Whatsapp

Os 8 passos para ler mais

Educação

Método de disciplina para uma leitura constante e diária

Antes de tudo é interessante nos perguntarmos: afinal, por que ler mais?

Sabe-se que existem diversos benefícios advindos da leitura, seja de livros ou de outros materiais de credibilidade, pois quanto mais informação adquirimos maiores são as possibilidades de interpretarmos o mundo, as pessoas e as situações.

Ler é sinônimo de conhecer algo novo ou até mesmo já conhecido, no entanto, sob nova perspectiva.

Hoje com a quantidade de informação produzida e a necessidade de nos atualizarmos, precisamos e queremos ler cada vez mais, porém a correria do dia a dia acaba criando dificuldades para isso se tornar realidade. Então, será compartilhado aqui como você pode encontrar tempo para ler mais.

Eu quero ler mais. Mas por onde começo?

Se você não tem o hábito de ler, para começar, qualquer leitura é válida. Escolha nesse primeiro momento livros ou materiais de leitura guiado pela sua curiosidade. Leia o que lhe interessa e lhe instiga, independente do gênero. Comece com uma quantidade de leitura que você dá conta, e não importa se são 2 ou 10 páginas por dia.

Mas antes de irmos ao guia prático, lembre-se de que esses passos precisam ser experimentados para que você perceba se eles cabem na sua rotina. Então, implemente o que funcionar, descarte o que não couber e no fim, acabe criando a fórmula de leitura que mais combina com você.

Então, vamos lá!

Tenha claro o porquê a leitura é importante.

Reconhecer o valor do seu tempo e o quanto dele utilizar em leitura é o primeiro passo. Escreva em um papel a resposta para as seguintes perguntas: porque quero ler mais? Quais serão as mudanças positivas que terei daqui há 1 ano se eu ler todos os dias? Responder essas perguntas e deixa-las visíveis em algum canto da casa é o primeiro passo para você reforçar a vontade de ler mais.  

Aprenda a escolher livros que valem a pena

Se você é daqueles que escolhe o livro pela capa, pode parando por aí. Escolher livros interessantes fará você ler mais rápido e isso ajudará você a ler mais. E interessante, diga-se de passagem, é o que você se interessa. Então, saiba quais assuntos te atraem mais, depois faça uma pesquisa sobre os títulos mais atuais, os clássicos, os mais lidos e vendidos e os escritores especialistas nesse tema. Leia também resenhas e peça a opinião de amigos que já leram o livro que você quer ler. Assim, ficará muito mais fácil de você selecionar o que é conveniente ser lido.  

Crie seu cantinho de leitura

A leitura deve ser praticada todo dia, como tomar banho, almoçar ou fazer exercício físico. Nosso cérebro relaciona as atividades que fazemos a espaços e horários já estabelecidos. Todos os dias, geralmente, acordamos no mesmo horário e sabemos que a cozinha ou a sala de jantar é o espaço reservado da casa para realizarmos nosso café da manhã, certo? Assim deve ser com a leitura. Estabeleça lugares e horários para leitura diária. Assim seu cérebro se lembrará de ler quando estiver nesse espaço. Pode ser na varanda no horário que você acordar ou no metrô enquanto você vai ao trabalho ou escola.  

Mantenha a consistência

Ler é hábito. E todo hábito precisa antes de uma meta para que você possa ver o progresso. Defina um tempo ou uma quantidade de páginas que devem ser lidas por dia. Comece devagar e mantenha a rotina. Dez páginas por dia ou 20 minutos de leitura não é difícil. Se você mantiver a constância, no fim do mês serão trezentas páginas lidas ou um livro inteiro por mês ou doze livros por ano. Com o hábito você passará a ler mais rápido e assim conseguirá ler mais páginas em menos tempo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Você não precisa ler todos os livros do mundo

Em vez de prometer terminar todos os livros que você escolher ou que disseram que é bom, permita-se simplesmente abandonar o livro quando a leitura não estiver mais agradável. Isso mesmo. Desista de livros que não gosta. Principalmente quando se tratar de um livro para entretenimento. No caso das leituras acadêmicas ou profissionais, utilize a técnica de “pausa”. Passe um tempo sem lê-lo, leia outro livro e depois de algum tempo dê uma nova chance aquele material se ele for importante para seu desenvolvimento.

Não se sinta culpado por não terminar toda leitura que começa.

Tenha anotado o que quer ler em seguida

Deixe escrito uma lista de “próximas leituras”. Você pode usar blocos de nota autoadesivos, planilhas no computador, recurso minha “lista de desejos” na Amazon, no Skoob, no Goodreads, e muitos outros aplicativos e sites.  

Saber que você tem outras leituras lhe esperando faz com que você termine mais rápido os livros atuais.

Os livros que já leu representam o que já sabe, os livros não lidos te lembram o que ainda quer conhecer. Mas tenha cuidado para não se tornar apenas um acumulador de livros que não lê nem 10 páginas.

Anote os pontos interessantes da leitura

Toda boa leitura nos informa algo. Não importa se é um livro de poesia de física. Então, grife as passagens importantes, as palavras novas, as expressões desconhecidas, escreva resenhas, crie notas, desenhe mapas mentais, converse com alguém sobre o que leu, mantenha um registro de livros lidos.

Dessa forma você estará colocando a informação em prática, ou seja, transformando-a em conhecimento e isso fará você sentir empiricamente a importância da leitura.

Utilize técnicas de leitura dinâmica

Depois de um tempo praticando a leitura diariamente você perceberá que consegue ler mais rápido, e então para tornar essa experiência ainda mais proveitosa com as técnicas de leitura dinâmica, principalmente para leitura de entretenimento e de notícias. Leitura dinâmica, também conhecida como leitura rápida é um conjunto de métodos que buscam aumentar a velocidade da leitura, mantendo o entendimento e a retenção de informações.

E por fim...

Não se preocupe se esquecer a história toda de um livro. Na verdade, provavelmente isso vai acontecer, porque boa parte do valor de uma leitura é o tempo que você passa dedicado a pensar e refletir sobre questões apresentadas nos livros. Ler é uma experiência que nos faz refletir sobre o mundo e nos dá subsídios de mudar as coisas que o cercam.  

Então a última dica é: comece hoje essa rotina, seja um curioso sobre tudo, quebre a cabeça, às vezes, divirta-se na maior parte do tempo e leia, leia muito.


Publicado por: Georgia Ramine Silva de Lira

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.