Um breve relato sobre a história da Universidade de Salamanca
Breve resumo sobre a história da Universidade de Salamanca.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
É uma das instituições de ensino mais antigas do mundo e tem uma história fascinante para contar. Vamos dar uma olhada no surgimento e na história dessa famosa universidade.
A Universidade de Salamanca foi fundada em 1218, o que significa que tem 806 anos de existência! Ela está localizada na bela cidade de Salamanca, na região central da Espanha, e é considerada uma das cidades universitárias mais vibrantes do país.
A história dessa prestigiosa instituição começa quando o rei de Leão, Alfonso IX, decidiu criar uma escola de ensino superior na cidade. A universidade foi oficialmente estabelecida pela bula papal de Alexandre IV em 1254, tornando-se uma das primeiras universidades da Europa.
Durante séculos, a Universidade de Salamanca foi um centro de aprendizado e conhecimento. Grandes nomes da história passaram por seus corredores, incluindo o famoso escritor e filósofo Miguel de Cervantes, autor de "Dom Quixote". A universidade foi também um centro de estudos teológicos e filosóficos durante a Idade Média e o Renascimento.
Uma das características mais marcantes da Universidade de Salamanca é a sua arquitetura única. O estilo predominante na universidade é o estilo plateresco, um estilo arquitetônico renascentista espanhol conhecido por seus detalhes ornamentados e fachadas elaboradas. Os edifícios da universidade são verdadeiras obras de arte e vale a pena uma visita só para admirar sua beleza.
Ao longo dos séculos, a Universidade de Salamanca enfrentou muitos desafios e mudanças. Durante a Guerra Civil Espanhola, por exemplo, a universidade sofreu danos significativos que precisaram ser reparados. Além disso, a instituição enfrentou a secularização e a modernização do ensino, que afetaram a maneira como a universidade funcionava.
A Universidade é formada por prédios que são verdadeiras joias da arquitetura espanhola. As três construções mais antigas da instituição, que foram edificadas entre os séculos XV e XVI, são o Edificio de Escuelas Menores, utilizados para aulas de graduação; o Edificio de Escuelas Mayores, que é o principal de toda a universidade; e o Hospital del Estudio, que já funcionou como um hospital entre os anos de 1413 e 1810, mas hoje é a sede da reitoria da instituição. Esses três prédios estão localizados no Patio de Escuelas, uma praça no centro da cidade de Salamanca.
Dentro do Edificio de Escuelas Mayores está a Biblioteca General Histórica, que nada mais é que a biblioteca universitária mais antiga da Europa, tendo sido fundada em 1254. Mas no total a universidade tem 22 bibliotecas que, juntas, mantêm um acervo de pouco mais de 1 milhão de volumes.
A estrutura da universidade também é composta por 573 laboratórios, três museus, três centros universitários e quatro residências estudantis. Além disso, a Universidade de Salamanca também tem dois campi secundários nas cidades de Ávila e Zamora.
O campus de Ávila é formado por três escolas: a Escola Politécnica Superior de Ávila, a Escola Universitária de Educação e Turismo e a Escola Universitária de Enfermagem de Ávila. Já o campus de Zamora conta com quatro escolas: a Escola de Enfermagem, a Escola de Magistério, a Escola Politécnica e a Escola de Relações Laborais.
A Universidade de Salamanca oferece 93 programas de graduação (25 deles de graduação dupla), 75 programas de mestrado, 41 programas de doutorado e 113 programas de títulos próprios (especializações, cursos de extensão, etc.).
Hoje em dia, a Universidade de Salamanca continua sendo uma instituição de prestígio e reconhecida internacionalmente. Oferecendo uma ampla variedade de cursos e programas acadêmicos, a universidade atrai estudantes de todo o mundo que desejam experimentar o ambiente acadêmico rico e culturalmente diversificado de Salamanca. Além disso, a cidade continua sendo um destino popular entre os estudantes internacionais devido à sua rica história, bela arquitetura e vida noturna animada.
O legado deixado pela Universidade de Salamanca é vasto e abrangente. Ao longo dos anos, essa instituição formou e influenciou inúmeras gerações de estudantes, estabelecendo-se como um centro de excelência no ensino e na pesquisa. Sua reputação ultrapassou fronteiras e atraiu estudantes e acadêmicos de todo o mundo.
A contribuição da Universidade de Salamanca para diferentes áreas de conhecimento é significativa. Ela se especializou em uma ampla gama de disciplinas, incluindo medicina, direito, filosofia, teologia e humanidades. Muitos de seus professores e pesquisadores fizeram descobertas revolucionárias, instigaram o pensamento crítico e deixaram um impacto duradouro em seus campos de atuação.
Além das conquistas acadêmicas, a Universidade de Salamanca também tem um papel importante na preservação da cultura espanhola e da língua espanhola. Ela foi responsável por desenvolver e ensinar a língua castelhana e estabelecer as bases do idioma moderno que é falado atualmente. A universidade também abriga uma biblioteca vasta, onde estão preservados manuscritos raros e obras literárias valiosas.
As obras centrais de Francisco de Vitória e demais pensadores de Salamanca são de suma importância para fundamentação filosófica dos direitos humanos no mundo contemporâneo. O principal centro intelectual e por onde passaram os nomes mais expressivos deste momento histórico no século XVI.
Licenciado em teologia, em março de 1522, Vitória retorna à Espanha e desenvolve atividade docente no período de três anos no Colégio São Gregório de Valladolid, que era um verdadeiro celeiro de ilustres e renomados docentes. Em 1526, ele obtém a prestigiosa cadeira prima (Cátedra Prima) da Universidade de Salamanca, de onde exerce então seu magistério e marca profundamente muitas gerações de tomistas, como Domingo de Soto (1494-1560) e Domingo Bañez (1528-1604).
Francisco Suárez é o intelectual mais importante da Companhia de Jesus. Um filósofo, teólogo e jurista espanhol, conhecido por revitalizar a filosofia dos séculos XVI e XVII, e provocar uma ruptura nos modelos teóricos vigentes adequando–os aos novos tempos.
O direito das gentes, a primeira gramática latina e em espanhol, o calendário gregoriano e as bases do direito internacional moderno surgem da Universidade de Salamanca.
Em resumo, a história da Universidade de Salamanca é uma história de tradição e excelência acadêmica. Com 806 anos de existência, a universidade tem desempenhado um papel importante na disseminação do conhecimento e na formação de grandes mentes ao longo dos séculos. Hoje, a instituição continua sendo um símbolo de educação de qualidade e é um lugar onde estudantes de todo o mundo podem se reunir para aprender e crescer juntos.
Notas e Referências:
Espanha. Universidad de Salamanca (USAL). Disponível em: . Acesso em 27 de jan. de 2024.
PLANS, Juan Belda. La Escuela de Salamanca: y la renovación de la teología em el siglo XVI. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 2000.
VERMEHREN, Luis Valenzuela. Vitoria, Humanism, and the School of Salamanca in Early Sixteenth-Century Spain: a heuristic overview. In: Logos, 16, 2, Primavera, 2013, p. 99-125.
Publicado por: Benigno Núñez Novo
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.