Topo
pesquisar

NEAd

Educação

Espaço Educativo de Formação e Constituição de Saberes, história, o que é, proposta, papel social...

NEAD- Espaço Educativo de Formação e Constituição de Saberes

Pretende-se com este artigo, resgatar a historia do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEAd) da UFV, que teve seu inicio em 1985, com o objetivo de alfabetizar os servidores desta instituição. Este espaço educativo atende atualmente os servidores da UFV e pessoas da comunidade de viçosa e regiões periféricas, que não tiveram acesso á escolaridade ou não puderam concluir seus estudos em idade regular.

Os professores atuantes são alunas do curso de Pedagogia e de outras licenciaturas, todos comprometidos com a formação do cidadão adulto. O Núcleo conta com o apoio e a participação da comunidade universitária, que busca compartilhar a filosofia e a proposta pedagógica nele desenvolvida. Esta comunidade, na adversidade de seus saberes contribui com a formação interdisciplinar do educando, aguçando a busca e o interesse por novos conhecimentos.

A proposta educativa do Núcleo fundamenta-se nas tendências e no método do educador Paulo Freire, tendo como principio básico a adequação do processo á realidade sócio-cultural e política do educando, ou seja, o sujeito como gerador de sua própria historia e cultura. O principal conteúdo do método freireano é o dialogo entra educando e educador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Este artigo se baseia em experiências cotidianas no Núcleo e em analise de literaturas de EJA. Apesar das dificuldades enfrentadas por muitos alunos, quando de seu reingresso aos estudos, observa-se na pratica educativa que esses alunos têm interesse, curiosidade e força de vontade em buscar novos conhecimentos e crescimento pessoal e profissional.

Percebe-se que este espaço educativo vem contribuindo com a formação integral de seus educandos e constitui-se num espaço formativo de ensino e pesquisa para os alunos da UFV. Conclui-se portanto, que o NEAd é um local de educação continuada para seus alunos, estudantes e professores da UFV.

O papel social da EJA é completar o jovem e o adulto até que ele receba tudo o que lhe falta para se tornar um sujeito culto.

REGINA CELIA DE FREITAS SOBREIRA
TITULAÇÃO: PEDAGOGA
UFV
Tel.:031-3891-3408
E-mail: ginacelia13@yahoo.com.br
2008-03-21
“Todas as informações contidas neste artigo são de responsabilidade da autora.”


Publicado por: regina celia de freitas sobreira

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola