Topo
pesquisar

O ECA no contexto atual brasileiro

Educação

O papel das políticas públicas, crianças e adolescentes, futuro da juventude...

Fala-se incansavelmente da necessidade de implantação de um sistema de garantia de direitos às crianças e adolescentes brasileiros, que seja eficaz e que de fato efetive o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Ao mesmo tempo, pergunta-se sobre o papel das políticas públicas nesse contexto e a sua contribuição para a concretização desse sistema.

É notório destacarmos a existência de Conselhos Tutelares, do Conselho de Direitos da Criança e Adolescente nas três esferas (Municipal, Estadual e Federal), de Delegacias Especializadas, enfim, de todo um mecanismo voltado especificamente para o atendimento de crianças e adolescentes.

Mas o que esta acontecendo então?, pois presenciamos crianças e adolescentes trabalhando nas sinaleiras de nossa cidades, nas ruas pedindo esmolas, perdidas no uso das drogas, vulneráveis a uma conjuntura perpassada por violência, abandono e de ausência de políticas públicas direcionadas ao público em questão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acredito que esteja na hora, de começarmos a pensar coletivamente, enquanto sociedade civil, poder público e demais instâncias, em alternativas que possam frear essas situações e principalmente que sejam capazes de vislumbrar possibilidades de futuro digno a infância e juventude brasileira.

Sobre o AUTOR:

Bacharel em Serviço Social - UNIFRA. Pós-Graduando em Gestão Educacional - UFSM; Assistente Social da Rede Marista de Educação e Solidariedade do Estado do Rio Grande do Sul.  


Publicado por: André Michel dos Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola