LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: O TEXTO COMO INTERAÇÃO SOCIAL, DE ACORDO COM AS HABILIDADES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Breve análise sobre o texto como um mecanismo de interação social conforme as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: O TEXTO COMO INTERAÇÃO SOCIAL, DE ACORDO COM AS HABILIDADES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Marcos Aurélio Coura de Araujo[1]
Silvana Moreli Vicente Dias[2]
INTRODUÇÃO
A produção textual, no contexto escolar, é uma forma de comunicação, ou seja, um objeto de interação social. Nesse contexto, a escrita não é apenas uma atividade avaliativa, mas sim uma atividade subjetiva que propicia aos alunos o uso de gêneros e tipos textuais nos textos escritos.
Por meio da leitura, os alunos desenvolvem a habilidade de produção escrita de vários gêneros formais. Isso proporciona ao estudante, mediante o texto escrito, nova possibilidades de participação social. Além disso, a interação com o texto escrito torna possível ao aluno o aprendizado nas principais estruturas da língua, tais como: pontuação, acentuação, ortografia, estrutura frasal e concordância.
Ao praticar a produção textual com frequência, os alunos conseguem dominar as habilidades da escrita. Dessa forma, é necessário que a disciplina de língua portuguesa trabalhe no 4º ano do ensino fundamental com atividades de produção textual, para que os alunos possam colocar a leitura, bem como a escrita em prática.
As habilidades existentes da Base Nacional Comum Curricular são necessárias para o desenvolvimento dessas competências. Logo, objetivo da BNCC é o desenvolvimento pleno dos alunos, por meio de propostas essenciais e fundamentais de aprendizado no contexto da educação. Nesse sentido, objetivo do presente trabalho é desenvolver um plano de aula para o 4° ano do Ensino Fundamental.
PLANO DE AULA PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: O TEXTO COMO INTERAÇÃO SOCIAL
Objetivo Geral
Despertar nos alunos a curiosidade, como também a habilidade de leitura e escrita. Juntas, estas práticas sociais são de extrema importância, haja vista que possibilitam ao aluno o desenvolvimento da imaginação e do intelecto, além da obtenção de conhecimento.
Objetivos Específicos
- Estimular o interesse pela leitura;
- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Aprender a escrever textos em diversos gêneros textuais;
- Aprender a produzir textos com informações claras e adequadas.
Metodologia
A proposta desse plano de aula é incentivar a leitura e produção textual dos alunos. O projeto didático tem como publico – alvo alunos do 4° ano do ensino fundamental, cuja finalidade é desenvolver um planejamento de uma semana de aula (06 aulas de língua portuguesa), que explore a leitura e a produção textual.
Desenvolvimento
Segunda – Feira (27/11/2023)
(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).
- Título da aula: Concordância Verbal;
- Finalidade da aula: Analise e reflexão sobre a concordância entre sujeito/substantivo e verbo por meio da leitura e produção textual;
- Ano: 4º ano do Ensino Fundamental;
- Objeto(s) do conhecimento: Morfologia;
- Prática de linguagem: Análise linguística;
- Habilidade(s) da BNCC: EF04LP06;
- Materiais necessários: canetas, caderno, lápis, borracha;
- Livro escolhido: Marquês de Rabicó, de Monteiro Lobato.
Terça – feira (28/112023)
(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
- Título da aula: Cartas do leitor: Conhecendo a estrutura e o gênero textual; Finalidade da aula: conhecer o gênero carta de leitor;
- Ano: 4º ano do Ensino Fundamental;
- Gênero: Carta;
- Objeto(s) do conhecimento: Compreender a forma de composição do texto;
- Prática de linguagem: Análise linguística;
- Habilidade(s) da BNCC: EF35LP16;
- Materiais necessários: canetas, caderno, lápis, borracha;
- Texto escolhido: Mônica dá o Recado.
Quarta – feira (29/11/2023)
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
- Título da aula: Laboratório da Escrita;
- Ano: 4º ano do Ensino Fundamental;
- Prática de linguagem: leitura, escrita e produção de textos; morfologia; composição textual e oralidade;
- Dinâmica: mediante propostas de escrita, motivar os alunos para leitura e produção de textos conhecidos;
- Materiais necessários: canetas, caderno, lápis, borracha;
- Habilidade(s) da BNCC: (EF35LP06);
- Livro: Monteiro Lobato: Fábulas.
Quinta – feira (30/11/2023)
(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
- Título da aula: Produção de texto: um novo começo para uma lenda;
- Finalidade da aula: produzir uma continuação para a lenda conhecida. Será publicada no site da escola;
- Ano: 4º ano do Ensino Fundamental;
- Gênero: Lendas indígenas;
- Objeto(s) do conhecimento: construção e coesão da escrita; planejamento textual;
- Prática de linguagem: produzir textos de forma autônoma e compartilhada;
- Habilidade(s) da BNCC: EF35LP25;
- Materiais necessários: canetas, caderno, lápis, borracha;
- Livro: Menino Poti.
Sexta – Feira (01/12/2023)
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
- Objetivo da aula: fazer uma reflexão sobre a função dos pronomes na articulação de um texto;
- Ano: 4º ano do Ensino Fundamental;
- Objetos do conhecimento: Prática de linguagem, morfologia;
- Habilidade da BNCC: EF35LP14;
- Materiais necessários: canetas, caderno, lápis, borracha;
- Livro: Monteiro Lobato – Emília no País da Gramática.
Segunda – Feira (04/12/2023)
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
- Título da aula: os animais da floresta;
- Ano: 4º ano do Ensino Fundamental;
- Gênero: Conto;
- Objeto(s) do conhecimento: escrita autônoma e compartilhada; prática de linguagem;
- Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05;
- Materiais necessários: canetas, caderno, lápis, borracha;
- Livro: Monteiro Lobato – O Sítio do Picapau Amarelo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
De forma muito breve, buscou-se refletir neste estudo sobre a produção textual como pratica social, baseando-se na concepção da linguagem como fundamento do ensino da Língua Portuguesa. Nesse sentido, cabe a escola proporcionar diferentes situações de uso da língua para que habilidades orais e escritas sejam desenvolvidas.
Sobre esse aspecto, entende-se que o trabalho com escrita e leitura abre possibilidades infinitas para as crianças, haja vista que é uma fonte riquíssima para que elas possam compreender o que acontece a sua volta. Portanto, é necessário que os docentes desenvolvam metodologias para trabalhar de forma prazerosa e convidativa.
Podemos observar, ao final desse trabalho, que a prática da leitura permite ao educando maior conhecimento de novas palavras e estruturas gramaticais para que ele possa aperfeiçoar a sua escrita. Logo, as novas práticas educativas devem ter por foco a melhora da aprendizagem dos alunos, bem como o aprofundamento dos seus conhecimentos.
REFERÊNCIAS
BERRETTA, A. C. Produção de texto: uma nova continuação para uma lenda conhecida. Nova Escola, 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/4ano/lingua-portuguesa/producao-de-texto-uma-nova-continuacao-para-uma-lenda-conhecida/4505. Acesso em: 23 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CINTRA, M. R. C. C. Concordância verbal. Nova Escola, 2029. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/4ano/lingua-portuguesa/concordancia-verbal/4773. Acesso em: 21 nov. 2023.
COSTA, L. D. A. Conteudo das unidades 1, 2 3 e 4 da disciplina Processos de Ensino e Aprendizagem em Língua Portuguesa e Literaturas . Universidade Veiga de Almeida, 2023.
DREY, R. F.; GIL, M. M. Dominando as palavras: uma proposta de oficinas de leitura e produção de texto a partir da perspectiva de gêneros textuais. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 18, vol. 2, 2016, p. 83-98.
MOURA, J. O. P. Oficina de Escrita. Nova Escola, 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/4ano/lingua-portuguesa/oficina-de-escrita/3156. Acesso em: 22 nov. 2023.
RUIZ, H. C. C. Escrevendo curiosidades sobre animais de jardim. Nova Escola, 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/1ano/lingua-portuguesa/escrevendo-curiosidades-sobre-animais-de-jardim/4216. Acesso em: 20 nov. 2023.
SILVA, E. G. Leitura e produção textual: o desafio de ensinar a ler e escrever textos na escola. Construir Notícias: ensino pedagógico, 2023. Disponível em: https://www.construirnoticias.com.br/leitura-e-producao-textual-o-desafio-de-ensinar-a-ler-e-escrever-textos-na-escola/#:~:text=Espa%C3%A7o%20pedag%C3%B3gico-,Leitura%20e%20produ%C3%A7%C3%A3o%20textual%3A%20o%20desafio%20de%20ensinar%20a,e%20escrever%20textos%20na%20escola&text=A%20leitura%20e%20a%20escrita,promoverem%20a%20aquisi%C3%A7%C3%A3o%20de%20conhecimentos. Acesso em: 22 nov. 2023.
SILVA, M. C. N. B. Plano de aula: Cartas do leitor: Conhecendo a estrutura o gênero. Nova Escola, 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/3ano/lingua-portuguesa/cartas-do-leitor-conhecendo-a-estrutura-o-genero/2899?gad_source=1&gclid=CjwKCAiAsIGrBhAAEiwAEzMlC76SmQel3pMB0Xxm3uFSgmSVlL8hiW_Ly9L6JIYp6uUrV8-9dzSkOhoCTCUQAvD_BwE. Acesso em: 22 nov. 2023.
[1] Aluno do curso de Letras da Universidade Veiga de Almeida.
[2] Professora do Curso de letras da Universidade Veiga de Almeida.
Publicado por: MARCOS AURELIO COURA DE ARAUJO
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.