Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

O Cerrado brasileiro

Um breve resumos sobre o cerrado brasileiro.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

O Cerrado corresponde às “Oreades”, no sistema de Martius, e ocupa mais de 2.000.000 km2, o que representa cerca de 23% do território brasileiro.

O bioma Cerrado está localizado basicamente no Planalto Central do Brasil e é o segundo maior bioma do país, apenas superado pela Floresta Amazônica. Trata-se de um complexo vegetacional, que possui relações ecológicas e fisionômicas com outras savanas da América tropical e de continentes como a África e a Austrália.

No Cerrado, são descritos onze tipos fitofisionômicos, dentre eles, destacam-se: a Mata Ciliar, a Mata de Galeria, o Cerradão, a Vereda, entre outros.

O Cerrado não é só fauna e flora. Neste bioma brasileiro ímpar estão “fincadas” importantes cidades como Brasília, a capital federal, Goiânia, a capital goiana, e várias outras médias e pequenas cidades interioranas.

Também, pode-se afirmar que o Cerrado não é só cidades. Nele, existe uma importante cultura própria e singular como as observadas nos demais biomas brasileiros. As tradições religiosas e folclóricas, a culinária, o vestuário, entre outros, tornam o Cerrado um “pequeno país” no coração deste enorme Brasil.

Natural de uma pequena cidade do Centro goiano, posso dizer que gosto de viver aqui, na região do Cerrado, e não penso em me mudar tão facilmente desta região.

Más o Cerrado, porém, não está vivendo às mil maravilhas. Pois o referido bioma, assim como outros ecossistemas brasileiros, vem sofrendo um profundo e severo processo de devastação ambiental.

A culpa desta catástrofe é do próprio Homem, com sua ganância desmedida e desenfreada.

A população mundial está crescendo em ritmo acelerado e isso gera, a curto, médio e longo prazo, terríveis danos ao meio ambiente. Isso porque são mais pessoas a serem alimentadas e mais gente poluindo o Planeta.

O ideal, neste momento, é sensibilizar o maior número de pessoas possível sobre a problemática, já que consciência sobre a destruição da fauna e da flora, observadas nas últimas décadas, já é do conhecimento de todos nós.

Não dá mais para esperarmos, isso se quisermos viver em um planeta saudável. Temos que repensar sobre a questão ambiental e reavaliarmos nossas atitudes diárias. Haja visto, que a problemática prejudica não apenas as atuais gerações, más, também, as próximas que estão por vir.

O que está em jogo não é somente o futuro da biosfera, más a continuidade da própria espécie humana.

Referência consultada

Ribeiro, J.F. & Walter, B.M.T. 1998. Fitofisionomias do Bioma Cerrado Pp. 89-152. In: Cerrado: ambiente e flora (S. M. Sano & S. P. de Almeida, coord.). Planaltina, EMBRAPA, 556p.


Publicado por: Fábio Alves Rezende

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.