Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

Sistemas de Ensino Integral

Sistemas de Ensino Integral, desmotivação e mau desempenho na escola, Sistema de Ensino Integral, Ensino Integral, Adaptação, desmotivação com a escola, mau-desempenho dos estudantes.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Diante de escolas despreparadas, como culpar somente o aluno pela sua desmotivação e mau desempenho na escola?

Atualmente, o Brasil está sendo banhado por uma onda vinda dos principais países desenvolvidos. É o famoso “Sistema de Ensino Integral”. Implantado em algumas escolas do país há pouco tempo, esta moda está desestruturando a educação de algumas entidades a fim de fazer com que estudantes fiquem horas a mais na escola, fazendo atividades extras.
“Estudamos as matérias obrigatórias até uma determinada hora antes do almoço. Depois deste meio período cansativo, começam as atividades extras. Ficamos dentro da escola mais de três horas e quando chegamos em casa, estamos exaustos e sem muito tempo para estudar”, diz a estudante de um colégio da Capital de São Paulo. A rede de ensino adotou o sistema em 2007 e por isso pode ser considerada nova neste quesito, visto como despreparada.

O Ensino Integral faz da escola um ambiente estressante, não dando, conseqüentemente, motivos para que o aluno sinta prazer em estar nela, desmotivando-o de estudar dentro da entidade. Também se torna relevante o fato de que se o aluno chega tarde em casa, exausto, ele não irá executar lições dentro de sua propriedade. E essas justificativas levam ao mau-desempenho dos estudantes, seja na escola ou no lar.

Contudo, a maioria das escolas brasileiras não pode embarcar nesta onda burguesa de países de primeiro mundo, já que o próprio Brasil não consegue acompanhar este ritmo avançado de educação. Também não podemos mudar radicalmente um sistema para outro a qual nenhum aluno está acostumado. Por isso, o estudante que freqüentou este tipo de ensino não poderá ser tão culpado em relação à sua desmotivação com a escola, pois este estará apenas em fase de adaptação. “Adaptação” – até quando iremos utilizar esta palavra como desculpa ao regresso? Não é copiando a Europa que iremos progredir. O Brasil só irá crescer quando certos sistemas estiverem em equilíbrio, principalmente no ramo da educação.

A.C., 16 anos - aluna da rede particular da Capital de São Paulo.


Publicado por: Ana Carolina Elísio Hengles

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.