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OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS: O fracasso Escolar

Análise sobre como as dificuldades de aprendizagem dos alunos se tornam obstáculos para as instituições de ensino, e que o despreparo ou desatenção dos professores em relação a isso, podem ter grande influência no fracasso escolar, no que tange ao aprender.

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RESUMO

A presente pesquisa tem por tema os desafios da aprendizagem nas escolas públicas, visando abordar sobre as dificuldades na aprendizagem, essa abordagem será visualizada pelo lado do aluno. As mesmas demonstram que a escola e seus educadores falharam na arte de educar e na transmissão de conhecimentos, pois esses estudantes são mal compreendidos e mal vistos, e as causas nem sempre são percebidas ou tratadas, e sem um adequado acompanhamento e direcionamento acaba sendo prejudicado, não aprendendo nada ou tendo um aprendizado deficiente, ensinar e aprender estão interligados, por isso ambos devem estar em constante equilíbrio. Ainda nessa pesquisa será tratado sobre a importância das escolas públicas para o desenvolvimento humano, e que o melhoramento do ensino é peça fundamental para a boa formação humana, será abordado também como a presença de humanidade no ensino é essencial para que haja a igualdade e sucesso na aprendizagem, e para isso necessário que todos sejam vistos como seres humanos capazes, e que mesmo tendo certas limitações podem obter êxito na escola, e por fim será feita uma exploração sobre quais são as causas que bloqueiam a inserção de conhecimentos, de forma que se possa conhecer e entender como as mesmas funcionam, esse trabalho é importante para uma reflexão sobre a responsabilidade de todos no que se refere aos alunos que apresentem alguma dificuldade.

PALAVRAS-CHAVE: Escola. Aprendizagem. Ensino.

INTRODUÇÃO

A escola é a porta para ampliar seus conhecimentos, nesta pesquisa será abordado sobre os desafios da aprendizagem na escola, principalmente nas escolas públicas que é o ambiente aberto para todos os tipos de classes. O acesso a educação é um dos direitos fundamentais, pois por meio da educação o indivíduo tende a descobrir-se e transformar-se.

As instituições de ensino público, possui um público bem diversificado de diferentes classes sociais, sendo que os alunos das classes baixa e média são a maioria, como será observado diante a uma diversidade de alunos, há aqueles que aprendem com mais facilidade e aqueles que possuem dificuldades, essas são causadas por alguns aspectos ou transtornos, como por exemplo dessas dificuldades têm-se a dislexia, a discalculia e outros, e é nesses pontos que será direcionada esta pesquisa

As dificuldades de aprendizagem é um problema social, e deve ser visto de forma humanizada e prioritária, por isso faz-se necessário conhecer sobre as causas que originam as mesmas, para que seja dado uma maior atenção tanto por parte dos profissionais e das instituições educacionais, quando da sociedade, para proporcionar a melhoria no aspecto aprender.

A intenção da escola seja pública ou privada, é que todos os alunos de todas as faixas etárias adquiram conhecimento de forma igualitária, porém aqueles que possuem alguma dificuldade em aprender não serão sucessores em tal finalidade, o que possibilitaria o fracasso na aprendizagem, por isso o foco aqui é visualizar quais são essas dificuldades e averiguar como a escola enfrenta esses desafios .

O objetivo é demonstrar como as dificuldades de aprendizagem dos alunos se tornam obstáculos para as instituições de ensino, e que o despreparo ou desatenção dos professores em relação a isso, podem ter grande influência no fracasso escolar, no que tange ao aprender.

A presente pesquisa baseou-se em pesquisa bibliográfica por meio de artigos, livros e sites, que vão demonstrar a importância da educação e da relevância do assunto, com a finalidade de tratar sobre os desafios a respeito das dificuldades da aprendizagem, e em como isso influencia na vida dos alunos e a sociedade, para isso utilizou-se autores como Santos, Gonçalves e outros.

A educação é parte da transformação humana, e por esta razão é tão importante que a mesma compreenda, conheça e se conscientize sobre as causas que podem impedir o pleno crescimento e desenvolvimento humano.

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 A ESCOLA PÚBLICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS

A escola no início dos tempos era baseada na educação tradicional e tinha forte influência da igreja católica. A partir do século XX surge a chamada “escola nova que se tornou hegemônico e tinha sua inspiração na concepção humanista moderna de filosofia da educação” (SAVIANI, 2005, p. 88 apud GONÇALVEZ, 2015)

Em 1946 a Constituição recém promulgada, ordenou que a união se responsabilizasse pela fixação das regras de diretrizes e bases da educação, após isso passou por diversas mudanças, pelo regime militar, e pelo conservadorismo presidenciais como exemplo o dos presidentes Collor de Melo, Fernando Henrique e outros, e mesmo sofrendo mudanças o ensino nas escolas públicas ainda era de péssima qualidade, passando esse a ser um problema coletivo (GONÇALVES, 2015)

Diante do déficit no ensino coube ao educador desenvolver e proceder com um ensino pedagógico crítico com o objetivo de melhorá-lo, a fim de construir um indivíduo racional e autônomo. Mesmo com tantos problemas no ensino, Segundo Santos (2022) a escola em si tem potente valor social, porque é no ambiente escolar que se desenvolve as funções “físicas, cognitivas, e afetivas”, e que efetivam tornar os indivíduos em cidadãos, ademais é o local do qual o indivíduo adquire conhecimentos e se torna apto a viver em sociedade. (SANTOS, 2022)

A aprendizagem é uma das ferramentas que auxiliam no desenvolvimento humano, como reforça o SAE Digital (2022) “...sua contribuição vai muito além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, formando cidadãos e contribuindo com a transformação do meio social para o bem comum”. (SAE DIGITAL, 2022). Sobre a aprendizagem segue as palavras de Piaget mencionadas por Nóbrega e Andrade:

Conhecimento social é construído pela criança a partir de suas ações com (interações) outras pessoas. Àmedida que as crianças interagem uma com as outras e com adultos elas encontram as oportunidades para aconstrução do conhecimento social. (PIAGET, 1997, P. 26 apud NÓBREGA E ANDRADE, 2015, p. 48)

Ainda sobre a aprendizagem Chiarello diz:

Durante a aprendizagem os sujeitos passam por uma transformação e se tornam um novo sujeito. Visto que  a aprendizagem é um processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores do sujeito são adquiridos ou modificados de acordo com as experiências vividas por ele, sejam resultadas do seu estudo, formação, do raciocínio ou da observação de uma situação. (BARBOSA 2015, p.24 apud CHIARELLO, 2019).

O homem como um ser social necessita compartilhar ideais com diferentes formas de pensar, é dessa forma que o mesmo se encontra e se descobre, e a escola proporciona essa relação de conhecimentos. (NÓBREGA;ANDRADE, 2015, p. 48) Diversos filósofos como Durkhein, Karl Marx, e Max Weber, mesmo com uma visão pessoal de cada um, concordavam que a escola é o meio do qual o ser humano se transforma socialmente, se prepara, adquire conquistas e conhecimentos, e se realiza. A escola é responsável pela formação humana e ainda colabora com a adaptação do mesmo em sociedade. (SANTOS, 2022)

Por fim é na escola que as crianças e os adolescentes na função de estudantes, têm a oportunidade de conviver com pessoas da mesma ou de idades aproximadas, permitindo que ela se descubra como um “ser social” em meio a “coletividade”

1.2  A VISÃO HUMANIZADA DA APRENDIZAGEM SOB AS DIFICULDADES DOS ALUNOS

Como afirma o Colégio Verbo Divino (2020) “Uma educação humanizada valoriza as relações humanas, as emoções particulares, e as particularidades de cada aluno [...] de modo que ele se sinta seguro e confortável para aprender”, para isso deve-se inserir algumas características como empatia, altruísmo, colaboração, autoconfiança e outros. Esses são aspectos que promovem de forma positiva a aprendizagem dos estudantes. Dentre essas características já citadas é necessário que o corpo docente possua interdisciplinaridade, diferentes metodologias de ensino,

O aprendizado como foi visto é parte da vida humana, que o acompanha desde a seu nascimento, no entanto alguns fatores condicionam o sucesso na aprendizagem que nem sempre são notados, e eles podem ser “físico, psicológico, ambiental e social”. Esses fatores quando não percebidos da forma correta finda por criarem estereótipos negativos aos alunos, por isso a atenção deve ser voltada para os estudantes que apresentarem dificuldades, proporcionando um ambiente estimulante e encorajador (NÓBREGA; ANDRADE, 2015, p.48)

Os alunos com dificuldades necessitam de ajuda para desenvolverem-se e aprenderem com dignidade, pois a limitação existente não os torna incapazes é como Chiarello (2019) afirma que “o ser humano tem a sua modalidade de aprendizagem e com seus próprios meios constrói o saber...”. A escola tem um papel muito importante, sendo responsável pelo desenvolvimento e aprendizado dos alunos, mas nem todas estão preparadas para lidar com as diversidades, pois em muitos casos o corpo docente não identifica o real problema, ou seja, não enxerga a causa que desmotiva o aluno e que o impede de aprender. (MASSARI, 2018)

A família pode contribuir para um  ensino humanizado, atuando de forma mais próxima, monitorando de perto, trabalhando em conjunto com o corpo docente a fim de viabilizar a melhoria da aprendizagem, e dos professores exige-se que forneçam um método de ensino flexível de acordo com  o perfil de seus alunos, logo, percebe-se que o aprender “não depende só dos estudantes, mas sim da promoção de um ambiente propício à aprendizagem”. (MASSARI)

Faz-se necessário um olhar mais humano em relação aos alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo em vista que a educação é responsável pela construção de cidadãos e pelo desenvolvimento humano, conscientizar-se quanto a importância de uma educação acessível, flexível e adaptável é fundamental para o fortalecimento de um ensino igualitário e inclusivo. (GOMES et al,)

Uma educação mais humana inclui paciência e dedicação, bem diferente daquele ensino “mecanizado”, e não com o objetivo de apenas proporcionar uma aprendizagem em massa, mas sim de construir seres humanos capazes, equilibrados, autônomos e autoconfiantes, para isso é importante que tabus sejam quebrados, e que o professor saia do estilo autoritário e crie vínculos fundado em uma relação de “respeito e cumplicidade”. (GOMES et al, p. 40,)

A família é uma colaborada nata para o ensino humanizado, pois é no seio familiar que os indivíduos adquirem valores éticos e morais que devem ser alicerçados desde o nascimento, sempre orientando e educando os filhos quanto às diferenças e o respeito ao próximo, ademais a família deve atuar como seres motivadores, pois somente unidos, a escola, o corpo docente e os familiares, é que podem propiciar de fato a potencialização da aprendizagem. (GOMES et al, 2021)

1.3 DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS E AS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR

A escola é um local de aprendizado, de percepção de si mesmo e de seus limites, e para que a sua finalidade seja alcançada faz- míster uma boa estrutura organizacional, um ensino flexível e um corpo docente preparado e especializado, porém isso nem sempre ocorre, mas esse é só uns dos desafios enfrentados pelas instituições escolares. (BARROS, 2020)

Além da desestrutura nas instituições,  há outros fatores que ocasionam o fracasso na aprendizagem, e essas causas são individuais e devem ser levadas em consideração de aluno para aluno, alguns desses bloqueios de aprendizado são pouco conhecidos, dentre eles cita-se a dislexia, a disgrafia, a discalculia, a dislalia, a disortografia, e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o chamado TDAH. Ressalta-se ainda que as mesmas causam limitações de fato, porém não impedem que aprendam. (BARROS, 2020)

Diz-se que a escola falha no aspecto ensinar quando a mesma não alcança seus objetivos, que é fazer o aluno aprender, visualizando o fracasso na aprendizagem de forma geral, por ambos os lados percebe-se que as dificuldades existentes advêm de vários e diferentes aspectos, e que a família e a preparação da escola são o marco que pode contribuir ou prejudicar ainda mais a aprendizagem, é como Massari (2018) alerta, que as causas pessoais mais frequentes que impedem o alunos de aprender são “neurológicas, biológicas, psicológicas ou sociais”.

Como afirma Aletheia (2006) a dificuldade de aprendizagem é vista como um obstáculo para o desenvolvimento pleno do indivíduo, na escola esses alunos são excluídos por aprenderem mais lentamente ou por falta de profissionais especializados, sendo então tratados como diferentes ou “anormais”, no entanto, a autora afirma que  isso trata-se de um mito que deve ser quebrado, pois segundo ela “estudos comprovam que as crianças com dificuldades de aprendizagem possuem bom potencial intelectual apesar de manifestarem problemas em algumas aquisições cognitivas”, o que falta  na verdade é uma conscientização voltada para uma pedagogia estratégica que vise um atendimento individualizado de acordo com cada caso, mas isso é um desafio escolar, pois a falta de profissionais especializados coíbe a melhoria no ensino-aprendizagem.

Logo, entende-se que o equilíbrio entre a família e a escola têm influência no aspecto aprender, e que se trabalharem juntos podem contribuir para a superação desses estudantes com déficit de aprendizagem, e para esse trabalho conjunto obter sucesso deve-se respeitar a limitação do aluno individualmente, e essa boa interação, baseada em uma relação de compreensão e dedicação merece o envolvimento e dedicação de todos.

1.3.1 Tipos de Dificuldades de Aprendizagem        

Vários são os tipos de dificuldades dentre elas Barros (2020) demonstra que a dislexia introduz no indivíduo dificuldades de uma leitura perfeita, pois ao tentar ler, o aluno não a consegue com exatidão, pelo fato de que as letras parecem “dançar”, é o fato que também foi abordado no filme como “estrelas da terra”, no filme o garoto Ishann, interpretado pelo ator indiano Darsheel Safary, era estereotipado como burro e Mal educado, isso ocorrera por conta do despreparo de seus professores em lidar com seu real problema, a dislexia, não o compreendiam, e somente ao ser transferido para uma escola estilo internato é que um atencioso professor conseguiu identificar e ajudar o jovenzinho em suas dificuldades de aprendizagem.

Chiarello (2019) diz ainda que na dislexia podem haver algumas classificações como a “Disfonética, que é a dificuldade auditiva, de análise, síntese, discriminação e tempo. A Desidética, que é a desorientação das relações de direção, localização, tempo e outros. A visual, que é a percepção visual dificultada e por fim a Auditiva, que é a deficiência na memória auditiva”

A disgrafia possui conexão com a dislexia, pois ao se ter dificuldades em ler, como consequência também não se saberá escrever de forma perfeita e organizada, logo, a escrita será desconexa, ilegível, e desorganizada, o que acarreta um texto com baixa qualidade. (BARROS, 2020)

Na discalculia, essa dificuldade como o próprio nome já diz, envolve cálculos numéricos, onde para o aluno é desafiador identificar os sinais das operações matemáticas e ainda resolver os problemas apresentados, pois não os compreende, para Barros (2020) apesar de ser considerado a dificuldade de aprendizagem mais séria, a mesma é pouco conhecida.

A dislalia por sua vez possui relação com a fala, no que se refere a pronúncia das palavras, pois a dificuldade apresentada é a troca de fonemas ou dizer palavras com uma sonorização errada ou confusa, geralmente acontece quando o indivíduo possui algum problema no “Palato, flacidez na língua ou lábio leporino” (BARROS, 2020)

Barros (2020) complementa que a disortografia afeta a escrita, e que ela pode surgir junto com a dislexia, provocando a troca de grafemas, falta de interesse na escrita, uma escrita imperfeita e desorganizada, com palavras indevidamente juntas ou separadas, além de não ter senso dos sinais de “pontuação e acentuação”

O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, no entanto deve ser diagnosticado por um médico, é tido como de origem neurológica, o mesmo possui características específicas, como “inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade” essa é a dificuldade mais comum encontrada entre os alunos, pois na atualidade uma criança agitada, inquieta, pode possuir “causas emocionais” anteriores. (BARROS, 2020)

É importante visualizar que embora esses alunos tenham dificuldades, aprendem de forma e tempos diferentes, ainda assim eles são capazes de aprender como qualquer outro aluno, o que falta é conhecimento em relação a essas limitações.

2 CONCLUSÃO

Percebeu-se que a escola é fundamental que o homem se aprimore, se conheça, se desenvolva, e se adapte ao seu meio, sendo essa de grande valia para que o homem se encontre como um cidadão, e se sinta incluso de forma igualitária, a humanidade no ensino é o ponto de partida para a inclusão.

O homem desde seu nascimento como foi visto já tem o instinto do aprender, porém o aprendizado é um fator individual, pois há diversos aspectos que podem facilitar ou que podem coibir a aprendizagem, por isso como foi observado faz-se necessário a união entre escola, docentes, e familiares para buscar um consenso na metodologia de ensino.

Foi perceptível que a escola possui dificuldades para encarar de forma humanizada as dificuldades de alguns alunos, e que há uma desestrutura no ensino e na capacitação dos professores, pois não sabem lidar com as diversas e variadas modalidades de dificuldades existentes, e por não entenderem podem promover uma visão negativa e estereotipada desses alunos, e tal fato só tende a piorar a situação do mesmo em sala de aula.

A escola conforme os autores pesquisados é vista em si de forma positiva o que é visto negativamente é o seu despreparo e sua desestrutura, porque como fora estudado a mesma ainda não sabe lidar com alunos com dificuldades de aprendizagem, e se houvessem profissionais qualificados para lidar com os mesmos, contudo se alcançaria os objetivos pretendidos, que é o de promover um ensino igualitário e de qualidade.

Inserir todos é um grande desafio para a escola, pois exige um planejamento contínuo e conjunto, que envolve toda uma estrutura organizacional e estrutural, além de um apto corpo docente, e caso isso seja feito todos ganham, onde a escola alcança o auge de seus objetivos e os alunos aprendem.

Diversos são os tipos de dificuldades e cada uma tem suas particularidades, muito embora existam, foi demonstrado que em nada impedem no aspecto aprender, o que ocorre é que tudo tem seu tempo, o que esses alunos precisam é que hajam profissionais que os vejam como seres capazes, e atuem como motivadores, influenciando o desenvolvimento positivo humano.

3 REFERÊNCIAS

ALETHEIA, A questão das dificuldades de aprendizagem e o atendimento psicológico às queixas escolares, 2006, Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942006000300015 Acesso em: 29/04/2022.

BARROS, Jussara, Dificuldades da aprendizagem, 2020, Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/dificuldades-aprendizagem.htm, Acesso em 30/04/2022.

COMO ESTRELAS NA TERRA. Direção: Aamir Khan, Amole Guptes. Roteiro: Amole Gupte. Índia, 2007. Blu-ray.

CHIARELLO, Mariluce Palolazi, Dificuldades e Transtornos da Aprendizagem, 2019, Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/dificuldades-e-transtornos, Acesso em: 28/04/2022.

DIVINO, Colégio Verbo, Você sabe o que é a educação humanizada? Confira?, 2020, Disponível em: https://blog.cvdonline.com.br/educacao-humanizada/, Acesso em: 30/04/2022.

GOMES, César Henrique de Oliveira, Uma Proposta de Participação mais Humanizada da Família no Processo de Ensino-Aprendizagem, Ebook: Humanizar é Unir a Técnica e a Sensibilidade: A humanização em diferentes realidades, Propostas de Intervenção sobre como trabalhar a humanização nos ambientes e nas relações- Projeto integrador- 7° período de psicologia.

GONÇALVES, Rubiara Andressa; BATISTA, Eraldo Leme, A Importância da Escola Pública para os Filhos da Classe Trabalhadora, 2015, Disponível em: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/publicacoes-seminarios-do-gepec/seminario-de-2015/11-pedagogia-historico-critica/e11t13-a-importancia-da-escola-publico-estatal.pdf, Acesso em: 26/04/2022.

MASSARI, Lidianery, Como o Professor pode fazer a Diferença diante de uma Dificuldade de Aprendizagem? 2018, Disponível em: https://canaldoensino.com.br/blog/como-o-professor-pode-fazer-a-diferenca-diante-de-uma-dificuldade-de-aprendizagem, Acesso em: 29/04/2022.

NÓBREGA, Iluskhanney Gomes de Medeiros; Andrade, José Rivamar de, Uma abordagem sobre as dificuldades da Aprendizagem, Revista Brasileira de Eduacação e Saúde -REBES/Pombal- PB, V.5, N. ‘, P. 46-56, jan-mar, 2015, ISSN- 2358-2391. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3269 /2797, Acesso em: 27/04/2022.

SAE DIGITAL, O Valor da Escola e a Importância para Alunos e Famílias, 2022, Disponível em: https://sae.digital/o-valor-e-a-importancia-da-escola/, Acesso em: 24/04/2022.

SANTOS, Wellington et al, Função Social da Escola: confira uma análise acerca das diversas dimensões políticas, socioculturais e pedagógicos envolvidas nas práticas educacionais brasileira, 2022, Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/funcao-social-escola.htm#:~:text=A %20fun%C3%A7%C3%A3o%20b%C3%A1sica%20da%20escola,estas%20aprendizagens%20dificilmente%20o%20aluno, Acesso em: 24/04/2022.


Publicado por: evandro pereira teixeira

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