Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: O TEXTO COMO INTERAÇÃO SOCIAL, DE ACORDO COM AS HABILIDADES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Breve análise sobre o texto como um mecanismo de interação social conforme as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: O TEXTO COMO INTERAÇÃO SOCIAL, DE ACORDO COM AS HABILIDADES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Marcos Aurélio Coura de Araujo[1]

Silvana Moreli Vicente Dias[2]

INTRODUÇÃO

A produção textual, no contexto escolar, é uma forma de comunicação, ou seja, um objeto de interação social. Nesse contexto, a escrita não é apenas uma atividade avaliativa, mas sim uma atividade subjetiva que propicia aos alunos o uso de gêneros e tipos textuais nos textos escritos.

Por meio da leitura, os alunos desenvolvem a habilidade de produção escrita de vários gêneros formais. Isso proporciona ao estudante, mediante o texto escrito, nova possibilidades de participação social. Além disso, a interação com o texto escrito torna possível ao aluno o aprendizado nas principais estruturas da língua, tais como: pontuação, acentuação, ortografia, estrutura frasal e concordância.

Ao praticar a produção textual com frequência, os alunos conseguem dominar as habilidades da escrita. Dessa forma, é necessário que a disciplina de língua portuguesa trabalhe no 4º ano do ensino fundamental com atividades de produção textual, para que os alunos possam colocar a leitura, bem como a escrita em prática.

As habilidades existentes da Base Nacional Comum Curricular são necessárias para o desenvolvimento dessas competências. Logo, objetivo da BNCC é o desenvolvimento pleno dos alunos, por meio de propostas essenciais e fundamentais de aprendizado no contexto da educação. Nesse sentido, objetivo do presente trabalho é desenvolver um plano de aula para o 4° ano do Ensino Fundamental.

PLANO DE AULA PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: O TEXTO COMO INTERAÇÃO SOCIAL

Objetivo Geral

Despertar nos alunos a curiosidade, como também a habilidade de leitura e escrita. Juntas, estas práticas sociais são de extrema importância, haja vista que possibilitam ao aluno o desenvolvimento da imaginação e do intelecto, além da obtenção de conhecimento.

Objetivos Específicos

  • Estimular o interesse pela leitura;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Aprender a escrever textos em diversos gêneros textuais;
  • Aprender a produzir textos com informações claras e adequadas. 

Metodologia

A proposta desse plano de aula é incentivar a leitura e produção textual dos alunos. O projeto didático tem como publico – alvo alunos do 4° ano do ensino fundamental, cuja finalidade é desenvolver um planejamento de uma semana de aula (06 aulas de língua portuguesa), que explore a leitura e a produção textual.

Desenvolvimento

Segunda – Feira (27/11/2023)

(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).

  • Título da aula: Concordância Verbal;
  • Finalidade da aula: Analise e reflexão sobre a concordância entre sujeito/substantivo e verbo por meio da leitura e produção textual;
  • Ano: 4º ano do Ensino Fundamental;
  • Objeto(s) do conhecimento: Morfologia;
  • Prática de linguagem: Análise linguística;
  • Habilidade(s) da BNCC: EF04LP06;
  • Materiais necessários: canetas, caderno, lápis, borracha;
  • Livro escolhido: Marquês de Rabicó, de Monteiro Lobato.

Terça – feira (28/112023)

(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

  • Título da aula: Cartas do leitor: Conhecendo a estrutura e o gênero textual; Finalidade da aula: conhecer o gênero carta de leitor;
  • Ano: 4º ano do Ensino Fundamental;
  • Gênero: Carta;
  • Objeto(s) do conhecimento: Compreender a forma de composição do texto;
  • Prática de linguagem: Análise linguística;
  • Habilidade(s) da BNCC: EF35LP16;
  • Materiais necessários: canetas, caderno, lápis, borracha;
  • Texto escolhido: Mônica dá o Recado.

Quarta – feira (29/11/2023)

(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

  • Título da aula: Laboratório da Escrita;
  • Ano: 4º ano do Ensino Fundamental;
  • Prática de linguagem: leitura, escrita e produção de textos; morfologia; composição textual e oralidade;
  • Dinâmica: mediante propostas de escrita, motivar os alunos para leitura e produção de textos conhecidos;
  • Materiais necessários: canetas, caderno, lápis, borracha;
  • Habilidade(s) da BNCC: (EF35LP06);
  • Livro: Monteiro Lobato: Fábulas.                               

Quinta – feira (30/11/2023)

(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

  • Título da aula: Produção de texto: um novo começo para uma lenda;
  • Finalidade da aula: produzir uma continuação para a lenda conhecida. Será publicada no site da escola;
  • Ano: 4º ano do Ensino Fundamental;
  • Gênero: Lendas indígenas;
  • Objeto(s) do conhecimento: construção e coesão da escrita; planejamento textual;
  • Prática de linguagem: produzir textos de forma autônoma e compartilhada;
  • Habilidade(s) da BNCC: EF35LP25;
  • Materiais necessários: canetas, caderno, lápis, borracha;
  • Livro: Menino Poti.

Sexta – Feira (01/12/2023)

(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

  • Objetivo da aula: fazer uma reflexão sobre a função dos pronomes na articulação de um texto;
  • Ano: 4º ano do Ensino Fundamental;
  • Objetos do conhecimento: Prática de linguagem, morfologia;
  • Habilidade da BNCC: EF35LP14;
  • Materiais necessários: canetas, caderno, lápis, borracha;
  • Livro: Monteiro Lobato – Emília no País da Gramática.

Segunda – Feira (04/12/2023)

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

  • Título da aula: os animais da floresta;
  • Ano: 4º ano do Ensino Fundamental;
  • Gênero: Conto;
  • Objeto(s) do conhecimento: escrita autônoma e compartilhada; prática de linguagem;
  • Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05;
  • Materiais necessários: canetas, caderno, lápis, borracha;
  • Livro: Monteiro Lobato – O Sítio do Picapau Amarelo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

De forma muito breve, buscou-se refletir neste estudo sobre a produção textual como pratica social, baseando-se na concepção da linguagem como fundamento do ensino da Língua Portuguesa. Nesse sentido, cabe a escola proporcionar diferentes situações de uso da língua para que habilidades orais e escritas sejam desenvolvidas.

Sobre esse aspecto, entende-se que o trabalho com escrita e leitura abre possibilidades infinitas para as crianças, haja vista que é uma fonte riquíssima para que elas possam compreender o que acontece a sua volta. Portanto, é necessário que os docentes desenvolvam metodologias para trabalhar de forma prazerosa e convidativa.

Podemos observar, ao final desse trabalho, que a prática da leitura permite ao educando maior conhecimento de novas palavras e estruturas gramaticais para que ele possa aperfeiçoar a sua escrita. Logo, as novas práticas educativas devem ter por foco a melhora da aprendizagem dos alunos, bem como o aprofundamento dos seus conhecimentos.

REFERÊNCIAS

BERRETTA, A. C. Produção de texto: uma nova continuação para uma lenda conhecida. Nova Escola, 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/4ano/lingua-portuguesa/producao-de-texto-uma-nova-continuacao-para-uma-lenda-conhecida/4505. Acesso em: 23 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CINTRA, M. R. C. C. Concordância verbal. Nova Escola, 2029. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/4ano/lingua-portuguesa/concordancia-verbal/4773. Acesso em: 21 nov. 2023.

COSTA, L. D. A. Conteudo das unidades 1, 2 3 e 4 da disciplina Processos de Ensino e Aprendizagem em Língua Portuguesa e Literaturas . Universidade Veiga de Almeida, 2023.

DREY, R. F.; GIL, M. M. Dominando as palavras: uma proposta de oficinas de leitura e produção de texto a partir da perspectiva de gêneros textuais. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 18, vol. 2, 2016, p. 83-98.

MOURA, J. O. P. Oficina de Escrita. Nova Escola, 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/4ano/lingua-portuguesa/oficina-de-escrita/3156. Acesso em: 22 nov. 2023.

RUIZ, H. C. C. Escrevendo curiosidades sobre animais de jardim. Nova Escola, 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/1ano/lingua-portuguesa/escrevendo-curiosidades-sobre-animais-de-jardim/4216. Acesso em: 20 nov. 2023.

SILVA, E. G. Leitura e produção textual: o desafio de ensinar a ler e escrever textos na escola. Construir Notícias: ensino pedagógico, 2023. Disponível em: https://www.construirnoticias.com.br/leitura-e-producao-textual-o-desafio-de-ensinar-a-ler-e-escrever-textos-na-escola/#:~:text=Espa%C3%A7o%20pedag%C3%B3gico-,Leitura%20e%20produ%C3%A7%C3%A3o%20textual%3A%20o%20desafio%20de%20ensinar%20a,e%20escrever%20textos%20na%20escola&text=A%20leitura%20e%20a%20escrita,promoverem%20a%20aquisi%C3%A7%C3%A3o%20de%20conhecimentos. Acesso em: 22 nov. 2023.

SILVA, M. C. N. B. Plano de aula: Cartas do leitor: Conhecendo a estrutura o gênero. Nova Escola, 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/3ano/lingua-portuguesa/cartas-do-leitor-conhecendo-a-estrutura-o-genero/2899?gad_source=1&gclid=CjwKCAiAsIGrBhAAEiwAEzMlC76SmQel3pMB0Xxm3uFSgmSVlL8hiW_Ly9L6JIYp6uUrV8-9dzSkOhoCTCUQAvD_BwE. Acesso em: 22 nov. 2023.


[1] Aluno do curso de Letras da Universidade Veiga de Almeida.

[2] Professora do Curso de letras da Universidade Veiga de Almeida.


Publicado por: MARCOS AURELIO COURA DE ARAUJO

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.