Topo
pesquisar

Importância da família na escola

Educação

Você sabe qual é a importância da família na escola? Clique e descubra!

Todos nós sabemos a importância da participação dos pais e da família na educação e no carinho com os filhos, quanto essa vivência é determinante para a formação de sua identidade. Os primeiros e principais educadores dos filhos sãos os pais, são eles que influênciam sobre sua evolução individual e social e determinante ao longo de toda a sua existência, eles que ensinam a língua, os símbolos e os significados usados na sua cultura, como modelo de papel primário, contribuem muito para o desenvolvimento das capacidades. Portanto, é essencial que os pais estejam envolvidos na vida dos filhos, em casa, no lazer, como também na escola. O que exige que o professor fique com eles uma consistente parceria, para ter um bom desenvolvimento dessa criança.

Como os primeiros especialistas de seus de filhos, eles podem ajudar no trabalho da aprendizagem, de acordo com as necessidades especificas que venham a manifestar na escola. A escola ela é compartilhada e implica a partilha de deveres e direitos para se superar o individualismo com definição de regras e normas de comportamento a participação de todos, visando sempre o bem estar e á harmonia da coletividade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o mestre das canções Tom Jobim, resume como maestria essa informação “é impossível ser feliz sozinho”. Os pais que apoiam a escola de seus filhos contribuem para que ela seja uma instituição bem sucedida, apoiar não significa dá tudo que a criança quer, mas assumir responsabilidade, dedicando mais tempo a instituição, a participação dos pais na escola repercute na definição da comunidade, podem orgulhar-se pelo êxito da escola dos filhos, pois constroem também laços entre as gerações. A criança percebendo a participação dos pais será mais capaz de reconhecer a importância da educação.

Atenção, professores, a escola não precisa nem deve tentar ensinar os pais “a se envolver”, pois na prática eles estão envolvidos, e nem considerar que sejam os únicos responsáveis pelas dificuldades pelas quais passam seus filhos.


Publicado por: Geni Serrano

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola