Topo
pesquisar

Momento Único

Educação

Qual é a educação que queremos para os pequenos da educação infatil.

UMA CONVERSA AO PÉ DO OUVIDO.

Inúmeras são as condições que podemos ofertar aos nossos pequenos da Educação Infantil, enquanto educador. Mas antes de mais nada, devemos refletir... Que educação queremos para essas crianças e qual é a minha responsabilidade?  Preparar aulas e simplesmente aplicá-las é pouco. A criança no momento em que está com o seu grupo-classe na companhia de seu educador deve sentir prazer em aprender e quem comanda esse termômetro nada mais é que o próprio educador, buscando recursos, ferramentas para tal ação e principalmente precisa gostar muito do que faz. Muitas vezes se a turma não está interessada, dispersa pode ser exatamente porque algo está faltando naquele momento e o educador deve ter uma sensibilidade aguçada para perceber essa situação e tão logo revertê-la.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, crianças precisam de espaços para a troca de idéias, experimentos, brincadeiras, discussões para assim construir seu conhecimento. O ambiente deve ser acolhedor e estimulante, o que nem sempre necessariamente precisa ser a sala de aula, contribuindo assim com a própria interação entre eles e o educador, favorecendo a socialização, o seu desenvolvimento cognitivo a sua autonomia.


Publicado por: Regina Maura da Mota Feres

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola