O meu pedido como educador

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O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com

Estou no 8º período do curso de Licenciatura em Pedagogia pela UERJ/CEDERJ/UAB, ou seja, estarei me formando ainda neste semestre, após decorridos, praticamente, quatro (04) anos de dedicação e infindáveis horas de estudo, algo inerente à especificidade de qualquer curso superior à distância, e, como, imagino, todos os colegas de turma, começo a fazer planos para o meu futuro profissional, para o exercício do fazer docente; e, tema proposto se reveste de grande importância, pois irá refletir os anseios e as expectativas de, imagino eu, todos os profissionais de educação.

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Quando se fala de "fazer um pedido", estamos dizendo de um desejo, de algo que queremos muito, que, geralmente, faz parte dos nossos sonhos; e, dessa forma, o meu pedido como educador parece contraditório, ou seja, parece não fazer sentido, pois deveria ser algo normal, e não um desejo, um sonho, de um futuro pedagogo; vejam se todos vocês não irão concordar comigo, concordar que em um país como o Brasil, com tantas possibilidades, com tantas riquezas naturais; um país que, hoje, figura entre os mais importantes do mundo, tanto política, quanto economicamente, por ser líder em diversos setores no cenário mundial; a “educação” deveria ser considerada algo prioritário, prioritário no sentido da prática, e não nos discursos inflamados na boca dos políticos em época de eleição; prioritário no sentido de destinar gestores competentes para o planejamento e a execução dos projetos educacionais, projetos que tivessem um alcance nacional; prioritário no sentido de alocar os recursos que fossem necessários para que a qualidade fosse alcançada; prioritário no sentido de valorizar efetivamente o profissional de educação, com uma formação de alto nível e um plano de carreira que seja atraente, servindo de indicadores da importância dessa profissão para toda a sociedade.

Creio que depois de tantas afirmativas acerca do meu pensamento sobre a problemática da educação no Brasil, seja desnecessário revelar o meu pedido como educador, o meu sonho para a educação brasileira, o meu desejo para a escola pública no país; mas para que não fique dúvidas sobre a simplicidade do meu pedido, ei-la, portanto: UMA ESCOLA DE VERDADE.

De verdade pois fala de uma escola aonde o aluno aprende, aprende no sentido mais amplo do significado de aprendizagem para as demandas do mundo atual; de verdade no sentido de uma escola feita por educadores qualificados e motivados; de verdade no que se refere à infraestrutura necessária para um ambiente escolar que contribua, em todos os sentidos, para o desenvolvimento integral dos alunos; de verdade, pois sonho com uma rede pública de ensino que sirva de referencial para a iniciativa privada do setor de educação; concluindo, uma escola que saia dos livros, que acabei de estudar, para a vida real do povo brasileiro.

Publicado por
JAIME DAMASIO NOGUEIRA

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