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O meu pedido como educador

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O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Estou no 8º período do curso de Licenciatura em Pedagogia pela UERJ/CEDERJ/UAB, ou seja, estarei me formando ainda neste semestre, após decorridos, praticamente, quatro (04) anos de dedicação e infindáveis horas de estudo, algo inerente à especificidade de qualquer curso superior à distância, e, como, imagino, todos os colegas de turma, começo a fazer planos para o meu futuro profissional, para o exercício do fazer docente; e, tema proposto se reveste de grande importância, pois irá refletir os anseios e as expectativas de, imagino eu, todos os profissionais de educação.

Quando se fala de "fazer um pedido", estamos dizendo de um desejo, de algo que queremos muito, que, geralmente, faz parte dos nossos sonhos; e, dessa forma, o meu pedido como educador parece contraditório, ou seja, parece não fazer sentido, pois deveria ser algo normal, e não um desejo, um sonho, de um futuro pedagogo; vejam se todos vocês não irão concordar comigo, concordar que em um país como o Brasil, com tantas possibilidades, com tantas riquezas naturais; um país que, hoje, figura entre os mais importantes do mundo, tanto política, quanto economicamente, por ser líder em diversos setores no cenário mundial; a “educação” deveria ser considerada algo prioritário, prioritário no sentido da prática, e não nos discursos inflamados na boca dos políticos em época de eleição; prioritário no sentido de destinar gestores competentes para o planejamento e a execução dos projetos educacionais, projetos que tivessem um alcance nacional; prioritário no sentido de alocar os recursos que fossem necessários para que a qualidade fosse alcançada; prioritário no sentido de valorizar efetivamente o profissional de educação, com uma formação de alto nível e um plano de carreira que seja atraente, servindo de indicadores da importância dessa profissão para toda a sociedade.

Creio que depois de tantas afirmativas acerca do meu pensamento sobre a problemática da educação no Brasil, seja desnecessário revelar o meu pedido como educador, o meu sonho para a educação brasileira, o meu desejo para a escola pública no país; mas para que não fique dúvidas sobre a simplicidade do meu pedido, ei-la, portanto: UMA ESCOLA DE VERDADE.

De verdade pois fala de uma escola aonde o aluno aprende, aprende no sentido mais amplo do significado de aprendizagem para as demandas do mundo atual; de verdade no sentido de uma escola feita por educadores qualificados e motivados; de verdade no que se refere à infraestrutura necessária para um ambiente escolar que contribua, em todos os sentidos, para o desenvolvimento integral dos alunos; de verdade, pois sonho com uma rede pública de ensino que sirva de referencial para a iniciativa privada do setor de educação; concluindo, uma escola que saia dos livros, que acabei de estudar, para a vida real do povo brasileiro.


Publicado por: JAIME DAMASIO NOGUEIRA

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