Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto da pandemia em INSTITUIÇÕES ESCOLARES
Reflexões sobre a importância das ferramentas digitais no contexto educacional e as possibilidades de uso na promoção de uma educação mais inclusiva para todos.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
INTRODUÇÃO
A Produção Textual deste semestre tem como temática “Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto da pandemia em instituições escolares”, na qual pretende elucidar algumas questões que permeiam o contexto educacional na atualidade quanto as contribuições e importância que as ferramentas tecnológicas tem no cenário educativo no momento atual.
Com a pandemia do Covid-19 as ferramentas tecnológicas digitais ganharam um status de fundamental importância para que a educação continuasse sendo transmitida aos alunos de forma remota. Mas isso suscitou em diversos desafios, tanto para professores quanto para alunos, para que sua utilização tivesse efetiva eficácia no processo de ensino aprendizagem em diferentes dimensões.
Por meio da tecnologia alunos e professores tem acesso a diferentes possibilidades de interação com o conhecimento em seus mais variados aspectos, permitindo uma aprendizagem mais significativa, abrangente e inclusiva, já que a ferramentas tecnológicas também podem ser utilizada com essa finalidade: promover a inclusão de todos, respeitando suas potencialidades e possibilidades de aprendizagem
Neste sentido o objetivo desse trabalho é possibilitar reflexões sobre a importância das ferramentas digitais no contexto educacional e as possibilidades de uso na promoção de uma educação mais inclusiva para todos.
DESENVOLVIMENTO
As ferramentas digitais no momento atual assumem um papel de grande significância para o contexto educacional, pois é por meio delas que os alunos e professores estão tendo continuidade no processo de ensino e aprendizagem através das aulas remotas. O uso de recursos tecnológicos no contexto educacional representa um grande avanço para a educação, tanto no modo de aprender quanto de ensinar, pois a tecnologia já era algo presente na vida cotidiana de alunos e professores, mas ainda pouco explorada com fins pedagógicos.
Por meio das ferramentas digitais, gestores, professores e alunos têm diferentes possibilidades de uso para promover uma educação mais ampla e contextualizada, bastando para isso novos posicionamentos e redirecionamentos, mais condizentes com a realidade contextual vivenciada no momento atual.
Gestores e professores podem utilizar destas ferramentas para ampliar seus conhecimentos dentro e fora da escola, facilitando a comunicação entre os educadores e educandos e aperfeiçoando seu trabalho para melhor compreensão daquilo que é de fundamental importância a ser transmitido.
As ferramentas digitais possibilitam aos professores novos modos de conceber o fazer pedagógico, tornando a aprendizagem do aluno mais dinâmica, ativa e significativa. Assim, os professores juntamente com os alunos, podem explorar novas formas de aprender, mais atualizadas e menos fragmentadas.
A tecnologia digital permite diferentes interações, tanto em escola local quanto global, permitindo a aquisição de diferentes saberes aos alunos e troca de conhecimentos em variadas instancias. Por isso é de fundamental importância que o os professores, passem a utilizar as ferramentas tecnológicas digitais a favor do ensino aprendizagem, visando promover aprendizagens mais abrangentes para os educando.
Esta nova postura frente ao uso das tecnologias difere totalmente da tradicional; é importante refletir para estarem de acordo com as exigências do mercado de trabalho, onde apresentam alunos autônomos, críticos, participativos, que solucionam problemas imprevistos, que opinam e transformam o meio em que vivem (TIJIBOY, 2001).
A tecnologia no contexto educacional permite uma gama de utilizações que possibilita ao aluno novos olhares sobre a realidade, estimulando novas aprendizagens e conhecimentos que nortearão sua a formação em todos os aspectos.
Com relação aos desafios e as possibilidades da organização do trabalho pedagógico em tempos de pandemia utilizando as ferramentas digitais, vale ressaltar que No cenário atual de pandemia a escola precisa estar aberta a novas reflexões sobre os impactos que instrumentos tecnológicos tem no processo educativo, tanto para os alunos quanto para os professores
É preciso que exista um diálogo entre escola e professores quanto as contribuições que as ferramentas tecnológicas podem trazer para o processo de ensino e os desafios que necessitam serem superados para que esse recurso seja de fato efetivo para a construção de novas aprendizagens.
O uso de ferramentas digitais representa uma oportunidade de o professor refletir sobre seu fazer pedagógico, buscando novos meios de interação entre o conhecimento e o educando, o que exige dele, na maioria dos caso, a construção de uma prática pedagógica mais atualizada e condizente como momento que o país atravessa.
É inegável que o ensino remoto é fantástico e extremamente vantajoso no momento atual, porém mudar abruptamente do ensino presencial para o ensino online, sem nenhum tipo de planejamento, trouxe inúmeros desafios e consequências para a prática docente do professor.
Em se tratando da importância e as contribuições das tecnologias para a educação no contexto atual é imprescindível compreender que as escolas ainda estão se adaptando à nova realidade de ensinar por intermédio das ferramentas tecnológicas para viabilizar o ensino remoto, como medida para conter a propagação do corona vírus. Foi um grande desafio para a escola e principalmente para os professores, criar um modelo de aulas remotas utilizando recursos digitais, que estimulassem a aprendizagem dos educandos a partir de suas casas.
Com a necessidade de promover aulas remotas a tecnologia ganhou um espaço privilegiado na mediação do processo de ensino, evidenciando uma realidade que há muito tempo vem sendo colocada em pauta no cenário educacional: a importância da tecnologia na educação.
A pandemia serviu para trazer à tona velhos questionamentos sobre as contribuições da tecnologia para a educação, permitindo novas reflexões sobre seu uso, contribuições e importância na promoção de aprendizagens significativas e reorganização do fazer pedagógico para superação de práticas docentes tradicionais e fragmentadas.
A importância das tecnologias no ambiente escolar, bem como na vida em sociedade, amplia as possibilidades de construção e aquisição de diversos conhecimentos, pois o acesso as informações pode ocorrer em qualquer tempo e espaço.
Segundo Cavalcante (2012), trabalhar com as ferramentas tecnológicas no contexto educacional de forma interativa nas salas de aula requer um aumento das responsabilidades de aperfeiçoar as compreensões de alunos sobre o mundo natural e cultural em que vivem.
É indispensável o desenvolvimento contínuo de alunos e professores, trabalhando adequadamente com as ferramentas digitais, constata-se que a aprendizagem pode se dar com desenvolvimento emocional, racional, da imaginação, do intuitivo, das interações, a partir dos desafios, da exploração de possibilidades, de assumir responsabilidades, do criar e do refletir juntos.
No que se refere a tecnologia assistiva para a construção de práticas pedagógicas inclusivas, é importante compreender que as diversas possibilidades de desenvolvimento trazidas pelas tecnologias têm inovado cada vez mais o modo de agir e viver na sociedade atual, tornando as ferramentas tecnológicas um meio fundamental para mediar as relações sociais. No contexto educacional a tecnologia tem uma singular importância, podendo também ser utilizada para subsidiar práticas pedagógicas inclusivas.
A tecnologia pode ser empregada com o objetivo de suprir e possibilitar ao máximo o aprendizado de pessoas com alguma necessidade especial. Quando utilizada no ambiente escolar com essa finalidade ela é denominada tecnologia assistiva, também chamada de TA.
As tecnologias assistivas no ambiente educacional contribui para que o educando tenha maior autonomia na execução das atividades cotidianas, possibilitando sua interação com os colegas, consigo mesmo e com o conhecimento.
Na visão de Bersch (2006, p.92) "a aplicação da Tecnologia Assistiva na educação vai além de simplesmente auxiliar o aluno a fazer tarefas pretendidas. Nela, encontramos meios de o aluno ser e atuar de forma construtiva no seu processo de desenvolvimento".
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A tecnologia se apresenta como sendo uma ferramenta indispensável para a educação, uma vez que traz grandes contribuições para o processo de ensino aprendizagem dos educando na atualidade, ficando sua importância ainda mais em evidencia por conta da pandemia que atinge o país no momento atual.
As ferramentas tecnológicas na atualidade representam uma mudança de comportamento que atinge toda a instituição escolar, desde a gestão, professores até os alunos, pois todos passam a conceber o processo de ensino aprendizagem a partir de uma ótica inovadora, mais dinâmica, contextualizada e reflexiva, capaz de estimular a aquisição de conhecimentos mais críticos e significativos.
Mesmo com todos desafios ainda existentes que impedem a totalidade dos benefícios das ferramentas tecnológicas no processo de ensino, muitas contribuições podem ser percebidas, como por exemplo maior dinamicidade na troca de conhecimentos possibilidade de interação com diferentes pessoas, culturas e sociedades, desenvolvimento da criticidade, entre outros.
Por meio das ferramentas tecnológicas alunos e professores podem transformar seu modo de aprender e ensinar, respectivamente, agregando novos recursos ao fazer pedagógico e ao processo de ensino.
As tecnologias proporcionam novas formas de representar e vivenciar o mundo, que vão além de simplesmente repassar conteúdos fragmentados e disciplinares, possibilitando a interligação dos conhecimentos e novas aprendizagens aos educandos.
A tecnologia no contexto educacional deve ser utilizada de maneira didático-pedagógica, objetivando agregar conhecimentos significativos aos educandos, contribuindo para sua formação cidadã, podendo ser utilizada também como mecanismo para promover a inclusão.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas (CAT). Tecnologia Assistiva - Brasília: CORDE, 2009. 138 p.
BERSCH, R. Tecnologia assistiva e educação inclusiva. In: Ensaios Pedagógicos, Brasília: SEESP/MEC, p. 89-94, 2006.
CAVALCANTE, M. B. A educação frente as novas tecnologias: Perspectivas e desafios. 2012. Disponível em: https://escola-drxavierdealmeida.blogspot.com/2012/02/educacao-frente-as-novas-tecnologias.html Acesso em 23 de fevereiro de 2021.
KENSKI, Vani. Educação e tecnologias. O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus Editora, 3ed., 2008.
LUCKIN, R. et al. Decoding Learning: The Proof, Promise and Potential of Digital Education. Londres: Nesta, 2012.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. (Ed.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2007.
OLIVEIRA, J. S. de. Professor X TICS: dificuldades ou comodismo. Diálogos Educacionais em Revista, v. 3, n. 1, p. 99-111, 2012.
TIJIBOY, Ana Vilma. Novas tecnologias: educação e sociedade na era da informação. Silva, Mozart Linhares da (Org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Publicado por: Alecsandro Silva
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.