Topo
pesquisar

“Leis e Regras de Trânsito” Uma Nova Disciplina Escolar

Educação

Você já pensou de ter uma disciplina escolar chamada Leis e Regras de Trânsito? Saiba mais!

Um assunto bastante comentado e discutido em todo País, é e sempre foi à melhoria na qualidade da educação, esse assunto é inclusive bastante discutido, pelos nossos parlamentares, principalmente em período eleitoral, quando esta em jogo uma vaga nos mais variados parlamentos Brasileiro. Porém, apesar das promessas e das reivindicações da população, de forma exaustiva, em busca de uma melhoria cada vez mais difícil, referente à qualidade na educação pública, a instituição escola pública, ainda pode prestar relevantes serviços a nossa sociedade.

E um desses relevantes serviços, pode amenizar um dos problemas que hoje, atormenta a nossa sociedade, refiro-me ao caos que se torna a cada dia o trânsito nos centros urbanos e nas nossas estradas. A falta de respeito, por parte de uma parcela dos condutores de veículos motorizados, nas nossas cidades hoje, é uma triste realidade na qual infelizmente temos que aturar.

É cada vez maior em todo País, o que podemos chamar de “Habilitados Leigos”, formados principalmente por pessoas que apesar de possuírem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), desconhecem ou não querem respeitar, as nossas leis e regras de trânsito, e o resultado disso é o que vemos todos os dias nos centros urbanos e nas BR’s por todo País. Infelizmente a falta de uma fiscalização mais eficiente, permite que situações como essas sejam uma infeliz realidade hoje em todo País. Não respeitar a sinalização, fazer ultrapassagens indevidas e dirigir alcoolizado, são alguns dos perigosos delitos praticados principalmente nos finais de semana. Diante dessa triste realidade, porque não entrar em cena a instituição responsável, por formar, educar e moldar o verdadeiro cidadão de bem, refiro-me a instituição escola.      

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não querendo jogar tal responsabilidade na instituição escola, mas diante de seu poder de persuasão, nada mais sugestivo as nossas autoridades, implantarem por decreto a nível nacional, nas escolas públicas a disciplina “LEIS E REGRAS DO TRÂNSITO BRASILEIRO”. Essa disciplina poderia prestar uma notável contribuição a toda sociedade Brasileira, no sentido de mostrar aos nossos jovens de forma educativa, o quanto é necessário o conhecimento e a obediência às leis e regras de trânsito.

Tudo isso mostrado de forma fracionada, ou seja, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, passando por todo curriculum escolar até o 3º ano do Ensino Médio, em um currículo previamente estudado, debatido e elaborado, para ser trabalhado nas escolas públicas a nível nacional. Entendemos que o conhecimento dessa natureza, dentro de uma sociedade, deve ser bastante explorado, principalmente nos centros urbanos, e é de fundamental importância, tanto para os futuros condutores de veículos, como para os pedestres, fazerem com que, esse valioso trabalho de conscientização e respeito, do cumprimento das leis e regras de trânsito, seja o ponto de partida para uma sociedade mais justa, consciente e solidaria. 


Publicado por: JORGE LUCENA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola