Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

Reflexões acerca da valorização cultural nas escolas

Valorização da cultura local nos currículos escolares, estratégias...

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Vamos refletir por um momento na possibilidade de valorização da cultura local nos currículos escolares. Para tal, vislumbramos algumas estratégias, as quais serão citadas a seguir.

Parte-se do pressuposto da gestão democrática imbricada no cotidiano da gestão escolar, onde os alunos, pais, famílias e comunidade em geral tenham voz e vez, ou seja, possam ser participes do processo decisório das políticas institucionais em âmbito escolar.

Sendo assim, salienta-se que nessas políticas institucionais podem constar anseios desses participantes, enquanto representação da comunidade local e posteriormente complementação ao Projeto Político Pedagógico – PPP da escola, com as finalidades e ações institucionais.

É importante destacar que esse currículo escolar deve ser flexível, conforme as demandas e necessidades culturais emergentes ao contexto escolar. Desta maneira, toda a estrutura escolar, como gestores, composto por direção, corpo docente e funcionários, mobilizar-se-ão para a efetividade na valorização da cultura local, não perdendo se o foco pedagógico e de educação formal da instituição escolar.

Destaca - se outros fatores importantes, a título de contribuições, a partir de alguns questionamentos: Como valorizar a cultura local no currículo escolar, se muitas vezes a própria escola não tem conhecimento da realidade cultural a qual ela esteja inserida? Será que a escola muitas vezes se fecha internamente e não consegue assim, estar atenta ao que se passa na sua comunidade? Quanto aos profissionais da educação, como valorizar a identidade cultural, se muitas vezes não se valoriza a própria cultura local do profissional? Como incentivar a valorização da cultura local aos alunos?, se nós subjetivamente não a temos valorizada, enquanto trabalhadores da educação.

Sobre o AUTOR:
Bacharel em Serviço Social - UNIFRA. Pós-Graduando em Gestão Educacional - UFSM; Assistente Social da Rede Marista de Educação e Solidariedade do Estado do Rio Grande do Sul.

Publicado por: André Michel dos Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.