiu a produção de um trabalho ou projeto que pode ser melhorado e transformado em um livro. O ponto de partida será algo que você tem e precisa ser moldado para que possa se tornar um livro de capa comum ou um eBook, segundo o seu interesse.

Para escrever um livro você precisa de uma ideia. Você pode se inspirar em coisas do cotidiano, do jornal, da tv, da internet ou até de outros livros. Mas você não pode utilizar a mesma ideia. Você tem que diferenciar e personalizar a ideia para que seu livro não seja parecido com o de outra pessoa.

Um livro precisa de um título que desperte a atenção de um público leitor, uma dedicatória, um sumário, partes divididas em capítulos.

A tese de conclusão de curso (TCC), eventualmente chamada trabalho de conclusão de curso, trabalho de graduação interdisciplinar, trabalho final de graduação, projeto de formatura, projeto experimental ou monografia de curso, com suas respectivas siglas, é um tipo de trabalho acadêmico no meio educacional brasileiro amplamente utilizado em cursos superiores e técnicos, como forma de efetuar uma avaliação final dos estudantes, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional.

Dissertação de mestrado é uma modalidade de redação ou composição, escrita em prosa ou apresentada de forma oral, sobre um tema sobre o qual se devem apresentar e discutir argumentos, provas, exemplos etc. Nos meios universitários, equivale à tese, diferenciando-se, no entanto, desta pelo volume de material: a dissertação seria o material que envolvesse poucas páginas (até o limite de 100), enquanto a tese rotularia os textos que ultrapassassem esse número. Já pelo aspecto qualitativo, a dissertação pressupõe a capacidade de aplicação de um método de análise e interpretação, enquanto a tese implica a originalidade do tema ou da abordagem à luz da qual é exposta e discutida.

Uma tese de doutorado é uma proposição intelectual. Atualmente, é considerado principalmente o trabalho acadêmico que apresenta o resultado de investigação complexa e aprofundada sobre temas mais ou menos amplos, com abordagem teórica definida. "É um texto que se caracteriza pela defesa de uma ideia, de um ponto de vista. Ou então pelo questionamento acerca de um determinado assunto. O autor do texto dissertativo trabalha com argumentos, com fatos, com dados, que utiliza para reforçar ou justificar o desenvolvimento de suas ideias".

Uma tese de conclusão de curso, uma dissertação de mestrado, uma tese de doutorado e de pós-doutorado podem-se aproveitar o miolo e serem transformadas em partes e cada parte dividida em alguns capítulos.

Parece óbvio, mas o texto deve ser legível. Isto é: não imprima o texto em fonte Gótica tamanho 8, com margens de meio centímetro em uma página do tamanho de um cartão postal. Ninguém vai ler. Exercite a sensatez. Uma fonte no estilo Arial ou Times, tamanho 12, em um papel A4, com margens 3 cm na esquerda, 2 na direita, 2 em cima e em baixo. Não se preocupe com os erros. Não utilize adjetivos em excesso para descrever os substantivos. Quando terminar, é hora de corrigir os erros e a gramática. Sempre tenha consigo um dicionário e uma enciclopédia quando estiver escrevendo. Você pode ter que verificar palavras, encontrar significados ou procurar sinônimos para usar. Você pode querer editar algumas vezes. Para publicar um livro, basta ter uma história para contar e dedicação para escrever muito e escrever bem. Se faltar motivação – o que também é essencial para começar, pegue a dica que Daniel H. Pink dá em sua obra Drive: trace seu objetivo, entenda que você é quem está no controle da sua vida e parta para se tornar relevante no que se propõe a fazer.

A importância de publicar um livro

Tornar-se escritor pode parecer difícil, mas na verdade é mais uma questão de postura. Ser escritor/a é saber usar os sentidos, observar o que existe em volta com clareza.

Publicar um livro pode ser a concretização de um sonho de criança, a imensa vontade de compartilhar ideias, o início de uma promissora carreira de escritor, a obrigação de informar as pessoas, conclusão de um trabalho acadêmico ou simplesmente uma realização pessoal. Enfim, seja qual for o seu objetivo, a publicação de um livro é uma passagem importante na vida de uma pessoa, que pode mudar a sua trajetória.

De acordo com a cultura popular, o ser humano tem sua missão na terra: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.

Na publicação independente, é você quem decide como será o seu livro e é tudo feito ao seu tempo. Você será responsável por todo o processo de revisão, edição, diagramação, define qual será o valor por cada obra e como será feita a divulgação. O livro será lançado da forma que você deseja, sem a interferência de editoras.

Escritores independentes nem sempre conseguem chamar a atenção das editoras, que sempre preferem fazer apostas seguras em autores já consagrados. Além disso, dos manuscritos que chegam até os editores, só alguns são aprovados. Ao optar por tornar o processo de publicação independente, o autor não precisa dessa aprovação (mas é sempre legal pedir a opinião dos amigos, mãe, tio, cachorro para saber como vai ser a aceitação do livro pelo público).

Escritores independentes, em sua maioria, não tem grana para bancar o processo inteiro. Qualquer autor pode publicar um livro por conta própria. Ser um autor independente é a melhor opção. Henry Alfred Bugalho é um autor independente que conseguiu a façanha de publicar vários livros por conta própria e fazer de um deles, o guia de viagens Nova York para mãos-de-vaca, um sucesso de vendas. Inteligente e articulado, ele comanda ainda a revista literária Samizdat.

Você pode, inclusive, publicar seu livro gratuitamente graças a várias plataformas existentes na internet. Se antigamente era muito difícil ter uma obra aprovada pelo editor de um grande selo, essa barreira caiu. Hoje, você pode publicar seu livro, tanto impresso quanto em formato de ebook, inclusive sem nenhum custo.

Os cuidados durante a elaboração de um livro

As pessoas têm uma capacidade muito pequena de concentração. Não se esqueça dessa verdade soberana ao escolher cada palavra em seu livro, especialmente no primeiro capítulo. Não espere paciência dos seus leitores. Se os primeiros parágrafos não forem capazes de prender a atenção deles, você corre um sério risco de ser trocado por uma literatura muito mais dinâmica.

Um livro é uma tecnologia. Nem sempre esse objeto tão banal para nós teve o formato que conhecemos. E há critérios que estabelecem diferenças entre materiais impressos. Por exemplo, a Unesco define que livro é um impresso com miolo entre capas que possua mais de 49 páginas. Se não for isso, não teremos um livro, mas um folheto.

Não apenas a Unesco, mas outros órgãos e instituições definem qual deve ser a estrutura de um livro. Geralmente, considera-se o livro impresso, a despeito da existência cada vez mais forte do e-book. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um livro tem, além do texto propriamente dito, os paratextos, que são elementos que vêm antes ou depois do principal.

Vejamos os elementos mais importantes, que costumam aparecer nas obras de muitos escritores.

Capa e contracapa (ou quarta capa)

A capa protege o livro, mas também serve para seduzir os leitores. Não é à toa que muitas editoras investem em capas bonitas, chamativas, elegantes, visíveis. Geralmente, são feitas de material mais duro, mais resistente, de gramatura maior que a do miolo, justamente para mantê-lo protegido e conservado.

Já que as capas existem, costumam ser usadas também como suporte para alguns textos que ajudam a vender os livros: textos na contracapa, trechos instigantes da obra, dados do autor etc. A capa, propriamente, serve para identificar obra, autor, editora e outras informações interessantes.

Folha de rosto

A folha de rosto e a falsa folha de rosto (opcional) trazem informações sobre a obra que repetem a capa, mas também podem adicionar mais dados, como número de edição ou impressão. Nas costas dessa folha, costuma vir a ficha catalográfica, geralmente feita por bibliotecários. Com isso, é possível classificar a obra, registrar o seu número intransferível (ISBN — International Standard Book Number) e juntar dados, como créditos dos profissionais da edição.

Dedicatória e agradecimentos

Quem não sonha com isso? Um dia, dedicar a obra aos filhos, aos pais, aos amigos. Essas são folhas que servem para homenagear, agradecer, explicar. Do mesmo modo, a folha de epígrafe, opcional, mas que muita gente usa para transcrever algum trecho inspirador de outra obra. Um poema, uma frase, um excerto filosófico pode vir aí, mostrando que um livro puxa outro.

Sumário

É comum e recomendável que se siga o sumário. Trata-se de uma espécie de esquema que traz os capítulos e as seções, com seus títulos e numeração de página. Com ele, é possível encontrar partes da obra quase diretamente, sem ter de folhear de forma aleatória.

Não confundir sumário com índice. Os índices vêm no fim da obra, e nem todas têm. Costumam ser por temas ou por assuntos tratados no livro.

Prefácio e apresentação

Pode ser importante apresentar a obra ao público, fazer um estudo sobre ela, mostrar a que veio. Isso é feito pelo próprio autor, e aí costuma se chamar apresentação. No entanto, é mais comum que os autores convidem outros autores, mais importantes e reconhecidos, para falar sobre a obra. Isso ajuda a divulgá-la e a legitimá-la. Os prefácios costumam ser escritos por outros, assim como os posfácios, que são a mesma coisa, só que depois do texto principal.

Essa é a estrutura básica de um livro, muito embora o essencial mesmo sejam capa, contracapa e miolo. O sumário deve entrar nessa lista. Tudo o mais depende bastante da vontade do autor e do campo de publicação: literário, técnico, religioso, autoajuda, infantil etc. O planejamento de tudo isso é bem importante para que um livro chegue ao seu público e tenha a devida atenção.

A formatação

Há três formatos básicos de impressão, o A5, o A4 e o 16 cm x 23 cm, sendo os mais usados o A5 (14 cm x 21 cm) – formato tradicional de livro – e o A4 (21 cm x 29,7 cm).

As referências para margeamento e formatação de página são as seguintes:

Livro A5

Papel para formatação básica: tamanho carta (216 mm por 279 mm)

Margens:

Direita – 6 cm

Esquerda – 6 cm

Superior – 3 cm

Inferior – 8 cm

Livro A4

Papel para formatação básica: tamanho A4 (210 mm por 297 mm)

Margens:

Direita – 3cm

Esquerda – 3 cm

Superior – 3 cm

Inferior – 3 cm

Recomendações Gerais

Espaço entrelinhas: simples ou 1,5.

Fontes: Times New Roman 12 é o mais usado.

Parágrafos: Usa-se um recuo de 2 cm (formato europeu); também se pode simplesmente deixar um espacejamento de uma linha após o parágrafo, sem recuo de 2 cm nesse caso. Em ambos os casos, justifica-se (de ambos os lados) o texto em geral.

Capítulos: Cada capítulo deve sempre iniciar numa página ímpar, mesmo que a par anterior fique totalmente em branco (norma da ABNT, para livros).

Sumário: Usa-se um sumário, nas primeiras páginas do livro (quando no final, se chama índice e pode ser feito para tabelas, fotos, gráficos, autores citados, etc.).

Referências e citações: Deve-se seguir as normas de citação e referência constantes deste site, conforme as prescreve a ABNT.

Capas: Venha com uma ideia ou algumas fotos se quiser (se elas vierem já digitalizadas, o ideal é que possuam uma definição de pelo menos 600 dpi). Há bastante flexibilidade para criação de capas, mas isso fica para um momento posterior do processo de edição.

A formatação de um livro da capa comum

A formatação (ou diagramação) é um dos processos onde escritores independentes mais pecam, pois, a qualidade da leitura é influenciada diretamente pela disposição do texto na página. Ou seja, formatar/diagramar é distribuir com harmonia os elementos do livro, pensando na facilidade que o leitor terá ao pegar tua obra para ler.

Todo editor de texto possui ferramentas e opções muito semelhantes, como se todos falassem a mesma língua. Se usa o Microsof Word ou LibreOffice (recomendo o último, pois é gratuito, mais leve e faz a mesma coisa), vai dar no mesmo.

Por mais que tenhamos diferentes opções de editores de texto, eles seguem a mesma fórmula, mudando apenas o lugar das ferramentas. Em paginação, podemos controlar o tamanho do papel (área imprimível, mesmo que digitalmente),margens, rodapés, colunas etc.

Sabe aquela barrinha ao lado das configurações de tamanho, cor e atributos das fontes (letras) que todo mundo ignora e que sempre tá escrito algo como "estilo padrão" ou "corpo do texto"? É uma das ferramentas mais legais na hora de definir atalhos para os títulos dos capítulos ou pré-definir um layout aplicável com apenas um clique.

Nessa barrinha, geralmente encontramos estilo prontos: "Estilo padrão", Corpo de texto", "Título", "Subtítulo", "Título 1", "Título 2" etc. Quando você escreve o texto cru, sem aplicar nenhum estilo, ele é só um monte de caracteres espalhados na página. Imagine que o título do seu livro, o título de cada capítulo e o sumário são casas, ok? Sem nenhum estilo aplicado, eles não têm endereço. Agora imagine os leitores/editores de texto como os correios: sem endereço não fica mais difícil encontrar as respectivas casas? Aplicando estilos, definimos endereços para essas casas, o que facilita a localização e construção de índices, hierarquias e afins.

Você vai me ouvir falar muito disso ainda. Quebras dizem para o editor/leitor de texto que você terminou um bloco de texto e que começará a escrever a partir de outra página. Sendo assim, nada de apertar "Enter" até chegar nessa outra página. Terminou o capítulo? Vai começar o próximo em outra folha? Insira uma quebra de página. Assim ficará padronizado para todo leitor de texto não bagunçar com teu trabalho.

Se você deu "endereços" para todas as "casas" do arquivo, criar um sumário é a coisa mais fácil do mundo: o editor de texto faz isso por você, é só pedir.

A formatação de um eBoo

Ebook (ou e-book) é uma abreviação do termo inglês eletronic book e significa livro em formato digital. Pode ser uma versão eletrônica de um livro que já foi impresso ou lançado apenas em formato digital.

Alguns dos formatos digitais mais populares são HTML, PDF (Portable Document Format), ePub (eletronic publication) e DjVu (pronucia-se déjà vu). Um ebook pode ser lido através do computador, PDA, iPad, Smartphone ou em dispositivo próprio para esse efeito à venda no mercado denominado eBook Reader.

O eBook Reader (eReader), como por exemplo, o Amazon Kindle, é um aparelho portátil criado especificamente para a leitura de livros digitais. Possui uma tecnologia de iluminação da tela diferente dos outros leitores digitais, possibilitando ao leitor uma sensação mais próxima da leitura do livro em papel.

Uma das melhores características dos e-books é que o tamanho das fontes e espaços não são fixos. Dependendo do aparelho que é usado para ler (tablet, kindle, smartphone, computador etc), o leitor pode aumentar as letras, os espaços, a disposição das colunas e até a cor de fundo da página. Por isso, a preparação de um original para publicação digital é menos rígida.

Diferenças entre um eBook e um livro impresso

O mercado de eBooks iniciou no Brasil há bem pouco tempo atrás e por isso ainda não estamos acostumados ao linguajar e às novidades que este vem trazendo. Mas se você está lendo este manual é porque provavelmente entendeu o quanto é importante colocar a própria obra neste formato digital e distribuir ela através uma grande loja como a Saraiva.

Quem inicia a entrar em contato com o eBook no formato ePub pode ficar um pouco frustrado pois algumas coisas são diferentes respeito ao livro impresso. Vamos tentar entender melhor estas diferenças para poder produzir e usar este novo recurso de maneira mais produtiva.

Nada de páginas fixas

Uma das primeiras diferenças é que no livro impresso temos o nosso conteúdo distribuído em uma página fixa e que permanece sempre a mesma. Podemos deixar espaços, ou preencher toda a página com texto ou imagens. O que fizermos será visto pelo leitor, tudo exatamente na mesma posição que foi definida ao criar o livro. No eBook em formato ePub as coisas funcionam de maneira diferente, temos um texto com imagens que é "fluido".

Para conseguir entender melhor como funciona este formato "fluido" podemos imaginar o ePub como um "formato liquido". Todo mundo sabe que a água é um típico estado da matéria que toma a forma do recipiente onde se encontra. Um ebook neste formato faz exatamente isto! Conforme o "recipiente", se adapta tomando a forma que este possui e literalmente o texto flui e se encaixa no tamanho da tela, seja esta pequena ou grande.

Na prática isto significa que conforme o aparelho onde a pessoa for ler ele irá ver uma "página" diferente, conforme o tamanho da tela do aparelho que ele está usando. Então não se preocupe muito em colocar seu texto nesta ou naquela página. Ele irá se adaptar conforme a necessidade.

Nenhuma numeração de página

Se não existe páginas fixas, não existe numeração de página! No início, esta falta do número de página pode ser frustrante, pois ficamos a imaginar como ficará o nosso sumário, ou como vamos citar o nosso livro. Este é um problema que já enfrentamos na web. Nos sites web não existe uma numeração de páginas, mesmo assim conseguimos citar eles. Em prática: não se preocupe com a numeração das páginas e não acrescente elas no seu eBook.

Rodapé, nem cabeçalho

Muitos autores gostam de repetir o título do livro, ou do capítulo no alto da página. É um recurso interessante no livro impresso, mas não é possível usar isto no livro em eBook. O programa que estará apresentando o seu arquivo digital se encarrega de mostrar ao leitor onde ele encontra-se. Em prática, não coloque cabeçalho ou rodapé no seu livro. Você e seu leitor não precisam mais disto.

Fontes e texto inclinado

O uso de fontes diferentes e especiais, é possível no eBook, mas em uma versão simples é melhor limitar isto. Além do mais os textos inclinados que algumas vezes gostamos de usar não funcionam no eBook.

O sumário

Dependendo do tamanho do livro, pode haver um sumário mais ou menos completo que facilite ao leitor a consulta ou busca a conteúdos ou termos específicos. No eBook, também temos um sumário, mas este está "fora do livro" (o assim chamado sumário externo). Ou seja, vai ser preciso selecionar um menu no próprio programa de leitura para ter acesso ao sumário. Além disso, o sumário do eBook não possui numeração de página, pois ele funciona com os links.

Estrutura do eBook

Uma vez que você definiu tamanho da página podemos iniciar o trabalho com o texto. Antes, porém, é bom parar e controlar se a estrutura do seu livro está correta e se você criou texto para todas estas partes.

Um conselho de estrutura pode ser este:

Capa

Folha de rosto

Onde estará presente o Título, subtítulo, autor e ano de publicação.

Créditos

Onde serão acrescentadas as informações de copyright e de diretos do autor, além dos créditos de eventuais imagens usadas.

Dedicatória

Texto

Aqui inicia o texto do livro com a introdução ou diretamente nos capítulos, dependendo do livro.

Informações sobre o autor

Sempre acrescente uma página apresentando o autor. Coloque esta página no final do livro e não no início.

Mais livros ou informações

Acrescente uma página apresentando outros livros seus, ou informações que possam ser interessantes, como uma chamada para o seu blog, Twitter ou Facebook.

Como publicar um livro na plataforma Wattpad

Na barra superior, você vai encontrar um botão escrito "Criar". Para vê-lo, você deve estar logado no Wattpad. Ao clicar nesse botão, você será redirecionado para uma página onde você pode publicar histórias. Basta selecionar a opção "Criar uma história".

O primeiro passo é inserir o título da história. Ele pode ser o que você quiser, desde meramente descritivo até misterioso.

Assim como no seu perfil, você pode enviar uma imagem para ajudar a criar um clima para a história. Lembre-se de incluir o título e o seu nome na capa e de escolher uma imagem que combine com o gênero da história. Ninguém vai ler um romance com uma capa escura e cheia de sangue, por exemplo. No próprio site, você pode encontrar usuários que fazem capas de graça em troca de seguidores, de um certo número de likes, da adição de um livro escrito por eles à sua lista de leituras etc.

Crie uma descrição para a sua história.Isso é essencial para vender a sua obra para os leitores. Assim como a sinopse que aparece na contracapa dos livros físicos, a descrição do Wattpad deve fornecer um resumo envolvente da história. O ideal é que ela revele apenas o suficiente da trama para deixar o leitor com um gostinho de "quero mais".

Não se esqueça de incluir os nomes dos personagens principais e o local em que a história se passa.Tente evocar imagens fortes, porém apropriadas, para a história. A frase "Luisa queria um homem que colocasse nas nuvens", por exemplo, é perfeita para a sinopse de um romance, mas não de um livro policial.Escreva um resumo curto, com, no máximo, 100 a 150 palavras.

Escolha as etiquetas. As etiquetas são pequenas palavras-chave que servem para descrever a história. Elas são usadas em diversos sites, às vezes com o nome de tags, para ajudar os usuários a encontrarem o que estão procurando. Escolha etiquetas pertinentes ao cenário, ao gênero e ao tom da história. Caso esteja escrevendo sobre um acampamento assombrado, por exemplo, use as etiquetas "fantasma", "assombrado", "história de acampamento", "assustador", "terror", "floresta" e "acampamento". Para adicionar uma etiqueta, clique em "Adicionar uma etiqueta", logo abaixo da caixa de "Descrição" .

Escolha um gênero. Essa categoria diz respeito a que tipo de história você está escrevendo. Você pode escolher, por exemplo, "fanfic", "humor", "romance" ou "espiritual". Caso a sua história se encaixe em mais de dois gêneros, escolha o que achar mais relevante.

Selecione as outras opções. No menu de idiomas, escolha a língua da sua história. Em seguida, escolha o tipo de licença de direitos autorais. Caso não saiba muito sobre o assunto, o mais seguro é escolher "Todos os direitos reservados". Isso significa que você será o detentor de todos os direitos sobre a história. Você também pode informar se a trama é voltada para um público adulto ou não. Salve as alterações e avance para a próxima página.

Comece o primeiro capítulo. Após inserir todas as informações pertinentes à história, é hora de publicar o primeiro capítulo. Clique em "Capítulo 1 sem título" e digite o texto. Quando terminar, basta clicar em "Publicar".

Você também pode dar um título para cada capítulo, além de adicionar vídeos e fotos. Basta clicar nos botões que ficam no topo da página.

Publique novos capítulos com frequência. Para adicionar um novo capítulo, clique em "Novo capítulo" na mesma página em que você escreveu a primeira parte da história. Os leitores do Wattpad gostam de receber atualizações regulares. Tente publicar algo novo pelo menos uma vez por semana. O ideal, porém, é que você adicione um novo capítulo duas ou três vezes por semana.

Como um dos principais objetivos do Wattpad é justamente facilitar a publicação de obras literárias online, todo o processo é bastante simples, rápido e prático.

Publicação na KDP (Amazon)

Amazon.com (NASDAQ: AMZN) é uma empresa transnacional de comércio eletrônico dos Estados Unidos com sede em Seattle, Estado de Washington. É claro que a Amazon, uma das maiores empresas do mundo, também teria sua própria plataforma de autopublicação. A Kindle Direct Publishing, ou KDP, também é bem simples e tem a vantagem de expor seu trabalho para um público gigantesco. Por se tratar da Amazon, o autor que publica livros pela KDP entra para uma lista de milhares outros autores independentes de todo o mundo.

O processo é descomplicado: em poucos segundos, você pode se cadastrar ou logar-se com sua conta Amazon. Em 5 minutos, conforme o site já indica, é possível publicar sua obra. Em seguida, dentro de até 48 horas, ela estará disponível para venda no mundo todo.

Os livros também são publicados na Kindle Direct Publishing gratuitamente e de forma mais rápida do que qualquer outra plataforma. Uma vantagem óbvia, também, é que para a publicação ir diretamente para a loja Kindle é bem fácil.

Outra função interessante da KDP é que você pode deixar o livro gratuito por um tempo limitado. Assim, fica mais fácil atrair um número maior de fãs para depois, de fato, concretizar suas vendas.

Publique seu livro com capa comum na KDP, o primeiro passo para a publicação é se cadastrar no endereço eletrônico:

https://www.amazon.com/ap/register?clientContext=135-6449623-2989807&openid.pape.max_auth_age=0&...

Criar uma conta

Já tem uma conta da Amazon? Faça seu login no Kindle Direct Publishing (KDP) com seu nome de usuário e senha existentes da Amazon.

Não possui uma conta Amazon? Acesse http://kdp.amazon.com e clique em "Inscrever-se". Em seguida, clique em "Criar sua conta KDP" e insira seu nome, endereço de email e uma senha segura.

Depois de criar sua conta, você precisará inserir o autor, o pagamento e informações tributárias. Veja os tópicos abaixo para saber mais.

Informações sobre autor/editora

Insira seu nome e sobrenome, ou o nome da sua editora, e o endereço de correspondência que usaremos para fins de declaração de impostos e pagamentos de royalties.

Pagamento e banco

Ao configurar sua conta, você precisará fornecer detalhes para o recebimento dos pagamentos de royalties das vendas em cada loja da Amazon. As formas de pagamento disponíveis (depósito direto, transferência bancária ou cheque) são baseadas na localização do seu banco.

O depósito direto, também chamado de Transferência eletrônica de fundos (TEF), não possui um valor mínimo para pagamento e é a maneira mais rápida, segura e ecológica de receber seus pagamentos de royalties. Você receberá o pagamento pelas suas vendas aproximadamente 60 dias após o término de cada mês, independentemente do valor e na sua moeda local. Por conta dos benefícios do depósito direto, o Kindle Direct Publishing deixará de emitir pagamentos via cheque até o final do ano de 2017.

Clique abaixo o país ou a região na qual seu banco está localizado para ver onde o deposito direto está disponível:

Estados Unidos (US) | Reino Unido (UK) | União Europeia (EU) | Canadá (CA) | Brasil (BR) | Japão (JP) | Índia (IN) | México (MX) | Austrália (AU) | Nova Zelândia (NZ) | Outros.

Para obter mais informações sobre pagamentos, consulte esta página de Ajuda

Informações tributárias

As regulamentações fiscais dos EUA exigem que a Amazon colete informações sobre o seu status fiscal perante a lei dos EUA com o questionário tributário online na página da sua Conta KDP. Você receberá e validará suas informações tributárias antes de poder atualizar seus livros existentes ou publicar novos livros na Loja Kindle. O questionário tributário orientará você em todas as etapas sobre como coletar todas as informações necessárias para estabelecer a sua identidade fiscal. A taxa de retenção de impostos e certos requisitos específicos variam de acordo com a sua localização.

Para iniciar o questionário tributário:

Faça login em http://kdp.amazon.com

Clique em Conta de (Seu nome) no canto superior direito.

Desça na página até "Informações tributárias"

Clique no botão Preencher informações tributárias. Responda a todas as perguntas e insira todas as informações solicitadas durante o questionário. Você pode preencher o questionário novamente sempre que suas informações ou circunstâncias mudarem.

Cadastrado você vai acessar o endereço eletrônico: https://kdp.amazon.com/pt_BR/bookshelf

Acessado o endereço eletrônico, você escolhe se inicia a publicação do livro com capa comum ou pelo eBook Kindle.

Os passos para a publicação do livro com capa comum:

1. Prepare seu manuscrito e sua capa. Confira nossas ferramentas e recursos

2. Verifique se o livro atende as nossas diretrizes de publicação e conteúdo.

3. Use sua conta Amazon para fazer login no KDP ou crie uma nova

4. Certifique-se de que seu navegador está atualizado.

5. Vá para a Biblioteca. Na seção "Criar um novo livro", clique em + Livro de capa comum.

6. Insira suas informações para cada seção:

o Livro de capa comum Detalhes: insira o título, a descrição, as palavras-chave, as categorias etc.

o Livro de capa comum Conteúdo: Selecione o tipo de papel e as dimensões finais do livro. Faça upload do manuscrito e crie sua capa. Pré-visualize o livro de capa comum.

o Livro de capa comum Direitos e preços: selecione os territórios nos quais você detém os direitos de distribuição. Defina o preço sugerido.

7. Depois de inserir as informações, clique em Publicar o livro com capa comum.

Primeiros passos

Você decidiu publicar seu livro no Kindle Direct Publishing (KDP), que permite publicar eBooks e livros com capa comum. Veja as etapas abaixo para preparar, publicar e promover seu livro.

Etapa 1: Preparação

Criamos vários recursos para ajudar você a preparar seu livro, incluindo guias e ferramentas para a formatação do manuscrito e a criação da capa. Em que você está trabalhando?

eBook

Livro com capa comum

Saiba mais sobre as ferramentas e recursos do KDP.

Etapa 2: Publicação

Após formatar o manuscrito e a capa, faça login em sua conta do KDP, acesse a Biblioteca e crie um novo livro. Para publicar seu livro, você deve preencher estas três seções:

Detalhes. Insira informações como título, descrição e palavras-chave.

Conteúdo. Faça o upload do manuscrito e da capa. Visualizar seu livro.

Direitos e preços. Selecione os territórios nos quais você detém direitos de distribuição. Defina seu preço.

Saiba mais sobre o processo de publicação de eBooks e livros com capa comum.

Etapa 3: Divulgação

Após publicar seu livro, você poderá divulgá-lo para os leitores em potencial. Além de você mesmo promover seu livro por email, através de sites e outros tipos de divulgação, é possível usar nossas ferramentas promocionais.

Por exemplo, cadastrar seu eBook no nosso programa opcional KDP Select oferece a você a oportunidade de atrair mais leitores e ganhar mais royalties. O cadastro no KDP Select significa que seu livro será exclusivo para a Loja Kindle e será incluído no Kindle Unlimited e na KOLL (Biblioteca de Empréstimo dos Proprietários Kindle). O cadastro no KDP Select também concede acesso a ferramentas promocionais, como o Kindle Countdown Deals e as Promoções de livro gratuito.

Você também pode alcançar mais leitores, criando uma página do autor gratuita na Author Central (Central do Autor). Você pode adicionar resenhas editoriais, gerenciar sua biografia e blog e manter os leitores que "Seguem" sua Página do autor atualizados sobre suas atividades.

Fonte: https://kdp.amazon.com/pt_BR/help/topic/G200634470

A importância de publicar um livro da capa comum na KDP Amazon é a vantagem do fornecimento do ISBN gratuito, o ISBN foi criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972, o ISBN - International Standard Book Number - é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição.

O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega funções às agências nacionais. No Brasil, a Biblioteca Nacional coordena e supervisiona as atividades técnicas da Agência Brasileira ISBN, em parceria com a Fundação Miguel de Cervantes responsável pela gerência administrativa e pela interface com a Agência Internacional.

A partir de 1º de janeiro de 2007, o ISBN passou de dez para 13 dígitos, com a adoção do prefixo 978. O objetivo foi aumentar a capacidade do sistema, devido ao crescente número de publicações, com suas edições e formatos. Para cumprir a missão de informar e atender aos editores, livreiros, bibliotecas e distribuidores brasileiros, a Agência Brasileira ISBN reúne neste novo portal todas as informações referentes ao sistema ISBN no país, inclusive o Cadastro Brasileiro de ISBNs.

O Cadastro Brasileiro do ISBN não é elaborado nem mantido pela Biblioteca Nacional, as informações são enviadas pelos editores/autores cadastrados na Agência. Os dados são exportados para a Agência Internacional ISBN para compor o Registro Global de Editores.

Os passos para a publicação do eBook:

1. Prepare seu manuscrito e sua capa. Confira nossas ferramentas e recursos.

2. Verifique se o livro atende as nossas diretrizes de conteúdo e qualidade.

3. Use sua conta Amazon para fazer login no KDP ou crie uma nova.

4. Certifique-se de que seu navegador está atualizado.

5. Vá para a Biblioteca. Na seção "Criar um novo livro", clique em + eBook Kindle.

6. Insira suas informações para cada seção:

o eBook Kindle Detalhes: insira o título, a descrição, as palavras-chave, as categorias etc.

o eBook Kindle Conteúdo: faça upload do manuscrito e crie uma capa. Pré-visualizar seu eBook.

o eBook Kindle Preço: selecione os territórios nos quais você detém direitos de distribuição. Selecione um plano de royalties e defina o preço sugerido.

7. Depois de inserir as informações, clique em Publicar seu eBook Kindle.

Fonte:

https://kdp.amazon.com/pt_BR/help/topic/G200635650

 

Publicação nas Novas Edições Acadêmicas (NEA)

Novas Edições Acadêmicas é a representação no Brasil da OmniScriptum GmbH & Co. KG, uma editora alemã, endereço comercial: Brivibas gatve 197, LV-1039, Riga Letónia, União Europeia.

A editora Novas Edições Acadêmicas oferece serviços de publicação sem custo para os autores. Nas Novas Edições Acadêmicas pode-se publicar projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso de graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de pós-doutorado obtém uma incomparável difusão e recepção global graças à nossa experiência em publicação acadêmica e ao uso de novas tecnologias.

A NEA concentra-se na busca, para publicação de pesquisas concluídas nas diferentes áreas disciplinares. Publicar com a NEA é sempre gratuito para o autor, o qual recebe uma comissão sobre direitos autorais proporcionalmente, um exemplar eletrônico gratuito do seu trabalho e a possibilidade de obter exemplares impressos também de maneira gratuita.

Novas Edições Acadêmicas publica numerosos títulos em diversas áreas científicas. NEA é membro associada da American Booksellers' Association (www.bookweb.org) e da Booksellers' Association (www.booksellers.org.uk) do Reino Unido e da Irlanda.

Através de um formulário de contato quevocê acessa no endereço eletrônico:

https://www.nea-edicoes.com/contact

preenche um pequeno cadastro e envia o trabalho/manuscrito (no formato PDF ou Word, se for possível) para que seja avaliado. Em poucos dias, receberá os comentários, e informações se a NEA tem interesse na publicação do seu trabalho, bem como as mudanças (caso necessário) que devem ser sugeridas para que o livro seja comercializado mais facilmente. Havendo interesse, deverá aceitar os Termos e Condições antes de subir todas as informações necessárias na plataforma On-line (o trabalho no formato PDF, um título sugerido, o texto da contracapa, seu CV resumido e algumas palavras chaves). A NEA On-line lhe permite criar facilmente a capa para o livro seguindo alguns passos. Posteriormente, ocorrera a revisão e a aprovação. Depois que o Departamento de Desenho e Impressão o aprova, começa a fase de produção e marketing.

O arquivo do livro para a impressão deverá estar no formato PDF. Lembre-se de excluir a capa, o título e as páginas extras do seu arquivo PDF. Já na etapa de desenho, serão acrescentadas quatro páginas que incluem a capa e a informação da gráfica pela NEA.

Procedimento para publicar com a NEA

Enviar o trabalho (como mínimo de 42 páginas) por e-mail como arquivo PDF para nosso formulário de contato e você terá resposta no prazo de duas semanas sobre a viabilidade da publicação da obra, avisando sobre qualquer mudança sugerida. Durante este período, deverá ser proposto um acordo autoral com a NEA.

O seguinte passo será enviar a versão final do manuscrito e de outras documentações requeridas. A NEA on-line permite que você participe ativamente no desenho da capa, em coordenação com a equipe da editora, que irá guiá-lo na fase da produção e comercialização do seu título.

Perguntas Frequentes

Quais são os benefícios de publicar com vocês?

Bem, sobre as vantagens de publicar conosco: além das razões óbvias, assim com nós, você terá a vantagem de não correr nenhum risco financeiro, já que a publicação é gratuita para nossos autores. Se você estiver planejando desenvolver uma carreira acadêmica, seguramente sabe que o número de publicações tem um papel importante.

Devo pagar para publicar o meu trabalho?

Não. Não deverá pagar nada para publicar o seu trabalho conosco. A NEA acredita que somente a editora deve correr os riscos da publicação de um livro. É por isto que somos nós que assumimos todos os riscos, sendo absolutamente honestos a respeito da qualidade do seu manuscrito. Por isto, somente publicaremos textos e assuntos de acordo com os nossos padrões.

Receberei um exemplar gratuito do meu trabalho?

Receberá 1 exemplar eletrônico gratuito do seu livro no momento que o mesmo for publicado. Como autor, você tem a possibilidade de realizar a divulgação e a venda do seu livro, obtendo enormes descontos.

Quanto tempo leva a produção do livro?

Uma vez terminado o processo, quando você, autor, tenha feito o upload dos arquivos, a NEA On-line desenhará a capa e a equipe de desenho e impressão notificará a data da publicação. A partir deste momento, você contará com a possibilidade de fazer o download do exemplar eletrônico a partir da sua conta de autor. Em aproximadamente 6 dias, o seu livro estará disponível nas diversas livrarias on-line do mundo, como a Morebooks, a Amazon, etc.

Vocês realizarão uma correção do meu trabalho ou alguma revisão linguística?

Já que os trabalhos científicos têm valores apertados, uma correção não seria possível, pois não seria financiável. O autor é responsável pela qualidade do conteúdo e pela linguística do mesmo.

Fonte:

https://www.nea-edicoes.com/site/perguntas-frequentes/32

A importância de publicar um livro da capa comum nas Novas Edições Acadêmicas é a vantagem do fornecimento do ISBN gratuito.

Publicação de um eBook pela BIBLIOMUNDI

Fundada em 2014, a Bibliomundi foi criada a partir da crescente harmonia entre os mercados editorial e tecnológico com a visão de ser uma líder na revolução do mercado de livros digitais.

A publicação de eBook pela Bibliomundi deveráser precedido de cadastro no endereço eletrônico: http://bibliomundi.com/dashboard/ebook/cadastrar#

 

O arquivo deverá estar em ePub para facilitar a anexação do manuscrito para a publicação. É possível baixar um programa que gratuito pelo Google que converta o arquivo de PDF para ePub como o que exemplifico abaixo.

O ePub trata-se de um padrão internacional para eBooks, livre e aberto, organizado por um consórcio de empresas chamado IDPF – International Digital Publishing Forum. Encabeçam o IDPF empresas como Sony, Adobe, Microsoft, entre várias outras. O ePub é um arquivo produzido em XHTML, basicamente os mesmos códigos usados por uma página simples da Internet (HTML), acompanhado de uma folha de estilos .CSS para o controle do design e da diagramação. Imagens e fotos são embaladas, junto com o conteúdo – um arquivo para cada capítulo, em um arquivo com extensão ePub. Essa extensão é reconhecida pelo computador, também, como um arquivo compactado. A adoção do formato ePub, internacionalmente, decorre de duas necessidades básicas. A primeira, estabelecer um padrão aberto para os eBooks, que não pague royalties para nenhuma empresa e possa ser aperfeiçoado ao longo do tempo, à medida que o mercado evolui. A segunda, bastante prática, é permitir que o livro possa ser lido pela maior quantidade de aparelhos e programas possíveis, usando apenas um formato, para economizar tempo e dinheiro através de toda a cadeia de produção de eBooks. Por isso, a escolha da linguagem XHTML e a simplicidade do formato ePub foram decisões refletidas, que visaram facilitar a adoção e o emprego do formato sem maiores dificuldades e investimentos. Um livro feito em ePub permite que a leitura seja uma experiência boa em qualquer tipo de tela, independentemente do tamanho, ou do sistema. Pode-se aumentar ou reduzir o tamanho da fonte, alargar ou diminuir o tamanho da página. Com isso, é possível ler o mesmo eBook, o mesmo arquivo, em vários aparelhos, tanto faz se a leitura é no celular, no iPhone, no Sony Reader ou no PC. O texto é redimensionado automaticamente para o tamanho da tela.

A Bibliomundi é membro da EDItEUR, entidade internacional que desenvolve padrões de comércio eletrônico e de informações bibliográficas (metadados) para o mercado de livros, e-books e periódicos eletrônicos. Criada em 1991, a EDItEUR tem 110 membros em 25 países. O eBook na Bibliomundi geralmente fica disponível em até 72h.

Referências bibliográficas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Manual da monografia jurídica. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

RODRIGUES, André Figueiredo. Como elaborar referência bibliográfica. 7. ed. São Paulo: Humanitas, 2008.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

https://pt.wikihow.com/EscreverePublicar-um-Livro


Publicado por: Benigno Núñez Novo

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