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“Paradigmas da reprodução” nas pesquisas em Educação

Reflexão sobre “Paradigmas da reprodução” nas pesquisas em Educação.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

De maneira geral, entende-se por “paradigmas da reprodução”, a concepção de que os sistemas de ensino são mecanismos sociais de perpetuação e de legitimação de hierarquias e divisões sociais existentes alhures; constituindo-se, assim, em instrumentos de integração ideológica e inculcação dos saberes “dominantes”. Em outras palavras, a escola cumpre a estratégica função de agente responsável por produzir as condições de reprodução das relações de dominação entre as diferentes classes sociais.

Há dois modelos de teorias da reprodução. O primeiro – presente, sobretudo na obra de Bourdieu –  admite a escola como instituição a serviço da ideologia dominante, porém concebe a ela certa margem de independência em relação à esfera da vida material.  

Por outro lado, as teorias da reprodução de filiação marxista – encontrada em Althusser; entre outros pensadores – enfatiza a participação do aparelho escolar na reprodução das relações sociais de produção.

Esta última linha de pensamento, por partir de um rígido determinismo social e econômico para compreender a organização e o funcionamento da instituição escolar, não leva em consideração as situações concretas construídas e vividas pelos atores sociais em seus cotidianos.

Historicamente, o paradigma da reprodução emerge na conjuntura global do pós-Segunda Guerra Mundial, mais precisamente entre o final da década de 1960 e início da década seguinte.

Este período é marcado, entre outros fatores, pela expansão de políticas sociais, maior atuação do Estado, explosão demográfica, grande crescimento econômico global (interrompido pela Crise do Petróleo, em 1973), modernização tecnológica (o que demandou maior necessidade de mão-de-obra qualificada) e universalização do ensino secundário nos países centrais do capitalismo.

Conforme salienta Maria Alice Nogueira, apesar do clima de otimismo trazido pelo entusiasmo desenvolvimentista e produtivista e pela crença na mudança (e democratização) social próprios da época, o período histórico abordado no texto também foi marcado por revoltas sociais e crises políticas.

Diante dessa realidade, as teorias da reprodução surgiram para analisar cientificamente as mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais inerentes aos anos 60 e 70 – sobretudo as mudanças no perfil social da clientela escolar, com a chegada massiva de alunos oriundos das classes populares.

Como destaca a autora anteriormente mencionada, o tema da “mudança social” foi a temática chave dessa linha sociológica.

Entre os trabalhos realizados nesse sentido, destacam-se as tentativas de compreender as disparidades entre os grupos sociais face aos sistemas de ensino; os estudos sobre as relações entre sistemas de ensino e a satisfação das necessidades da sociedade tecnológica; os recenseamentos da população escolarizada e as buscas para identificar a carência cultural das crianças e jovens provenientes dos grupos sociais desfavorecidos para se chegar a soluções compensatórias.

Para Maria Alice Nogueira as teorias da reprodução, enquanto linha de pensamento, se demonstra limitada, pois seus estudos estiveram concentrados em nível macroscópico de análise, focalizando somente as grandes relações entre o sistema educacional e as outras instituições sociais. Não contemplou, portanto, os sujeitos sociais e o interior dos processos de ensino (estabelecimento escolar, sala de aula etc.).

Desse modo, torna-se necessário a formulação de uma teoria sociológica mais globalizante, que possa ser capaz de dar conta satisfatoriamente da complexidade das relações entre o sistema educacional e das outras instituições sociais (notadamente a divisão social do trabalho), além de interpretar os fracassos dos ideais de democratização do ensino.

Outro ponto importante a ressaltar, é o fato de os paradigmas da reprodução terem o grande mérito de nos chamar a atenção sobre os conteúdos e formas escolares não serem neutros, haja vista que a escola não está alheia aos processos de dominação social. Porém, como apontado anteriormente, se mostram equivocados ao considerarem os indivíduos como espécies de autômatos frente ao poder das instituições.

Referências bibliográficas

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1987.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Edusp, 1966.

NOGUEIRA, Maria Alice. A Sociologia da Educação do final dos anos 60/ início dos anos 70: o nascimento do paradigma da reprodução. Em Aberto, Brasília, v. 9, n.46, p. 48-59, 1990.


Publicado por: Francisco Fernandes Ladeira

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