Educar não é tarefa fácil e já está mais que comprovado que para vivermos em sociedade necessitamos da Educação.
Nossa Educação começa em casa,mas os pais de modo geral,têm reclamado muito das dificuldades do dia-a-dia na educação dos filhos. Eles não sentem que estão aptos para exercer seu papel de pais-educadores por falta de tempo ou das informações necessárias para ajudarem seus filhos e acabam abrindo mão de sua autoridade de pais. Já não estabelecem regras e limites,têm dificuldade em criar hábitos regulares,importantes para qualquer ser humano assim como,os cuidados diários que proporcionam a consciência do corpo físico e o que ocorre nele,se auto-observando,até chegarem a autonomia.
A escola,por sua vez, enquanto segunda instância na nossa educação,também não está qualificada para tal tarefa.
Segundo Paulo Freire:
“É preciso melhorar a qualidade do educador favorecendo uma interação com a escola democrática e garantindo a todos a possibilidade de se expressar procurando uma melhor prática pedagógica”.(Freire,2003)
O abandono e a repetência são sintomas de insatisfação dos alunos em relação a escola e a depredação e a violência são algumas das expressões dessa insatisfação.
Um olhar crítico perante a escola questiona seus métodos,curriculares e tudo que envolve a educação buscando a qualidade do ensino,voltado para informações essenciais tornando a qualificação do ensino possível.
Autoria: Estudantes do 3º Ensino Médio na Modalidade Normal,do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro.
Corrigido pela professora: Edel Isamar
Jacobina-Ba